terça-feira, 14 de agosto de 2012

Como desenhar cabelo curto



Não há muita diferença entre desenhar o cabelo curto e cabelo comprido. Posso até dizer para desenhar um cabelo curto é muito mais rápido e simples, você só tem que ver os reflexos de luz no cabelo para dar volume corretamente.

Aqui eu tenho um exemplo para o cabelo dos homens, mas com um corte mais social.

Vejamos o 1º passo: Desenhar os contornos com um lápis 2B, fazendo todos os pedaços de cabelo principais.








2 º passo: Com uma lapiseira (0,3 ou 0,5 mm) 2B ou 4B e marque as áreas mais escuras no cabelo e começe a fazer linhas para fora a partir dessas partes principais do cabelo, seguindo a direção de crescimento do cabelo.


 

3 º passo: Continue a desenhar com o lápis as linhas muito próximas umas das outras até que tenha coberto tudo. Você também pode adicionar um pouco de sombra mais escura com 6B, 7B, 8B ou 9B.


 

4 º passo: Pegue um pedaço de toalha de papel e esfume todas as linhas no sentido que o  cabelo cresce ou no corte do cabelo.





5 º passo: Agora é hora de apagar um pouco. Você pode usar uma caneta borracha ou um pedaço de borracha para desenhar alguns destaques.
Às vezes você pode cortar a borracha pequena para obter uma linha mais fina. Corte em forma triangular:


 

6 º passo: Esfume novamente, para aqueles destaques não sair do desenho. Você também pode adicionar fios de cabelo com uma lapiseira e fazer sombreado mais escuro com 7B, 8B ou 9B.






7 º passo: Depois você repete os traços de lápis, esfume, apague novamente as áreas que refletem a luz e esfume novamente, faça isso gradualmente até o cabelo ficar com um volume natural, poré sem perde os desenhos dos fios de cabelo.




8º passo: Finalmente, você pode adicionar alguns fios de cabelo soltos com uma lapiseira para formar um desenho mais realista.



 Agora é só desenhar e praticar mais esse tutorial. :-) 


Para desenhar outros tipos de cabelos, visite: Como desenhar cabelos realísticos



14 comentários:

  1. Muito bom esse blog! Entrei num curso de desenho recentemente pra aprimorar a minha técnica, já que sempre desenhei por conta própria sem nenhum direcionamento. Seu blog ajuda e muito, complementa... Sem falar que sua arte é fantástica.
    Continue com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Quando olho seus desenhos me bate um desânimo danado. Dizer que qualquer um pode desenhar dessa maneira é verdade? Você conhece alguém que desenhava mal e que passou a desenhar bem? Eu acho que só quem já "desenha alguma coisa", realmente chega no nível que você se encontra. Para mim, ver desenhos (o antes e o depois) em sites que vendem algum tipo de curso, ou livro, para aprender a desenhar não serve.
    Observação: Torço para estar enganado.

    Você pode criar um post sobre a sua mesa digitalizadora ou alguma outra que ache boa?

    Ótimo Blog e belos desenhos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fiquei pensando em seu comentário, eu desenhava muito mal, digo mal MESMO, e sem fazer curso eu fui aprendendo, aprendendo e aprendendo. Cada dia que eu testo meus desenhos eu estou aprimorando essa habilidade, pois sempre estou me esforçando, obrigada por ler.

      Excluir
  3. Olá anônimo :)

    eu conheço pessoas que não sabiam nem pegar no lápis para desenhar, uma linha reta parecia impossivel ser feito por pessoas que não tem o dom, mas como tinham muita força de vontade conseguiram aprender a desenhar e estão no meu nivel atualmente ou pelo menos atendem a expectativa que tinham quando iniciram suas aprendizagem em desenho artistico.

    Eu já lecionei para muitas pessoas e preferia dar aula para quem nao sabia nada do que para quem tem dom, pois aqueles que já tem facilidade de desenhar intuitivamente, também tem vicios de como desenhar e são muito auto criticos, logo a opnião do professor só tende a deixa-los bem irritados. Já quem não sabe tem humildade de ouvir e treinar para conquistar o seu objetivo.

    Eu nunca fiz curso e também não gostava desses sites que só mostra o antes e o depois, eu tinha que visualizr passo a passo para aprender, então ia nas praças ver aqueles artistas pintando e desenhando desde o inicio, aprendi só de ver eles fazendo, mas a minha vantagem é que nasci com o dom, mas também tive a oportunidade de conhecer grandes artistas desconhecidos que viam o meu trabalho e com boa vontade me orientavam e davam dicas para o meu aperfeiçoamento. :)

    Hoje atraves do blog tento fazer o mesmo para que está se emprenhando em aprender por conta propria e precisa de dicas, precisa visualizar passo a passo,
    vivo da minha arte atualemente e na medida do possivel tento publicar mais tutoriais sobre tudo que sei. :)

    fico feliz que tenha gostado do blog e da minha arte, mas não fique desanimado quando ver os meus desenhos, não é isso que quero, espero que sinta-se inspirado a estudar mais, a observar mais e tornar-se um dia, talvez, um desenhista que será capaz de desenhar qualquer coisa. :)

    boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Desenhar rostos humanos é desafiador, e para mim, quase impossível. Parabéns por seus desenhos perfeitos.

    ResponderExcluir
  5. obaa!!! meus problemas com cabelos acabaram!!! obrigado pela dica.
    Adeilton Alves

    ResponderExcluir
  6. Incrível,eu tbem desenho,é claro que não no seu nível,mais eu adoro,principalmente qdo me elogiam rsrsrsrs,parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  7. Olá leida Nogueira,

    Muito bacana o seu blog!

    Como desenhar passo a passo o cabelo curto de afro descendentes?

    Atenciosamente,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  8. Ae Leida, eu tbm amo seus desenhos, eu já te mostrei alguns desenhos meus, era isso que eu queria saber tbm, se vc já fez algum tipo de curso de desenho, eu nunca fiz curso mas queria fazer, eu comecei a desenhar antes de saber ler ou escrever, minha maior dificuldade é desenhar cabelos, então estou aqui no seu blog aprendendo, boas dicas. ^^

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado! Sempre desenhei, mas o cabelo sempre deixava a desejar.. Muito bom o blog
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Que perfeeeeeeeeito e ainda parece o cabelo do David Tennant *_*

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo seu blog e pelo incentivo para o pessoal. Amo desenhos o segredo para quem está começando é praticar com afinco. É dedicação total isso para quem ama é fácil. Desenho um pouco também, mas me apaixonei pelos livros e os desenhos acabaram ficando de lado. Gostaria de mostrar alguns desenhos antigos para que você comentasse.

    ResponderExcluir