quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pintura com canetas marcadores.



A primeira vez que eu usei um marcador foi em 2012. Eu comprei um conjunto de marcadores Pomarker da Letraset para usar junto a minhas pinturas com lápis de cor. Mas eu me apaixonei por eles e comecei a usar somente eles para desenhos mais avançados. E atualmente tenho uma coleção dessas canetas, não só as promarkers, mas também a flexmarker e aquamarker da Letraset, que dão efeitos de pintura realistas incrível.

Pintura aquarela sempre foi um dos meus estilos favoritos, mas quase não venho praticando, por conta da demanda de trabalhos com grafite, pasteis e lápis de cor e  então, quando descobri os marcadores eu fiquei muito ansiosa e entusiasmada ao perceber que eu poderia usar uma técnica semelhante da aquarela com os marcadores ao colocar as cores em camadas e mistura-los juntos. :)

Para trabalhar com os marcadores, eu tenho que ter um esboço já corrigido e perfeito dentro do meu ponto de vista satisfatório antes de eu comece a colorir com eles, pois a tinta não é apagável. Mas se eu quero adicionar alguns destaques extras em algum lugar mais tarde, é só usar uma caneta de tinta pigmentada a base de água.

Eu gosto de construir a cor da luz para mais escuro com muitas camadas, se você for relativamente rápido para colorir, você pode misturar as cores ficando tons bem agradáveis ou ter uma superfície lisa muito boa.

Infelizmente ainda não deu para preparar um tutorial sobre essa técnica de pintura com marcadores, mas eu tenho algumas imagens para vocês terem uma ideia de como a pintura com marcadores é iniciada. :)


Red Sonja













 Phoenix - X-Men









Mulher Maravilha








Mulher Maravilha
_________________________________________________________________________________



Pin Up










Harley Quinn / Alerquina










 Não tenha medo dos marcadores e acumule experiências, é apenas um desenho e, às vezes você tem que fazer um monte de erros para descobrir novas maneiras de trabalhar com eles e obter o efeito desejado.

Os marcadores são maravilhosos de trabalhar e se aprender a usá-los, terá resultados muito satisfatórios, é uma pena que ainda são muito caros no Brasil . :/ Mesmo assim, investir em minha arte sempre será minha prioridade profissional. :)

Até breve,

Leida Nogueira

 aula de desenho


23 comentários:

  1. gostei de mais dos seu desenhos e agora virei seu fã.

    ResponderExcluir
  2. nossa vc desenha muito!um dia vou desenhar assim.pode dar uma olhada nos meus desenhos?

    http://desenhode.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Leida, você é que é a Mulher Maravilha, adoro a sua arte, e cada dia me surpreendo com o material que você usa.Parabéns jovem artista, sempre digo que você é a melhor desenhista, como gostaria de ter a sua idade.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leida! Acompanho seu blog há tempos e admiro MUITO seu trabalho, principalmente por saber que tudo isso é fruto da sua autonomia e persistência.
    Me chamo Thais e sempre tive vontade de aprender a desenhar, e creio ter uma facilidade talvez para isso; mas não tenho técnicas, e quando decido "vou aprender a desenhar", nunca sei por onde começar, ou como me motivar para continuar algo já começado.
    Você poderia me ajudar? Eu poderia mandar alguns desenhos meus para você avaliar e como posso aprender técnicas sem fazer algum curso?
    Desde já, muito obrigada.
    E muita evolução em seus desenhos. Você é uma grande artista. (:

    ResponderExcluir
  5. Adoro seu trabalho, Leida! São magníficas... Muito agradável aos olhos de quem vê!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que legal, vc desenha MUITO bem, parabens

    ResponderExcluir
  7. Oi Leida tudo bem?
    Seus desenhos são incríveis parabéns
    Eu tenho grandes problemas para desenhar roupas
    Pode me ajudar pelo amor de Zeus?

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leida! Em primeiro lugar, quero te parabenizar pelo excelente blog! Estou aqui, explorando as postagens e descobrindo (e redescobrindo) a delícia de desenhar!
    Fiquei particularmente interessada no trabalho com esses marcadores.... não conhecia esse material! E fiquei curiosa em saber como fazer luz e sombra com essa perfeição! Parabéns pelos trabalhos!
    Vc faz uso de projetor ou mesa de luz? Alguma técnica de ampliação? Obrigada mais uma vez por tantas postagens inspiradoras!

    ResponderExcluir
  9. Putz, seus trabalhos são incríveis! Parabéns!
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir
  10. oi,tenho um canal sobre desenho...se escreve aí..ta aí uns de meus videos

    Desenhando caras maus

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Belos trabalhos.
    Caí aqui pra ver algumas técnicas sobre pintura com lápis de cor, só pra tentar pintar alguns detalhes em cartões e vi que há muita coisa legal.
    Abraços e um ano maravilhoso pra vc e os seus.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber como vc faz para o desenho não ficar manchado?! E vc consideraria a marca magic colors boa?? Grata, Ana

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Isso sim é que são belos desenhos!.. Rs e eu axava que os meus eram muito bons! Mas vejam só esses!.. Estão demais! Parabéns Leida!..

    ResponderExcluir
  14. Olá vc cria desenhos? Faria algum para ser tatuado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, faço em versão de tons de cinza e colorido.... envie para meu email leida_nogueira@yahoo.com.br e diga qual é sua idéia para tattoo.

      Abraço

      Excluir
    2. Oi Leida, obrigada por responder.
      Te enviei um e-mail falando sobre o desenho, quando puder responde.
      Obrigada :)

      Excluir
  15. Leila Bom dia, saberia me dizer se com essas canetas consigo desenhar na pele??

    ResponderExcluir
  16. Muito bom! ta muito massa cada desenho sombra e luz do desenho muito massa vc é Fera

    ResponderExcluir