Desenho da Mão e Pé


Como desenhar Mão


Ao desenhar a representação das coisas reais, o melhor é começar por olhar para a coisa real. Até a arte do anime / manga é uma forma de minimalismo. O artista toma o que a coisa real parece e encontra uma maneira de desenhá-lo de forma simplificada.

Observe a figura abaixo:



Iniciaremos com a mão em posição simples para iniciar os primeiros esboços da mesma. Você já deve ter visto diversas forma de desenhar a estrutura de uma mão, usar as formas geométricas são as mais comuns... mas aqui voce aprenderá de uma maneira bem simples. observado a sombra da mão.  Tente desenhar apenas a forma que sombra recebeu na parede aproximadamente... voce pode usar sua propria mão se preferir, como um modelo "vivo".


Começar a desenhar os dedos a partir do dedo mindinho










Agora é só exercitar. Abaixo segue outros modelos que você poderá observar e reproduzir de maneira realística....
Voce pode enviar o seus desenhos para o meu e-mail lsnogueira@gmail.com para serem avaliados se caso preferir. Será um prazer poder ajudá-lo dessa maneira também. :)








Exemplos com desenhos artísticos:







Essa é minha mão, mas eu fotografei antes segurando uma pena para depois desenhá-la.






Como desenhar Pé


Assim como as mãos, os pés podem ser, algumas vezes, díficieis para desenhar. Porém, uma vez que vocês se acostumarem a desenhá-los, eles se tornarão umas das coisas mais divertidas para ilustrar.
Então, iniciar o desenho dos pés com algumas linhas preliminares pode ser necessário para um desenho mais correto posteriormente.

Observe as figuras abaixo e tente esboça-los, fazendo apenas um sombreamento solto nos desenhos.

Desenho do pé em repouso

1- Desenhe a forma básica do pé com algumas linhas retas e verifique se estas estão corretos. Indique o ângulo da articulação do tornozelo e faça linhas curvas para marcar a posição das articulações dos dedos.

 
 2- Bom, a partir de agora voce só terá que desenvolver as áreas tonais do pé, ou seja luz e sombra. Olhando para a luz que incide sobre as articulações dos dedos e os extensores dos tendões. Para quem estudou Tipos de Sombreamento à grafite eu sugiro iniciar com o sombreamento solto e depois apertado para transformar o seu esboço do pé e estilo realista.


  3-  Conclusão. Tal como acontece com a mão, este pode ser um de vários estudos mais livres feito sobre a mesma folha de papel.

       Esta é uma visão bastante interessante, com a luz vindo do lado esquerdo do pé, que acentua a forma do lado da articulação do tornozelo e do lado direito do pé. Esta posição lhe dá uma oportunidade para tirar algumas curvas expressivas a partir do calcanhar até o dedão do pé, principalemte as linhas extensoras dos tendões. 

Imagem do livro Anatomy For the Artist de Daniel Carter e Michael Courtney


Agora, que tal usar seus próprios pés como seu modelo? :) Divirtam-se e lembre-se se não conseguir nos primeiros desenhos, não desista, você vai conseguir. 


  

57 comentários:

  1. Caraka, se é boa mesmo, tá de parabens.To seguindo e vi q vc me ajudará mto.E em relação as mãos, eu desenho em modo mangá, mas tipo, eu notei q temos um osso no pulso q em algumas pessoas, é ressaltado, mas eu cismo de qerer colokar em todos e acaba ficando estranho, mas vi ai nos exemplos q num é bem assim nao.Flws.

    ResponderExcluir
  2. oLá obrigada por apreciar meu blog. Quanto a esse ossinho que voce se refere, só parece quando a pessoa é magra, ou quando voce quer demosntrar isso, e também vai variar da posição em que a mão estiver. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como desenhar uma pessoa dando estrelinha ninja e salto mortal e cambalhota vindo como como para me atingir pois todos desenham de perfil isso

      Excluir
  3. Tenho duvidas sobre desenhos básico, como aqueles que toda criança faz, com lápis e coleção...mas eu queria aprender a desenhar um pouco de lápis de depois pintar por cima, será que isso da certo? Ou teria que ser diretamente nas cores? Sou realmente iniciante....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      voce pode senhar normalmente e depois pintar. Mas o ideal é primeiro voce desenhar e pintar em preto e branco, aprender a dar luz e sombra nos seus desenhos, fazendo com que eles deixem de ser desenhos chapados no papel para desenhos realistas, "vivos".

      se caso quiser usar cores, o ideal é voce fazer seu desenho com lápis bem suave pra que o lpais não apareça mesmo depois que pintar colorido, ou desenhe normalmente e depois clarei com a borranha, ou seja não apague totalmente, só deixe a linhas mais suaves.

      Boa sorte. :)

      Excluir
    2. Caraca você desenha facil.
      pois eu tento desenhar e não conssigo!

      Excluir
    3. Nossa de verdade parabéns você desenha muito bem, tenho 12 anos desenho caricaturas e outros desenhos mas me sinto nada perto de você kkk

      Excluir
  4. nusss ameiii seus desenhos heiim
    desenha perfeiiitoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por apreciar meus desenhos Jessica. :)

      Excluir
    2. Moça eu sei desenhar a mão no caderno e em folhas mais não sei desenhar no computador;eu queria saber se vc sabe se posso ganhar dinheiro apenas trabalhando com isso desenhos próprios a lapis no papel ! Me informe porfavor 064 93350226 .

      Excluir
  5. Seus desenhos são lindos. Eu tenho dúvidas demais quanto à desenhos assim. Gosto de realismo, tanto que faço alguns, mas me acho muito amador vendo esses desenhos! Haha. Mas tenho praticado há anos. Meu problema sempre foi anatomias, e algumas posições. Normalmente quando eu desenho o rosto de alguém, ou algum objeto sempre sai alguma coisa torta, bem notável. Você tem algum tutorial aqui no seu blog sobre anatomias? Já estou aprendendo muito com esse das mãos. :D Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá,

      Obrigada por apreciar minha arte. :D
      o tutorial que voce se refere seriam videos?
      tem a essa pagina que sobre a costrução base da anatomia humana...
      http://desenhetudo.blogspot.com/p/anatomia-humana-e-animal.html

      veja lá e depois me diz se atende sua expectativas. :) eu oretendo acrescentar coisas novas, mas tá me faltando tempo para maior dedicação... :/


      seja sempre bem-vindo.

      Excluir
  6. ola colega Leida ,tenho 43 anos e desde os 10 anos ...venho buscando uma maneira de aprender a desenhar consigo apenas desenhar olhando outro desenho mas não consigo criar de minha própria cabeça uma imagem do desenho que quero gostaria de receber uma preciosa dica , da sua pessoa já que não da pra passar por este site seu aqui sem observar tamanha qualidade em perfeição em seus trabalhos com desenho por favor me ajude pois treino desenho de mão treino corpo humano insistentemente mas quando vou criar meu próprio desenho dou com a cara no final de um vazio e me acabo por não conseguir criar meu próprio esboço , mas ainda não desanimei pois adoro pegar um papel pra riscar uma ideia ...pois gostaria muito de criar minhas própria historia em quadrinho... Obrigado desde já ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Abner,

      eu gostaria de ver seus desenhos para avaliar seu grau de pendor artistico... eu acho que voce já deve ser um grande desenhista... não conseguir expressar suas idéias, não significa que voce não sabe desenhar bem ou não domina as regras... as vezes eu também não consigo esboçar minha proprias idéias, ou as vezes quando quero desenhar corpo humano em ação muitas vezes surge dúvidas, então é necessário ter modelos, no caso eu mesma sou minha propria modelo, costumo me fotografar na posição que quero desenhar e assim consigo desenvolver o restante do trablaho, isso faz parte... eu não domino as tecnicas de desenho em quadrinho, é algo que também gostaria de aprender mais.... mas ainda não foi possivel. Desenhar retratos tem tomado conta da maior parte do meu tempo e dedicação durante 20 anos de estudos sobre desenho artistico e hiper realismo para retratos.

      Não desanime não... :) voce vai conseguir.

      Seja sempre bem-vindo em meu blog e perguntar o que tiver duvidas.
      Ajudarei voce na medida do possivel.

      Um grande abraço

      Excluir
  7. demais seu blog muito show twnho certesa q aki vo conseguir o q kero ou seja aprender mais e mais fessorarsrsrs parabens mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs :) que legal, então! seja sempre bem-vindo aluno rsrsrsrs :)

      Excluir
  8. nossa QUE BLOG....
    Ja vi que me ajudara muito, uma vez que estou tentando aperfeiçoar meus desenhos a esse ponto, o mais perto do humano, e largar um pouco do "anime"
    muito legal os tutoriais!

    enfim.. já esta na minha barra de favoritos xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuiro obrigada!!! Fico realmente muito feliz de saber que o meu blog tem ajudado muitas pessoas.

      seja sempe bem-vindo. :)

      Excluir
  9. oi leida sou tiago tenho 20 anos,sou do amazonas sei desenhar olhando,gostaria de saber se é a tecnica que faz o desenho? pois não consigo dar realidade em meus desenhos, não sei dar sombra o olho sai um grande,outro pequeno me dei uma ajuda para aperfeiçoar meus desenhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Tiago,

      Sim, não basta ter talenbto tem que estudar para aperfeiçoar o seu dom.
      Envie seus desenhos para meu email leidanogueira@hotmail para eu avliar e perceber qual é sua dificuldade. :)

      seja bem-vindo.

      Excluir
  10. Olá Leida Nogueira, primeira mente gostaria de lhe parabenizar pelo blog e pelo seu talento, adorei o blog e seus desenhos! vc arrasa no que faz...
    Eu sei desenhar mais ainda não aprendi a fazer sombreamento, vou seguir sua dicas, novamente parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, é frustrante ver meus desenhos depois de ver os seus. Parabéns viu. Bom vou tentar aprender um pouquinho seguindo suas dicas.
    Obrigado.
    Rafael Miceli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não diga isso Rafael. :) Os que dizem que não são bons, normalmente são. fiquei curiosa em ver seus desenhos. :)

      de qulquer forma, muito obrigada por adimirar minha arte e visitar meu o blog.

      seja sempre bem-vindo.

      Excluir
  12. olá Vik

    seja bem-vindo ao blog.

    muito obrigada por gostar dos meus desenhos. eu tenho alguns tutorias de mangá que venho preparando há algum tempo, mas eu não sou especialista em mangá, por isso ainda não publiquei nenhuma pagina sobre isso. eu tenho recolhido material para desenolver uma pagima só de mangá de outros amigos desenhistas, porém profissionais em mangá.
    inscreva-se aqui , assim vc poderá estar atualizado quando eu publicar a pagina de mangá.

    abraço

    ResponderExcluir
  13. Você desenha muito kara. Poderia me dizaer qual o nome específico daquela pena que desenhou segurando-a, se tem uma numeração e se você recomenda alguma marca. Desde ja agradeço Valews.

    ResponderExcluir
  14. Olá Jack

    Aquela pena que desenhei, é bem simples, mas funciona bem com tinta nanquim, isto é uma "Pena Mosquito com cabo" eu a uso para assinar meus desenhos, isto é mais adequando para traços caligráficos. :-)
    Mas existem penas especiais para arte final, não que é essa não sirva para desenhos também... não sei lhe informar qual a mais adequada e sobre numerações... pois não domino a tecnica de ilustração com penas. Porém de voce quiser conhecer outros modelos, voce pode entrar nesse site http://www.frutodearte.com.br/advanced_search_result.php?keywords=pena&sort=2a&page=2

    ResponderExcluir
  15. Olá Leida,comecei a seguir o seu blog,e estou aprendendo com suas aulas.Obrigado jovem, ainda tenho muito a aprender. Não é fácil encontrar uma desenhista tão boa, vc é uma exceção.

    ResponderExcluir
  16. oi adorei seu blog eu fiquei apaixonada pelos seus desenhos eu amo desenhar mais nunca fiz curso neu de desenho aprendi sozinha eu agora estou comprando livros para aprende mais eu adoro desenha mangá , mais sou louca para aprende desenha todos tipos de desenho eu desenho tudo que eu vejo mais depois acho que fica uma droga e acabo jogando vora ,eu tambem ñ consigo desenha pensando so consigo desenha olhando eu ate agora Ñ FIZ DESENHO NEU MEU PROPRIO EU DESENHOS OS DESENHOS DE OUTRAS PESSOAS É SO EU OLHAR E DESENHO POR ISSO QUER Ñ MI ACHO UMA DESENHISTA MAIS MESMO ASSIM ADORO DESENHA E TOU COMENSANDO A COMPRA LIVROS DE TODOS OS TIPO DE DESENHO PARA APRENDE ,SE VC TEVER UMAS DICAS AI PARA MI, EU VOU ADORA ,VC DAR MUITO ORGULHO PARA UM BRASIL VC É UMA GRANDE PROFISSIONAL DA ARTE BRASILEIRA

    ResponderExcluir
  17. adoro demais seu blog,ele me inspira graças a ele e a você hoje desenho bem tenho 13 anos e sou apaixonada por arte!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns!!! Muito legal o seu blog, gostei muuuuito.

    ResponderExcluir
  19. parabéns leida por dedicar parte do seu tempo à esse blog o conteúdo é muito bom e ajuda bastante ...obrigado por ajudar!!!!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelos seus desenhos eles são uma arte! E parabéns pelo site eleé bastante completo e bem organizado me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  21. Leida...parabéns, mto interessante esse tutorial, explicadissimo, agora o seu talento é indiscutível....mas com calma conseguimos te acompanhar com certeza....abraços

    ResponderExcluir
  22. Nossa!Q Pra mim, que desenho mangá, mão e pé são impossíveis!!

    ResponderExcluir
  23. Ola leida! Adorei seu blog, ele é muito bom quando tenho duvidas sobre desenho! Eu tenhk 14 anos e gosto de fazer desenhos digitais (: mas é claro, primeiro no papel haha! Mas tenho GANDE dificuldade de desenhar cabelos! Eu nao sei onde ilumina-los e sombrea-los. por acaso voce tem algum tutorial sobre cabelos? Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nesse link http://desenhetudo.blogspot.com.br/2012/06/como-desenhar-cabelos.html
      E
      Isto ainda está incopleto mas vc pode ter uma ideia. :-)

      Excluir
    2. Olá Leida tenho 12 anos queria saber se sou considerado bom ou mais ou menos queria desenhar como a senhora hparabéns de verdade.

      Excluir
  24. Meu Nome é Jorge Alberto Nogueira Rêgo, tenho 38 amos e foram pessoas como você que me fizeram acreditar que eu poderia aprender a desenhar.
    Vendo pela internet e com muita transpiração estou conseguindo fazer algumas coisas. Está longe de ser um desses seus desenhos, mas já estou orgulhoso de mim.
    Parabéns.
    jorge.alberto.rego@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. OLHA SOU DENNE CARVALHO DESDE OS 7 ANOS QUE EU AMO DESENHAR
    SÓ QUE POR CONDIÇÕES NUNCA TIVE COMO APERFEIÇOAR MAS ESSAS DICAS SÃO DE MIAS
    AGORA ESTOU APERFEIÇOANDO MEU CONHECIMENTO EM DESENHO REALISTA E DESENHO 3D AGRADECIDO PELAS DICAS E VC ESTA DE PARABENS SEUS DESENHOS SÃO DE MAIS

    ResponderExcluir
  26. cleberson sanguanini18 de março de 2013 às 08:28

    vc desenha com clareza parabens gostaria de que me enviasse se possivel desenhos de pes que marcaram a areia (areia do mar )(areia do deserto)preciso muito da sua ajuda pois estes desenhos serao a base para fazer a capa de um cd (Cenáculo de Maria )Floers da Cunha desde já obrigado pela atenção clebersonsanguanini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. boa tarde Leida, sempre rabisquei algumas coisas,mais nada sério, nunca fiz curso, mais gostava de desenhar, eu tentava ate conseguir algumas linhas, tentei fazer um curso, ai não consegui fazer mais nada depois disso, fiquei completamente bloqueada, por um acaso entrei no seu blog e tive uma surpresa otima, seus desenhos são lindos, fui tentar depois de tantos anos sem nem pegar em um lapis pra desenhar, fiz alguns que mesmo nao sendo prefeitos ficaram bem melhor que os que eu fazia, usando suas dicas, nao me considero uma desenhista apesar de amar desenhos pricipalmente a lapis, nem sei se tenho talento, algumas pessoas dizem que levo jeito, mais sou meio insegura nisso. parabens pelo seu trabalho me deu uma nova perspectiva sobre esta arte que amo.

    ResponderExcluir
  28. Muito bom. Gostei muito da forma didática e simples que apresentou a proposta. Agradeço por nos ofertar esta sequencia que elucida ideias de como compor mãos. Forte abraço... exito em sua jornada.

    ResponderExcluir
  29. parabens pelo blog e pelos desenho são muito bons!!sou mangaka mais quero adiquirir um traço mais real em meus desenho e ao ler algumas postagens sua persebir meajudara bastante.!

    ResponderExcluir
  30. brutal estas de parabens

    ResponderExcluir
  31. Adorei seu blog!
    Pintava desde os 9, mas por "desincentivo" deixei de lado, porem depois de muuuitos anos voltei a desenhar e gostaria de aprender tecnicas, ver onde devo melhorar, etc, para ser profissional.
    Criei uma pagina, se quiser ver:
    https://www.facebook.com/artecris.suiter
    obrigada pelas dicas!
    Bjs, boa semana, Cris Suiter

    ResponderExcluir
  32. Estou realmente encantada com seu blog! Parabéns pelo seu talento e muito obrigada por compartilhá-lo conosco!

    ResponderExcluir
  33. parabéns nossa,está ótimo .tinha mt dificuldade nisso '')

    ResponderExcluir
  34. Quando pensamos que já desenhamos alguma coisita, depois há sempre aquelas dúvidas do pormenor, aqui encontrei respostas para todas as dúvidas, num só site e com uma perfeição sensacional, obrigada e vou recomendar.

    ResponderExcluir
  35. muito anti-profissional isso que vou dizer mas..LEIDA CASACOMIGO! rsrs
    brincadeira( voce manda muitoo bem)

    ResponderExcluir
  36. OLÁ LEIDA, PRECISO DIZER UMA COISA, MESMO QUE SEJA DE MANEIRA VIRTUAL, QUERO BEIJAR SUAS MÃOS, E SINCERAMENTE PARABENIZA-LA, PELOS SEUS TRABALHOS ARTÍSTICOS, SÃO REALMENTE MUITO ADMIRÁVEIS, ELES PARECEM QUE EMITEM CALOR, DE TÃO BELOS QUE SÃO!!! E VOCÊ É UMA MUSA, LINDÍSSIMA, ALEM DE INTELIGENTE E GENEROSA, POIS ENSINAS COMO UMA VERDADEIRA MESTRA E E NÃO NEGAS NADA DO QUE SABES, AO CONTRÁRIO DISTRIBUIS GENEROSAMENTE SEUS CONHECIMENTOS AOS OUTROS, SEUS DESCONHECIDOS ALUNOS VIRTUAIS, QUE TORNAM SE DEPENDENTES EM BUSCAR SEUS CONSELHOS E DICAS!!! NÃO SOU PROFISSIONAL, MÁS AMO DESENHAR, E DE AGORA EM DIANTE, VOU TOMAR SEUS TRABALHOS COMO BASE PARA ME APERFEIÇOAR, E EM BREVE GOSTARIA DE PODER ENVIAR ALGO PARA VOCÊ ANALISAR, SE NÃO FOR INCOMODO!!! UM CALOROSO ABRAÇO E UM DESEJO DE BOA SAÚDE E FELICIDADES PARA VOCÊ!!!

    ResponderExcluir
  37. Boa Noite!
    Pode me ajudar a desenhar imagens de santos/santas?
    obrigada, Jussara

    ResponderExcluir
  38. Adorei a postagem, me ajudou muito, mas eu tenho uma dúvida: em relação ao corpo qual é o tamanho certo da mão? Exemplo: o tamanho da cabeça ou de outra parte do corpo (eu sei a não é o da cabeça) por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
  39. Caramba, arrebentou. Encontrei pelo google, e vou acompnahar mais seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  40. mana amei yha esse mambo ta jibado

    ResponderExcluir
  41. Muito bom a postagem, eu tenho bastante dificuldade quando o assunto é desenhar mãos, parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir