quinta-feira, 29 de março de 2012

Como desenhar mãos


Visite esta página: Desenho da mão

Muitas pessoas imaginam que desenhar um rosto seria a parte mais dificil da anatomia humana, mas na minha opnião, o mais difícil é desenhar mãos, porque as mão podem expressar emoções tal como olhos e a boca... Eu amo minhas mãos... elas são muito preciosas pra mim, principalmente minha mão direita.
Então treine muito,  faça sua mão seu próprio modelo.



13 comentários:

  1. Estou começando agora a desenhar,Adorei ter encontrado seu blog ; estou apaixonada pelo seu talento...estou aprendendo muito contigo.bjus !Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que maravilha, fico realmente muito feliz com isso.

      Seja sempre bem-vinda. :)

      Excluir
  2. Parabéns pelo seu talento! Gostaria de saber se voce precisou de fazer muitos cursos para chegar nesse nivel. Acabei de ingressar no curso de Desenho Industrial, e logo de cara o professor pediu para que fizessemos um rascunho de nossas maos na sala de aula, eu sei o quanto é dificil. Crei meu blog recentemente, e aos poucos vou publicar alguns trabalhos e desenhos feitos. Pretendo focar e me dedicar no desenho, mas confesso que sou um tanto 'sossegado' e não pratico tanto quanto deveria. Sucesso a voce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Danilo

      Primeiro muito obrigada por apreciar minha arte e meu blog.
      Mas eu nunca fiz curso para aprender a desenhar, eu desenho desde os 8 anos aproximadamente e aos 12 iniciei retratos... minha maneira de aprender foi observar outros desenhistas e pintores em praça publica e também estudar atraves de livros tecnicos e revistas de desenho básico que vendia nas bancas... mas estudar em cursos ou escola de arte, nunca fiz, mas eu bem que queria....:)

      Para pintar ou desenhar bem, tem que ser ousado também, não pode ter medo de errar e também não pode exigir que voce faça perfeito em seus pimeiros esboços... se o primeiro não ficou bom, faça novamente, se ainda não ficou bom, faça novamente.... aprenda a observar, olhar os detalhes de tudo, preste atenção em luz e sombra da vida real, observe de onde vem a luz, e como suas sombras são projetadas... não é o tipo de lápis que fará vc traçar linhas suaves e firmes, e sim o peso de sua mão. pratique circulos e linhas aleatorios muitas vezes ate que o seu circulo fique perfeito com apenas um risco, assim como desenhar uma linha reta com um unico risco.... se for desenhar um rosto, ao terminá-lo vire seu desenho para frente de um espelho, ele mostrará os seus erros de simetria.....

      Essas são algumas dicas que vc nao encontrará em nenhum livro... eu aprendi isso em 20 anos de pratica, experimentando e ousando em meus desenhos todos os dias.... :)

      entao eu espero q vc nao desista quando se depará com o primeiro desenho que aparentemente pode ser dificil de fazê-lo ou impossivel de concluí-lo.... tenha calma, pare se for preciso e retorne a ele no outro dia.... Lembre-se: "Nunca se apressa a arte!"

      Para chegar no meu nivel, o segredo nada mais é do que PRATICA, é claro que voce precisa ter conhecimento tecnico, mas só a pratica para fazer voce desenhar com facilidade.... para esboçar sua ideias...ok?!!

      Espero que minhas palavra tenha reforçado sua vontade de seguir em frente nessa área. desejo-lhe boa Sorte e Sucesso.

      Abraço

      Excluir
  3. Olá Leida, fiquei admirada com seu talento e grata por dividir isso conosco.Por eu ser uma eterna admiradora das artes em geral desde minha infância, aprecio com muito carinho quem tem esse dom, estou aprendendo com suas dicas e agradeço pois sempre quis desenhar de forma realista, mas, sempre me deparava com imagens sem vida, faltou trabalho de minha parte, não nego! Agora vou tentar, pois não importa quanto tempo passe sempre irá me inspirar a criar pois é algo que me atrai mesmo não tendo a técnica. Um abraço e parabéns pelo que alcançaste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Priscila, muito obrigada por gostar da minha arte. fico muito feliz que minhas dicas estao lhe ajudando a aperfeiçoar seus desenho.

      Seja sempre bem-vinda. :)

      Excluir
  4. Oi Leila. Muito obrigado pelas dicas e principalmente pela simpatia/atenção. Estarei acompanhando e apreciando seu trabalho, seguindo suas dicas. Espero que não desista de compartilhar suas obras aqui no blog, pois sua popularidade só tente a aumentar. Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá danilo...


      seja sempre bem-vindo... se tiver duvidas é só perguntar, lhe ajudarei an medida do possivel.

      muito obrigada por gostar do meu blog e da minha arte. ;0

      Excluir
  5. Oi Leida, cá estou de volta. Me sinto a vontade para lhe fazer uma pergunta a fim de tirar uma duvida e matar uma curiosidade. Assim como voce, minha paixão é o desenho de rosto, e para ser mais exato, em grafite. Gostaria de saber onde voce costumar usar esfuminho em desenho de rosto, se é que voce usa. Reparo que voce esta quase sempre a ouvir musica enquanto desenha, a curiosidade é saber o que voce escuta. rs. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo,

      Eu uso esfuminho apenas para dar efeitos na íris, nos cantos dos olhos, na linha da palpebra, linha dos cílios, contorno dos dentes e projeção da sombra dos lábios sobre os dentes, suaves linhas que modelam os lábios e valorização do contorno da luz refletida nos lábios; alguns cantos internos das orelhas, linhas dos dedos, cantos das unhas..... se voce pode perceber eu só uso esfuminho nas areas bem pequenas e que necessitam de um sombreamento preciso.

      Quanto ao que eu escuto, meu gosto por musica é bem diversificado, com excessão de samba, funk, sertanejo, brega, pagode... esse estilo eu não curto ouvir nem quando não estou desenhando. Dependendo do que eu estou desenhando eu já tenho uma seleção de 15 musicas, as quais marcam o tempo aproximado que eu levarei para concluir um retrato ou outro tipo de desenho. Eu sempre escuto, rock, pop, hip hop, blues, soul, jazz, instrumental e o mais incomum nos ouvidos brasileiros, que é o pop coreano, conhecido como Kpop... por eu estudar o idioma, eu iniciei ouvindo algumas musicas e adorei, então hoje esse tipo de musica também faz parte do meu cotidiano no meu atelier. :)

      Espero ter respondido suas perguntas adequadamente.

      Abraço

      Excluir
  6. Oi Leida! São de grande importancia suas dicas, um tanto quanto completas. Ja pensou em publicar um livro, caso ainda não tenha? O nível cultural de suas preferências musicais não poderia ser outro. Compartilho com voce os meus gostos e 'desgostos' no mundo da musica. Realmente ainda não conheço o pop coreano, mas vale a dica, e irei escutar para conheçer. Mais uma vez agradeço a atenção. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce não é o primeiro a sugerir isso... é ago que venho pensando... mas realmente não sei... talvez quando o meu blog estiver completo eu o transforme em um livro, que tal. :)

      Seja sempre bem-vindo caro amigo.:)

      Excluir
  7. Com certeza! Que sirva de anexo e rascunho suas informaçoes aqui contidas, pois sua capacidade e profissionalismo ao se expressar são evidentes. Boa sorte sempre.

    ResponderExcluir