Pintura à Pastel Seco



Como pintar um retrato a pastel seco

Para aprender a pintar com pastel seco não precisa necessariamente ser um profissional em desenho, pois você pode usar a técnica do decalque (é a cópia de uma imagem em determinado papel (papel vegetal) a fim de reproduzi-lo posteriormente em outro local) e fazer o esboço do desenho . Mas para quem já sabe desenhar, principalmente desenhar rosto, pode ir direto no papel e esboçar  suavemente qualquer desenho para depois iniciar a pintura a pastel seco.

Normalmente a maioria dos artista escolhem retratos ou animais para pintar a pastel, mas você pode  usá-lo para pintar qualquer coisa, como por exemplo: paisagens, natureza morta e por aí vai.





















Mas antes de iniciar a demonstração dessa técnica é importante mencionar alguns itens necessários para a essa atividade.

1º - Escolher o material adequado e o papel adequado para pintura a pastel seco. Segue uma lista básica de materiais para esse tipo de pintura.
  • 1 estojo de pastel seco com 12 cores no mínimo e lápis pasteis.
Há muitas marcas boas de pastel, mas esse tipo de material artístico é um pouco caro, então tudo vai depender de quanto voce pode pagar para ter o seu estojo. Segue algumas imagens para quem nunca viu esse giz para pintura e que são as que eu costumo usar.





    Algumas cores, se caso você precisar porque não tem no estojo, você poderá comprar avulso.

    Para contornos mais precisos o ideal é usar o lápis pastel.


    • Um bom fixador para pastel, segue alguns exemplos:


    • Uma folha de papel com gramatura de 200 ou mais. 
    Se voce quiser uma pintura a pastel suave, então um papel de 200gr já é suficiente. Mas lembre-se, a superfície devera ser capaz de reter os pigmentos das cores, asssim sua pintura terá mais durabilidade. Há papeis coloridos (Mi-Teintes) que dá efeitos maravilhosos quando se aplica o pastel. Papeis para aquarela também são bem vindos, têm uma textura que facilita a aderência dos pasteis. De qualquer forma, voce poderá  utilizar um bom fixador para dar o toque final ao trabalho e evitar a perca dos pigmentos com o tempo.

    Esses são alguns papeis que uso para minhas pinturas em pastel, grafite, lápis de  cor e até mesmo para tinta óleo. 

      Bom agora que voce já tem todo o seu material adequado para pintura a pastel seco. Você precisará organizar seu espaço de trabalho. Não precisa ser um espaço enorme, mas que tenha boa iluminação e agradável para voce, onde possa realmente se concentrar e se dedicar a sua pintura.



      Escolha o retrato e faço um esboço suave com lápis para que não marque o papel e nem se destaque sob o pastel. Como citei no primeiro parágrafo, para quem não sabe desenhar mas gostaria de pintar, a maneira mais fácil seria o decalque, voce ampliará a figura e colocará o papel vegetal por cima e copiará apenas os contornos da face, olhos e assim por diante. Em seguida, no verso do papel vegetal use um grafite mole ou carvão vegetal e faça novamente o contorno; feito isso, coloque em cima do papel que será aplicado o pastel e com o proprio lápis, mas usando a outra extremidade, repasse o esboço, não use a ponta do lápis porque isso deixará o papel marcado e quando aplicar o pastel essas marcar ficarão em evidencia e o trabalho ficará ruim.

      • Modelo - escolha uma imagem boa, clara que voce possa visualizar as caracteríticas da face com precisão. E se for uma encomenda, sugira ao seu cliente enviar-lhe fotos dessa maneira, se caso ele não tiver, sugiro que voce o fotografe... as vezes tenho que fazer isso. :-)

       Este é Jin Wook Nam, cantor, compositor e produtor coreano. 

      Obs1: Cada pigmentação de pele como: brancos, índios, negros, mulatos, asiáticos e assim por diante, exige tons diferentes para nos aproximarmos ao tom de pele respectivo. Além disso, por exemplo, tom de pele de uma criança é diferente ao tom de pele de um adulto que é diferente do tom de pele de um idoso, esteja sempre atento a raça e suas características.

      Obs2: A pele humana, principalmente no rosto, esta composta de vários tons, as vezes até seis tons diferentes para conseguir o realismo que você quer reproduzir na sua pintura. Lembrando também, que as cores do ambiente como parede, janela e tudo que estiver proximo ao modelo influencia na cor da pele, porque se reflectem na mesma.

      Iniciando a Pintura

      • 1º Passo
      Para a base da pele, voce pode raspar o pastel Light Ocre deixando-o como pó. Não exagere raspando em grande quantidade. Raspe de  pouco em pouco.



       Em seguida use um papel toalha para cobrir toda a pele do rosto do pescoço, orelhas e assim por diante.



      • 2º Passo
      Com o pastel White você marcará os pontos de luz na face para iniciar o processso de volume e sombremaneto no rosto.



        Em seguida esfume tentando harmonizar as duas cores, você pode continuar com o papel ou iniciar usando o dedo. Pois o papel e retira uma parte do pastel e com o dedo não.



      Com o pastel light orange, pinte as áreas mais escuras observadas no modelo e em seguida esfme apenas com os dedos.





      Faça isso em toda a face, mistures cores como pastel seco Flash e Light Ocre novamente. E sempre esfomando com os dedos.






      Para sombras mais escuras voce pode mistruras cores como Earth brown e Light Ocre. A cor base light ocre está sempre presente no processo da pintura equilibrando os tons mais fortes.





      Feito isso, trocamos o giz  para lápis pastel, que ajudará  nos traços precisos e finos dos olhos, cavidade do nariz, boca, sobrancelhas e assim por diante.


      Se preferir ainda pode continuar usando o dedo para esfumar cada vez que acrescentar mais pastel, mantendo sempre suave a pintura. mas para cantos dos olhos, além do dedo, você pode usar o cotonete, mas só nas primeira plicações de pastel




      Retorne com o branco para valorizar a luz refletida na face,,, pinte e esfume com o dedo todas as vezes que for necessário até alcançar  um tom de pele natural mas de acordo com o tom de pele do modelo.


      Daqui em diante, só será necessário acrescentar mais cor, esfumar sempre que usar o giz , fazendo retoques, com lápis pastel.

      DICA IMPORTANTE: Evite assoprar na sua pintura para não borrá-lo. Erga seu papel e balance-o com cuidado ou bata no papel para que o pó caia. Nunca passe a mão no pó que ficou no papel porque isso pode borrar  a sua pintura.


      A pintura a pastel é muito delicada e demorada, deve-se ter paciência para fazê-lo.



      Durante o processo de aperfeiçoamento do tom de pelo, para facilitar a aplicação do giz pastel, voce pode raspá-lo em uma base lisa e limpa, como um prato ou a sua própria mesa, as cores que voce precisa e é só encostar seu dedo na cor que você escolher e levar direito a pintura para somente esfumar.









      Depois de caprichar bem o rosto, fazendo retoques e mais retoques, suavizando algumas linhas que antes estão marcantes, como a linha do nariz, sombreando dentro dos olhos, cuidando sempre do pontos de luz que exitem no rosto como nas bochechas, lábios e assim por diante.



      O rosto masculino normalmente tem uma pele azulada ou acinzentada na região do queixo, mandibola, e buço, a cor que se deve usar nessas regiões para peles claras, eu sugiro usar o pastel Bluish Grey.


      • 3º passo
      Agora vamos nos dedicar aos cabelos.

      Nesse caso, o nível de dificuldade eu diria, fácil, pois é um cabelo liso, com alguns fios claros e a concentração de luz na parte superior da cabeça, onde também há mais fios claros do que no restante do cabelo.



      Faça o contorno  e alguns fios com lápis pastel, depois use o giz para pintar somente a parte escura, intercalando com cores semelhante as cores reais do cabelo do modelo, nessa pintura foram usados Earth brown, Light Ocre e Cadmiun Yellow. Em seguida esfume com os dedos.


      Será necessário retocar algumas vezes as mesmas cores, então faça isso aos pouco, e esfume logo em seguida.



      Feito isso, antes que conclua totalmente o cabelo você deverá pintar o fundo e uma parte da roupa, mas se quiser manter o fundo sem cor, é só concluir o cabelo e seguir para a camisa.


      Ao pintar o fundo é quando sua criatividade entra, voce pode fazer da maneira que achar melhor, que irá harmonizar com o retrato... isso pode ser só de uma cor, como também pode ser com outras cores.






      Quando concluir o esfumado do fundo e da camisa, retorne para os cabelos e dê o acabamento final.





      Fça uma sequência de riscos, com duas ou três cores, as mesmas que você usou para pintar a base do cabelo.
      Nesse acabamento final, não é necessário esfumar, talvez um fio ou outro necessitará ser esfumado suavemente, mas na maior parte do cabelo, não será.




      Finalmente  o acabamento da roupa. Após concluir os detalhes da roupa, o ideal é você descansar os olhos, ou seja, tenha algum descanso para poder ter um novo olhar para sua pintura e observar se realmente não precisa fazer mais alguns aprimoramentos, como retocar o fundo, os olhos, os cabelos, o tom de pele e assim por diante.

      Feito isso, você pode considerar o seu quadro pronto e é só assinar.



                                   Encomende um retrato

      Para encomendar um retrato envia um e-mail Lsnogueira@gmail.com


      Aqui outros retratos à pastel sobre papel canson mi-teinte colorido.

        




      Joseph Choi

      Marylin Monroe

















      Raphael Mangini


      Se quiser saber mais sobre pastel visite essa postagem: A história da pintura à pastel

      Boa sorte amigos!!!! :-)

      74 comentários:

      1. Olá!

        Muito bom!O trabalho ficou magnífico!
        Obrigada por compartilhar.
        Abraços!!!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá, muito obrigada. e desculpa responder tão tarde. :) Bons estudos.

          Excluir
      2. Olá
        Obrigada pela técnica e pela partilha.
        Bjs

        ResponderExcluir
      3. Leida quanto mais eu vejo seus desenhos mais vontade eu tenho de desenhar e me aprimorar(falta muito he, he...Parabens!

        ResponderExcluir
      4. Oiii!!!
        Adorei seu blog, me ajudou muito!
        E o seu trabalho é encantador! Muito bonito.
        Eu só gostaria de saber um pouco sobre qual tipo de pastel é melhor usar.
        Soft, Hard, Semi-Hard...

        Obrigada!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. bom, pra mim qualquer um deles eu consigo trablahar bem, isso depende da sua pratica com pastel e se está usando papel ideal para pastel. Voce tem que experimentar todos os tipos, inclusive marcas també,. que pode ser bom pra mim , pode não ser bom para voce, o efeito que cada um dá não é muito deferente um do outro... mas isso também depende do artista como ele manuseia esse material. como eu disse eu gosto de todos. :)

          Excluir
      5. conheça esse curso online desenho de realismo www.nelves.com um abraço e boa sorte.

        ResponderExcluir
      6. Estava com muita dificuldade de pintar face com pastel, e com essa orientação aqora consegui, amei!

        ResponderExcluir
      7. Gostei da dica para pintar a face.
        Obrigada de coração

        ResponderExcluir
      8. Muito obrigado você me ajudou muito :-)

        ResponderExcluir
      9. gostaria que publicasse algo de como desenhar cabelos pois pra mim essa é a parte mais dificil de desenhar em um retrato.agradeço e te falo seus desenhos sao muito bons parabens pelo trabalho.pena que tem gente q nao nos dá valor para nosso trabalho mesmo assim estamos ai como diz o ditado(para o que der e vier)obrigado

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá,

          mas voce quer tutorial à pastel seco para cabelos?
          se caso for para grafite eu tenho essa postagem: http://desenhetudo.blogspot.com.br/2012/06/como-desenhar-cabelos.html

          obrigada por gostar do blog.

          Excluir
      10. Obrigado Leida, mas você só me fez ficar com inveja rsrrsrs brincadeira... seus desenhos são perfeitos ... será que um dia vou conseguir desenhar assim ... ?!?!

        ResponderExcluir
      11. Muito obrigada por gostar da minha arte. E sim é claro que voce pode fazer como eu também e praticar bastante poderá ser até mekhor do que eu.:-) estude e pratique.

        Seja sempre bem-vindo ao blog.

        ResponderExcluir
      12. Hey, Leila, muito bom mesmo. Comprei ontem um estojo de pastel e nem vejo a hora de começar. Seu blog foi essencial pra começar a entender a técnica. Valeu demais.

        ResponderExcluir
      13. gostei muito eu adoro artes

        beijo

        zemonte

        ResponderExcluir
      14. Olá,

        Parabéns pelo seu trabalho é extremamente belo e perfeito,
        gostaria que de saber quais cores de lápis pastel são mais utilizadas para os contornos mais precisos nos tons de pele facial?
        Muito obrigado.

        ResponderExcluir
      15. Olá Diego

        Obrigad por gostar do blog. Quanto a sua pergunta, não existe contorno,apenas sombreamento, de acordo com o tom da pele e da direção da luz, os contornos da face pode ser mais escuro ou mais claro. Isso dependerá dos tons de base da pele que voce usar. :)

        boa sorte. ^^

        ResponderExcluir
      16. -Oi artista, tudo bom? Parabéns 2 vezes, pois os seus desenhos são tão bonitos quanto vc !! Quero te convidar para conhecer o meu trabalho, pinto retratos a muitos anos, quem sabe vc aprecie tb os meus retratos !
        www.pauloabreudesenhista.blogspot.com

        ResponderExcluir
      17. leida nogueira seus trabalhos são de artista plástico profissional.gostaria de saber qual a diferença de pintar o rosto com a barra direto no papel e o pó do pastel?

        ResponderExcluir
      18. Olá Leida. Muito bom o seu blog. Após vários anos voltei a desenhar. Participo das oficinas de desenho de modelo vivo no Centro Cultural São Paulo há uns três anos seguidos. Utilizo basicamente os lápis grafite 2B, 4B e 6B. Em breve enviarei alguns de meus trabalhos para que você possa conferir.
        Estou interessado em aprender a utilizar o pastel. Gostaria de saber qual é a diferença entre o pastel seco e o pastel oleoso em relação às técnicas e dificuldades e, também, qual dos dois seria o mais indicado para um iniciante?

        Abraço.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. como os proprios nomes já diz, um tem a pigmentação seca, quando vc pinta ele se transforma em pó basicamente e o outro é oleoso e pode ser diluido no suporte usando um pincel e, ao contrário do Pastel Seco, é um material que é facilmente corrigível. Então eu sugiro iniciar com o pastel seco. Mas há quem tem preferencia pelo pastel óleo.

          Excluir
      19. noooooooooooooooosa inprecionante eu adorei e gostei muitopois foi facil de eu fazer

        ResponderExcluir
      20. Oi Leila, sempre trabalhei com pasteis oleosos como hoby, agora comprei uma caixa de pasteis secos e me animei muito com suas explicações. Parabéns!
        Seu trabalho é lindo!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Muito obrigada Aquiteta, eu também adoro pintar com pastel oleo.

          Excluir
      21. Oi, tenho 12 anos e acabei de comprar uma caixinha com 12 cores de pastel seco, isso me ajudou muito, eu queria saber se dá pra usar o grafite normal ao invés do lápis pastel.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. não porque se voce usar lapis de cor junto com pastel , o grafite vai tirar a pigmentação do pastel no papel. O lápis pastel ele te ajudará a fazer detalhes mais precisos, como cilis, fios de cabelos etc. e manterá a mesma textura da pigmentção do giz.

          Excluir
      22. Olá. Gostei muito da aula. Porém, senti falta, ao final, de uma explicação sobre o FIXADOR. Qualquer um serve? Há algum cuidado especial ou recomendação na aplicação? E na ausência dele, há algum outro produto ou material?
        Desde já obrigado.

        ResponderExcluir
      23. muito bom trabalho... São magnificos
        obrigado por compartilhar

        ResponderExcluir
      24. Parabéns pelo seu maravilhoso Blog. Parabéns também pelo seu grande talento e DOM que DEUS te deu.
        Fica aqui meus agradecimentos por dividir todo esse talentos com outras pessoas. Um grande abraço e fique na paz de DEUS.

        ResponderExcluir
      25. parabens achei muito interessante bela tecnica comprei os materiais e ja vou começar meus primeiros esboços no pastel seco obrigado

        ResponderExcluir
      26. Olá Leida Nogueira ! Meu nome é Gabriel Costa de Matos, estou no segundo semestre do curso de Design de Moda no Centro Universitário Estácio do Ceará-Fortaleza, e visitei seu blog para saber como usar corretamente o pastel seco ,pois estou começando a utilizar esta técnica de desenho, pois até então só havia utilizado outras , vejo que há algumas semelhas com o giz de cera. Muito obrigado por esta postagem ! Foi para mim extremamente relevante quanto a maneira correta de utilizar-se do pastel seco ! Obrigado !

        ResponderExcluir
      27. Oi Leida! Parabéns pelo trabalho! Grata pela aula!
        Foi muito valiosa para mim.
        Abraço e boa sorte.
        Roseli

        ResponderExcluir
      28. Adorei o trabalho! Eu faço desenho à grafite e lápis de cor; por isso gostei da técnica...Parabéns!

        ResponderExcluir
      29. Parabéns pelo lindo trabalho!

        ResponderExcluir
      30. Lindo trabalho, estou querendo fazer um quadro mas nao sabia por onde começar (eh de um caminhao) tens alguma dica para me dar?
        E outra coisa fiquei com duvida sobre o fixador. É aplicado antes ou depois? por favor responda.

        Parabens pelo belo trabalho e por compartilhar.

        ResponderExcluir
      31. OI estou estudando moda e estamos fazendo bastante coisa com o giz pastel gostaria de saber sobre a marca reeves pois estou com dó de comprar um giz profissional ja q ainda estou testando aprendendo a utilizar mas também nao quero q meus trabalhos fiquem feios , vc usa a amrca reeves e qual é o melhor? reeves solft ou o normal ? e o lapsi seco avulso quais cores fundamentais tenho q ter? obrigada! (meu email: evelize.r.serrano@hotmail.com

        ResponderExcluir
      32. Olá! parabéns pelo blog!!! poderia me dar umas dicas de nariz? tenho dificuldade na montagem de cada tipo de nariz e na finalização... grata

        ResponderExcluir
      33. Parabéns, seu trabalho é maravilhoso...

        ResponderExcluir
      34. Sua aula de pastel foi bem didática, parabéns! Se puder me informe onde comprar os papéis coloridos Mi-Teintes. Abs.

        ResponderExcluir
      35. Parabéns pelo seu trabalho. Como sou iniciante, gostaria de saber quais CORES de LAPIS pastel (usado nos detalhes) voce indica comprar primeiro? Obrigada. Luciana

        ResponderExcluir
      36. Que excelente aula. Me encontro com esse trabalho escolar em mãos para faze-lo e sempre é bom ter um direcionamento de uma pessoa experiente.
        Belo trabalho, obrigado pela contribuição e sucesso.

        ResponderExcluir
      37. Oi. muito bom mesmo, vou voltar a pintar e preciso aprender tudo novamente. sua explicação foi muito importante. só não sei onde comprar esse material todo. pode indicar uma loja ou site? Agradeço

        ResponderExcluir
      38. Gente...me ajudem: QUAL FIXADOR OU VERNIZ EU DEVO USAR NA PINTURA PRONTA PRA EVITAR QUE O DESENHO BORRE???? Já perdi um retrato por causa disso!! Ao aplicar um fixador acrílico, a pintura se deteriorou!!! Os tons claros ficaram escuros e os escuros se clarearam!!! Por favor me ajud!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Na loja fruto de arte, existe verniz spray proprio para pastel seco, não perde a pintura e são impportados, o site é http://frutodearte.com.br

          Excluir
      39. Obrigado pela motivação e parabéns pelo teu ótimo trabalho.
        Por gentileza você tem alguma apostila ou tutorial com técnicas para uso de pastel seco?
        Muito obrigado

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá Alfredo, ainda não tenho uma apostila, mas em fevereiro de 2016 vou lançar o curso online de pinturas a pastel seco e óleo. E atualmente estou concluindo novas postagens no blog com tutoriais mais completos sobre pastel também. Seja um seguidor do blog para poder receber as atualizações que estão sendo feitas. :)

          Seja bem vindo e bons estudos. :)

          Excluir
      40. Por favor, corrija o texto. Onde escreveu "De qualquer forma, voce poderá utilizar um bom fixativo para dar o toque final ao trabalho e evitar a perca dos pigmentos com o tempo", o correto é "De qualquer forma, você poderá utilizar um bom fixador para dar o toque final ao trabalho e evitar a perda dos pigmentos com o tempo". Parabéns pelo texto e pelo blog.

        ResponderExcluir
      41. ganhei o pastel olioso e seco
        qual e o nome do papel para desenhar paisagem.
        abraço vivi

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi viviane. :) Para pastel seco use canson mi-teinte, tem de varias cores e para o pastel óleo, pode ser canson universitario 224g/m²

          Excluir
      42. Acompanhei foto a foto. É incrível o resultado e suas habilidades. Parabéns!

        ResponderExcluir
      43. Excelente trabalho parabéns. Tenho um blog evidentemente não desenho tão bem como vc ainda mais em pastel. francadesenho.blogspot.com.br

        Parabéns.

        ResponderExcluir
      44. Gostaria de saber se tem como desenhar com giz pastel seco sobre tela?!
        Parabéns pelos desenhos!!

        ResponderExcluir
      45. Oi Gostaria de saber se tem como desenhar com giz pastel seco sobre tela?
        Parabéns pelos desenhos!!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Sim Tawany, vou publicar uma nova postagem com essa técnica para vocês aprenderem.

          Excluir
      46. Olá Leida, você pinta retatos por encomenda? gostaria de fazer um retrado da minha filha no giz pastel, gostaria de saber o valor.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Eliane, sim eu aceito encomemdas sim, voce pode enviar seu pedido para meu email Lsnogueira@gmail.com

          Excluir
      47. Olá Leida, tudo bem? Maravilhoso seu trabalho e sua iniciativa de compartilhar com todos.
        Sou iniciante na técnica pastel, pinto por lazer, e gostaria de saber se você pode tirar uma duvida. Fiz um desenho em pastel seco e depois da aplicação do verniz o desenho ficou manchado, cheio de falhas, tipo "buracos nas cores", aparecendo o fundo do papel. Os materiais que utilizei são: papel canson Mi-teints 160 g/mª, giz pastel seco macio toison d'or e verniz spray fosco da corfix. desde já agradeço sua atenção, pois moro no interior de Santa Catarina e não há aqui como tirar essas duvidas! obrigado!
        Orildo

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá Orildo tudo bem?

          você usou todos os materiais certíssimo. O que pode ter ocorrido é que você usou pouca pigmentação do pastel sobre o papel, ou melhor, camadas ralas de pastel, então quando se utiliza o verniz, as áreas com pastel ralo basicamente evapora. Outra razão, pode ser a distancia do spray em direção ao pastel, muito próximo do papel acaba retirando pigmentação, principalmente os tons mais claros.

          Espero ter ajudado você.
          Bons estudos.

          Excluir
      48. Parabéns pelo seu belissimo trabalho! Mas eu tenho uma questão: queria fazer muito giz pastel na tela porque não precisa de moldura depois. Eu fiz um desenho na tela e fiquei muito satisfeita com o resultado, porém na hora de fixar o desenho infelizmente ele manchou todo. Será que se eu preparar tela antes resolveria o problema? Abraços!

        ResponderExcluir
      49. Parabéns pelo trabalho! Amo desenhar com giz pastel na tela, sei que não é adequado, mas não precisa de moldura depois. Só que quando passo o spray fixador ele mancha o desenho todo. Será que se eu preparar a tela com alguma coisa ajudaria? Abraçoss

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá Cecília, tudo bem?
          Pastel em tela é possível sim. antes de iniciar sua arte sobre tela, use uma lixa sobre ela e depois inicie a desenho à pastel. A marca do pastel influencia muito na qualidade da arte. E para não ocorre o borrado do pastel apos o verniz spray você teve aplicar bastante pigmentação por camadas para não borrar no final.

          espero te ajudado voce.
          bons estudos

          Excluir
      50. Muito obrigada Leida! Me ajudou demais. Eu não uso a lixa para preparar a tela, deve ser por isso! Em relação as camadas eu passo muitas para chegar ao tom de pele da figura humana e a marca do giz pastel é da Korinoor eu gosto muito porque é bem macia e mistura facilmente. Mas preparar a tela eu não tentei e com certeza vou fazer! Se puder me seguir no Instagram e ver meus trabalhos seria uma honra ❤️ é www.instagram.com/cecilia.viana_art Grande Abraço e novamente muito obrigada!!!

        ResponderExcluir