sexta-feira, 11 de maio de 2012

Giz Pastel Seco


O pastel seco é um material muito antigo. Apresenta-se em barras cilíndricas ou quadradas.

O pigmento é misturado geralmente com goma-arábica (espécie de cola) que funciona como aglutinante.

O resultado da técnica de pastel assemelha-se muito ao de uma pintura,especialmente se olharmos à distância.

Apesar de ter uma imagem particular de algo suave, tênue e que pode desaparecer com um sopro; a verdade é que o pastel  pode ser utilizado tanto ao desenho quanto a pintura, ele pode ser sutil, forte, agressivo, dinâmico e cheio de paixão.
 
Este material pode ser utilizado quase em qualquer suporte de papel, mas apresenta um inconveniente na sua utilização, pois uma vez utilizado no suporte pode-se tornar um desafio apagar parcialmente o Pastel Seco sem deixar vestígios.












Um pouco da história sobre o pastel seco

Esse tipo de pintura é conhecida desde o século XV e foi utilizada por famosos mestres da pintura ocidental e imortalizada  por Edgar Degas.




Porém o pastel é mais antigo do que se pode imaginar, com mais de 3000 anos encontrados nas cavernas, onde os nossos ancestrais usavam pigmentação da terra como ocres e carvão para criar imagens nas paredes. Lugares que poderemos considerar as primeiras galerias de arte. 

Mas é na Itália, nas mão do frances Jean Perréal (1450-1528/30), que se conheceu os pastéis coloridos, os quais, Leonardo da Vince escreveu que encontrou Perréal e este lhe contou sobre "uma nova técnica" de pintura com cores secas. As primeiras cores usadas por Da Vince foram: preto, sanguinea, sépia e branco.



No século XVIII, a utilização do pastel ganha força com os pintores Rosalba Carriera e Maurice Quentin de La Tour, estes artistas descreveram a técnica como uma ligação direta da mão com a tela, não havia necessidade de desenhos anterios e poderia ser aplicado sem nenhum médio e camadas sobre camadas imediatamente.

Rosalba Carriera


Maurice Quentin de La Tour
Daí em diante muitos outros pintores utilizaram o pastel de acordo com seu estilos pessoais como Delacrois, Miller, Manet, Monet, Renoir, Toulouse Lautrec, Whistler, Childe Hassam. Gauguim, Picasso, Chagall, Pollock e Edgar Degas, mencionado no início desta postagem.

 Se quiser aprender a pinta rostos a pastel seco é clicar aqui: Pintura a pastel seco


terça-feira, 8 de maio de 2012

Nu Artístico



O nu é rico e belo em si mesmo. São imagens feitas com sensibilidade e bom gosto, buscando uma visão poética sobre o corpo, sem torná-lo vulgar. Embora os tempos mudam, ainda existem pessoas preconceituosas com este tipo de trabalho.
Eu amo nus artísticos, a forma como o corpo pode formar diferentes formas e sombras sempre me intrigou. O corpo humano é de fato uma obra de arte em tudo que é próprio, nus artísticos são para inspirar o pensamento e despertar emoções.


Esboços de Nu artístico.


 



















Para aprender a fazer esboços da anatomia humana, visite a pagina: Corpo Humano