sábado, 2 de junho de 2012

Como desenhar cabelos realísticos




Finalmente um tutorial para sombreamento de cabelos, a parte mais difícil para muitos iniciantes em desenho artísticos de retratos, acompanhe esse tutorial que você vai aprender como desenhar cabelos realísticos



Cabelos Castanhos Claros




tutorial de cabelos

Como voce pode observar na imagem acima, dedique-se no aperfeiçoamento do cabelo após ter concluído o sombremaneto da face. Porém a área do cabelo já deve estar previamente esfumada com um tom de cinza suave, independetente se o cabelo for loiro ou preto. Mas antes de iniciar o seu sombreamento dos cabelos tenha garantido alguns pontos importante para se obter um bom efeito nos cabelos.

1. Observe as ferramentas utilizadas da esquerda para a direita: lapiseira 0,3mm HB e B , lapiseira 2B 0,5mm, grafite 9B (para pintar a grande área), Lápis 8B/9B Derwent Graphic (para médias e linhas escuras / sombreamento),  Lápis 8B Staedtler Mars Lumograph (para a tonalidade mais escura de preto), borrachas  (apenas borrachas normais cortada em pequenos pedaços em forma de triângulo),  esfuminhos. 

OBS: alguns desenhistas usam lápis borrachas ou borracha em bastão para fazer o efeito de luz e brilho nos cabelos, se conseguir dar o mesmo feito, tudo bem, eu particurlamente não consigo. Mas fica livre essa opção. A mesma coisa para a escolha da marca do lápis; para  dar esse efeito bem  escuro eu uso lápis como Staetdler, Derwent e Koh-I-Nor, mas fique a vontade de usar outras marcas, porém, não espere resultados como na imagem, lápis da faber castel, por exemplo, mesmo usando o 8B, não terá o mesmo tom de escuro que um 8B da Staetdler.  

2 . Imagem do modelo de boa qualidade.

3. Esboçar o cabelo mais ou menos apenas para obter o contorno do cabelo. Tornar toda a área do interior usando esfuminho ou  qualquer nitidez de um lápis com tom médio.

4. Misture-o com papel de seda, papel toalha ou papel higienico, do tipo bem macio (daquleas marcas caras com tres ou quatro folhas). Divida o cabelo em seções de acordo com o modelo. Preste mais atenção para o pedaço de cabelo e ignoram a parte arrepiada.

5 e 6. Use a ponta afiada das borrachas para criar os fios. Fazei isto em seções a partir da esquerda para a direita e do canto inferior direito para camada superior. Certifique-se de seguir a direção do cabelo do modelo. Você pode fazer isso de forma rápida e mais ou menos como é para ser usado principalmente como uma diretriz para a etapa 7.

7. Adicionar os fios usando lapiseira de grafite mais claro para as áreas mais claras e a lapiseica com grafite mais escuro  para as áreas mais escuras e de sombra.

8. Agora a parte mais importante e de destaque: os fios de luz e cabelo esvoaçante usando borrachas afiadas. Desta vez, certifique-se que as borrachas  afiados como essas na imagem acima dão muito melhor resultado. Definir os fios que parecem mais volumosos com a lapiseira 0,3mm . Use esfuminho para desmanchar melhor o restante do grafite criando uma  área cinzenta.

9. Tornar as áreas mais escuras e adicione a sombra entre e abaixo de cada camada do cabelo usando o lápis mais escuro que você tem.




Retrato Concluído



como desenhar cabelos bon jovi
Desenho hiper-realista da artista australiana Kanisa A.


Cabelos castanhos escuros ou negros

cabelos


1. O material utilizado na composição desse desenho foram os mesmo do primeiro exemplo. A diferença está na intensidade do tom escuro que foi acrescentado no cabelo para parecer mais escuro, e a claridade que o cabelo recebe não será como se fossem mechas e sim o brilho da luz projetada no cabelo.
 
2.
Imagem do modelo de boa qualidade.

3 -. 4. Esboçar o cabelo e tentar dividi-lo em seções. Use o lápis mais escuro   8B/9B , tornar a área escura mais escura. Tente manter o traço do lápis, na mesma direção que os fios de cabelo (veja a foto 3).

5. Misture a parte mais escura para as partes mais leves, usando lenço de papel (não o dedo, NUNCA use o dedo) e esfuminho (para as áreas estreitas).

6. Use a ponta afiada das borrachas para criação de alguns fios. Faça isto em seções a partir da esquerda para a direita. Certifique-se de seguir a direção dos fios de cabelo como está no modelo. Você pode fazer isso de forma rápida e mais ou menos como é para ser utilizado principalmente como base para o passo 7.

7. Adicionar os fios usando lapiseira para as áreas mais claras e mais escuro o lápis 8B/9B.

8. Adicione a claridade em destaque, fios de luz, e cabelo esvoaçante luz usando borrachas afiadas.

* Neste modelo, há flocos de neve no cabelo e em primeiro plano dando um efeito de tempo e movineto no desenho então é necessário utilizar mais a borracha.

9.
Tornar as áreas mais escuras e adicione a sombra entre e abaixo de cada camada do cabelo usando o lápis mais escuro que você tem.

Retrato concluído

Como desenhar cabelos
Desenho hiper-realista da artista australiana Kanisa A.


 Depois de acompanhar esse tutorial de como desenhar cabelos realísticos, que tal se aprofundar no assunto?  No meu curso online de desenho artístico, tenho 2 módulos dedicados a cabelos, quase 2 horas de vídeo aulas com exercícios, tutorial completo de cabelos curtos, cabelos longos, cabelos claros e cabelos escuros, você pode ter acesso a esse módulo e a outras aulas por uma taxa de apenas R$24,70, no boleto ou cartão

*Brevemente acrescentarei sombreamento para cabelos cacheados... : )




CONHEÇA NOSSA ESCOLA PRESENCIAL




quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tipos de sombreamento à grafite



Há varias formas de sombrear um desenho. Conheça os tipos de sombreamento nessa postagem.

Para o realismo a técnica mais comum é o esfumado que voce pode usar o dedo, papel toalha ou papel higienico, algodão e esfuminho para dar um efeito uniforme no sombreamneto do seus desenhos.

O sombreado próprio é importante no desenho realistas. As boas texturas de sombreado e o fluxo tonal podem acrescentar muito a um desenho.

Vou exemplificar 6 tipos de sombreamentos:

  •  Sombreamento Misto - é um método de sombreamento popular entre os artistas do lápis. O Grafite é um meio maravilhoso porque é muito viável. Você pode usar grafite e depois esfuma-lo com praticamente qualquer coisa, como citado acima.  Este método de sombreamento consiste em apenas alguns rabiscos de grafite sobre papel e em seguida esfumá-lo e também manter os riscos de grafite em lagumas áreas. Brinque com diferentes materiais para criar texturas de sombra diferentes, ou seja, voce pode mudar a graduação do seu grafite, como também misturar com o carvão criando tonalidade de texturas diferentes.


Exemplo de sombreamento misto: desenho do artista coreano hiper-realista Kim Ji-hoon 

  •  Circulismo - A idéia é desenhar círculos muito pequenos que se sobrepõem e se entrelaçam. Mas até construir o tom, isto pode ser bem entediante, mas os resultados valem a pena. Este método de sombreamento é ótimo para renderizar uma textura de pele realista. Use um toque leve para construir o tom.




Exemplo de circulismo sombreado: Lápis utilizado - H, HB, 3B, 7B
  Lapiseira- 0.3mm H, 05.mm HB, 2B 0,7 milímetros, 0,9 milímetros 2B
  •  Circulismo Misto: O grafite é rabiscado no papel tal como no método anterior. Usando um esfuminho, o grafite é misturado em pequenos movimentos circulares. Este método de sombreamento também é ótimo para as texturas da pele.


 
Exemplo de Circulismo misto: Lápis HB, 2B, 6B e sombreamento apenas com o esfuminho
Total de Horas: 15 horas


  •  Preto bem escuro: Um monte de pessoas têm problemas para conseguir um preto bem escuro. Nem sempre o lápis de cor preto é realmente uma opção com grafite. Se você quiser pretos bem escuros, tente usar carvão vegetal. Para um tom escuro com grafite, tome um lápis 7B, 8B E 9B. Pressionando o grafite no papel com rigidez e utilizando a técnica de circulismo, você obterá um preto bem escuro. Quando você está lidando com tons escuros de grafites é normal o seu desenho refletir um tom brilhoso no papel. Isto acontece porque o papel absorve a grafite rapidamente além de existirem camadas extras deixadas na superfície. Uma forma de diminuir o brilho é pulverizar o seu desenho com um fixador quando for concluído.  
Exemplo de sombreamento preto bem escuro: Lápis do H4 para 9B, Lapiseira- 0.3mm H, 05.mm HB, 2B, borracha limpa tipo e como dica para não borrar o desenho, usar escovas suaves. desenho do artista canadense Andre Skrob.

  •  Sombreamento Solto e Apertado: Se você desenhou alguma coisa antes, você provavelmente já utilizou este método de sombreamento. É simples, mas eficaz. Eu acho que é muito artístico também. A ideia básica desse sombreamento é  sobrepor  um conjunto de linhas diagonais uma ao lado da outra. Em seguida, gire o seu desenho 90 graus e desenhe um outro conjunto de linhas diagonais que se sobrepõem aquelas que já estão feitas. Isto pode ser repetido várias vezes para construir tom. O sombreado pode ser tão solto ou apertado como você quer que seja. O apertado é o método que leva um pouco mais longe. A tonalidade é construída através de repetição e um toque suave. Este método de sombreamento funciona muito bem para as peles dos animais. Não deixa o desenho tão realista ou hiper-realista como nos exemplos anteriores, mas se souber fazer e tiver paciência, você terá resultados incríveis e belíssimos.

Desenho feito com 7B TOISON D'OR



Exemplo de sombreamento apertado: o artista chinês Paul Lung utilizou apenas lapiseira 0.3mm 2B



Bom, eu espero que vocês tenham aprendido bastante nessa postagem e que de alguma forma esses exemplos de sombreamento tenham contribuído no aperfeiçoamento de seus desenhos.

Para aprender mais sobre Luz e sombra visite a página:  Luz e Sombra

Boa Sorte!! :)