Desenho para iniciantes (Introdução)



O que é Desenho?

Antes de iniciarmos nossos estudos para aprender a desenhar, vamos conhecer algumas informações básica sobre esse universo incrível que é o Desenho Artístico.

 O desenho é uma forma de expressão visual e é uma das principais formas dentro das artes visuais. Existem diferentes categorias de desenho, o artístico, o tecnico, os esboços ( Um esboço é um desenho à mão livre que não é geralmente concebido como uma obra acabada.), a animação, o mangá.

 O desenho  faz uso de qualquer  instrumento que possa marcar um meio bidimensional. Instrumentos comuns como grafite, lápis, caneta e tinta, pincéis com tinta, lápis de cor de cera, lápis de cor, carvão, giz, pastel, vários tipos de borrachas, marcadores, canetas e vários metais (como as canetas pena, que tem a ponta de metal ou aerógrafo).  

O suporte mais comum para o desenho é o papel, embora outros materiais, tais como papelão, plástico, couro, lona e placa, podem ser usados também, tudo depende da criatividade do artísta.

Qual a diferença entre Desenho Artístico e Técnico?

 Desenho artístico e técnico têm objetivos diferentes.  
  • Desenho artístico pode replicar natureza ou expressar uma emoção, mas é para ser olhado.
  • Desenho Técnico replica coisas reais, e que se destina a comunicar informações práticas sobre o assunto.

Material de desenho

O material para desenho pode variar de acordo com o estilo de desenho de cada desenhista. Mas para quem está iniciando, o material básico seria:
  • 1 lápis 2B
  • 1 borracha branca
  • 1 apontador ou estilete
  • papel sulfite A4 e A3
  • bloco Canson A4 Escolar
* Esse material  é mais adequando para fazer esboços e praticar luz e sombra, para um desenho mais profissional ou bem elaborado, serão necessário lápis de outras graduações e papéis de gramaturas acima de 180g/m².

Material para desenhos avançados
  • lápis graduados: HB, B, 2B,4B, 6B,7B,8B,9B (Você não precisa ter todos, mas pelo menos uns 3 (2B, 6B, 8B)
  • 1 lapiseira 0.3
  • 1 esfuminho 0.1
  • 1 borracha limpa-tipo
  • 1 borracha branca propria para desenhos artísticos
  • um apontador ou estilete
  • Bloco layout
  • bloco de papel com 180g/m² ou 200g/m²  ou  240g/m².
 OBS: tenha sempre pastas catálagos A4 e A3 para guardar os seus desenhos, mesmo aqueles que na sua opinião não ficaram tão bons, mas ele serã importante na comparação da sua evolução dos desenhos futuros.


Conhecendo alguns  materiais básicos para o artístas: 



  • Lápis: Há lápis de varias graduações que dependendo da técnica utilizada,  eles farão muita diferença no resultado final. 


Os lápis são divididos em graduações:
  • Grafite Duro ( "H" = Hard): 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, 
  • Grafite médio ( "HB" = Hard/Black): HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 
  • Grafite Macio ( "B" = Black): 6B, 7B, 8B, 9B
A diferença entre eles está na graduação e rigidez, o que significa que para cada sombra, existe um lápis proporcional à sua intensidade. Você não precisa ter todos, mas 3 ou 4 tons seriam essenciais.

Além dos lápis graduados, você pode experimentar outros tipos de intrumento para desenvolver seus desenhos como: 



Barra de Grafite. Ideal para Esboços, Desenhos, Traços e Decalques. Assim como os lápis tem suas graduações, as barras de grafite têm as suas também.









Carvão de origem vegetal utilizado para desenho. Com um pouco mais de prática voce pode fazer um desenho bem elaborado somente usando ele e para fixação, utilize verniz fixador, caso contrario sempre que tocar no desenho sujará sua mão, desbotará com muita facilidade.











Voce pode encontrar o carvão vegetal como lápis também. Abaixo alguns exemplos:

Lápis Carvão Gioconda
Lápis Carvão Chines
Lápis Carvão Conté
 Qualquer um desses é utilizado para desenho e esboços e tem alto padrão de qualidade. Todos são de marcar importadas.

OBS: Essas são marcas que eu uso e gosto muito, mas há outras também como: Cretacolor e Koh-I-Nor que são tão boas quanto essas citadas acima.

  • Esfuminho
 Esfuminho é um rolo de papel feito de feltro ou peliça prensado em forma cilindrica com pontas nas extremidades; instrumento criado especificamente para a obtenção dos efeitos de esfumado e pode ser utilizado para os trabalhos utilizando-se as técnicas secas como o lápis de grafite, carvão ou pastel.

O esfuminho serve para  desmanchar o grafite no papel, ou seja, "esfumar" as áreas pequenas e precisas, que com o dedo não seria possivel fazer com tanta precisão, finalizando então, um visual mais real ao desenho.


  • Borracha
 Para os esboços, a borracha plástica branca já é suficiente, as quais você pode encontrar em diversas marcas. Faça teste com algumas, pois nem todas as borrachas brancas realmente apagarão sem deixar o papel borrado. 
Mas para um desenho mais elaborado, com efeitos realistas ou hiper-realistas, serão necessárias outras borrachas de apoio.
Abaixo segue alguns exemplos de borrachas brancas ou não e suas funções específicas.


 Borracha plástica de excelente qualidade. Considerada a melhor borracha do mundo embalada individualmente em um envólucro prático de celofane. Possui manga deslizante para manuseio mais fácil.
Exclusiva fórmula que deixa poucos resíduos de fácil limpeza, evitando desperdícios.

(Essa borracha é a minha favorita, principalmente para limpar o contorno de um retrato, ou deixar aquele brilho dos olhos bem branquinho.)
 


 Borracha MONO Light Tombow é uma borracha plástica Japonesa. Essa borracha é utilizada para apagar grafite e é extremamente macia. Possui uma excelente maleabilidade.






 Essa borracha é utilizada para apagar grafite com facilidade, sem marcar o papel.




  Borracha conhecida como limpa tipo é utilizada não só para apagar, mas para tirar o excesso do grafite fixado no papel, e promover pequenos efeitos de luz, como no olhos, face, contorno do rosto, cabelos, pêlos de animais e assim por diante. E pode ser usando para grafite, pastel e carvão.
 Essa é uma borracha que fica suja com muita facilidade, para mante-la limpa basta fica amassando como se fosse massinha de modelar, até ficar da cor original novamente.


  • Papel
 Vou apresentar alguns blocos para esboço e para desenho para bons acabamentos e profissionais para qualificar o seu trablaho. Mas antes, é interessante saber que existem outros tipo de papel como: vegetal, sulfite e jornal que também vale a pena fazer testes para descobrir qual papel é mais apropriado ao seu estilo.

  1. Papel para Esboços

Esse papel é muito comum e facil de encontrar em qualquer papelaria é da linha estudante, serve tanto para os esboços como para teste de cores. É um papel fino e possui textura levemente granulada para melhor aderência do lápis.






 É um bloco com 50 folhas de 120g/m² com textura levemente granulada. É ideal para desenhos a lápis, pastel seco, pastel oleoso, grafite, carvão, crayons e etc.










 O bloco de esboço CONDA é utilizado por artistas e os "viciados" em desenhar todos os dias e em qulquer lugar. Esse bloco é mundialmente conhecido como "Sketch Pad".
Eu tenho varios desse, tem tamanho A5 e A3 também, e está sempre na minha bolda, pois onde quer que eu esteja, tenho papel e caneta ou lpais para esboçar minhas idéias para depois passar para um tela de pintura ou aperfeiçoa-los em um papel mais profissional.




É um bloco de papel com 120g/m² estudante é composto por 50 folhas de papel branco liso, especialmente indicado para rascunhos de desenhos com lápis, caneta de ponta porosa, tinta nanquim e pena tubular.









  2. Papel Profissional para desenhos artísticos em diversas técnicas.



Esse papel  é o favorito da maioria dos desenhista, isso porque ele possui 100% fibra de algodão e tem brancura natural. Canson Arches Dessin & Esquisse possui textura levemente granulada (200g/m²), ideal para desenhos com lápis, giz pastel, grafite, carvão, sanguínea e etc. Possui apenas 16 folhas. Por ser uma papel caro é bom caprichar bem no desenho pra valer a pena utilizar cada folha desse bloco.




O Papel Profissional Filiart Renaud possui superfície texturizada com 30% de fibras longas de linter de algodão ideal para trabalhos com tintas a óleo e acrílicas, aquarela, guache, pintura crayon, grafite e nanquim. Cada bloco possui 20 folhas com 200g/m²








 Esse bloco é utilizado em diversas técnicas de desenho, como pastel, desenho a lápis, carvão, crayon e pastel oleoso. Gramatura 200g/m²









É utilizado em diversas técnicas de desenho, como pastel, desenho a lápis, carvão, crayon e pastel oleoso. Gramatura 140g/m²













Agora que você conhece o material, voce só precisa providencia o seu e iniciar seus estudos em desenho artístico com Luz e Sombra

Boa sorte!!!! :-)

313 comentários:

  1. Olá Johnny

    muito obrigada por apreciar minha arte e o blog. já esta adicionado, seja bem vindo. :)

    ResponderExcluir
  2. OLA LEIDA, É UM PRAZER TER SUAS DICAS,AS DICAS DOS LÁPIS SÃO MUITO IMPORTANTES ! ME CHAMO ANSELMO E DESENHO HÁ ALGUNS ANOS. MAS TEM UMA COISA QUE AINDA NÃO CONSEGUIR DISTINGUIR, É, QUE ESTILO DE DESENHO EU QUERO, JÁ QUE EXISTEM VÁRIOS E FAZ FIZ UM POUCO DE CADA. AGORA VOU ME DEDICA A PINTURA ÓLEO SOBRE TELA,QUE DICA Você TEM PARA MIM? OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  3. Fico felzi que tenha gostado do blog. Obrigada. :)

    ResponderExcluir
  4. voce precisa aprender luz e sombra e dominar a tecnica, isso é que faz o desenho ficar realista.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou Naiara.

    seja bem-vinda. :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Samuel,

    voce pode deixar suas perguntas aqui, eu responderei a voce, increva-se no blog, assim saberá atraves do seu email quando lhe respondrei os seus comentarios. ^^

    ResponderExcluir
  7. olá Leida td bem ?

    Bom estou naquela fase crucial da vida, na fase da escolha do curso da universidade. bom optei por fazer o curso de ( Design Desenho Industrial)
    bom acho q vai ser o melhor pois estava em duvida entre outros dois cursos direito e engenharia, bom oque me fez optar pelo o curso de Desing foi o fato de quando criança gostava muito de desenhar mangás eu e o meu primo competíamos para ver qual dos dois desenhava melhor ,sem conta que adoro a ARTE ,desenhos e pinturas, mais faz muito tempo q não desenho e como em previ começarei o curso de Desing gostaria de fazer um curso de autocad , pois também recebi uma oferta em meu emprego , ( trabalho em uma metalúrgica faço parte da criação das lojas e estética ) pesquisei e vi que tenho que fazer um curso de tecnicas de desenho antes de fazer o de autocad ; gostaria de saber a sua opinião e uma indicação sobre lugares onde eu possa esta fazendo esse dois cursos ( tecnicas de desenho e autocad ).

    moro em são paulo capital.



    Agradeço desde já e meus parabéns pelo o seu sucesso , espero ir um dia em uma exposição sua .

    ResponderExcluir
  8. urruhhhh vou seguir este site

    ResponderExcluir
  9. Olá Denisson

    Para curso de autocad, voce precisará estudar desenho técnico, infelizmente eu poderia lhe informar um bom curso para desenho técnico, não conheço nenhuma escola profissional em desenho em são paulo que seja relamente bom, pois não freuqentei nehum deles. Então infelizmente eu não poderei ajudá-lo realmente. Mas eu desejo muita sorte paar voce e que voce escolha bem a carreira que vc quer seguir.

    Boa sorte e sucesso. :)

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo Davidson, seja sempre bem-vindo. :)

    ResponderExcluir
  11. Oi.. meu nome é Mário,
    já desenho desde criança mas meu objetivo é fazer retrato realista,
    mas tenho dificuldade para fazer detalhes dos olhos e cabelos... gostaria de algumas dicas para poder melhorar o desempenho...

    ResponderExcluir
  12. Mario Santos, voce pode ver essa postagem http://desenhetudo.blogspot.com.br/2012/06/como-desenhar-cabelos.html no qul há um tutorial de como sombrear cabelos. e na página cabeças e faces voce estudará olhos também, voce pode em enviar também seus desenhos para eu avaliar melhor sua dificuldade.

    seja bem-vindo ao blog

    ResponderExcluir
  13. obrigado por ajudar eu tenho alguns desenhos em meu face http://www.facebook.com/mario.goncalves.359
    não estou conseguindo adicionar contatos... antes que eu me esqueça muito obrigado e parabéns pelo trabalho...

    ResponderExcluir
  14. se possível adicionar meu face pra eu ter mais facilidade de acesso...

    http://www.facebook.com/mario.goncalves.359
    agradeço

    ResponderExcluir
  15. as dicas são ótimas,sempre gostei de desenhar, mas estou querendo desenhar profissionalmente e suas dicas vão ajudar muito obrigado

    ResponderExcluir
  16. Entrei neste blog e fiquei surpresa com o que li. Nem toda pessoa divide conhecimento como você. Sou autodidata em desenho e pintura.Porém, essas dicas que você nos oferece são excelentes para que eu repense meus desenhos. Adoro desenhar e, creia, você é uma grande incentivadora. Abraços

    ResponderExcluir
  17. oi leida.
    eu sempre tive um talento para desenhar. mas agora eu queria me aperfeiçoar mais. eu vou comprar os materiais para iniciantes que você falou para iniciantes. parabens pelo site muito legal.

    ResponderExcluir
  18. Olá Leida! Tenho 14 anos e tento fazer desenho mangá (kk). Então decido te perguntar se você gosta da marca Pentel para lapiseiras(até porque a minha 0,3 é dessa marca) e se você já usou canetas nanquins descartáveis (se sim, poderia me dizer de qual você prefere?).

    ResponderExcluir
  19. OI LEIDA TUDO BEM?GOSTARIA QUE OLHASSE NO MEU BLOG E ME DESSE UMAS DICAS POR FAVOR!!! UM ABRAÇO ARTCARLOSDOMICIANO.BLOGSPOT.COM,OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  20. Leida, adorei as suas dicas. E fiquei ainda mais admirada pela iniciativa em mostrar suas técnicas, isso evidência que você é uma excelente profissional. parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Olá Leida, parabéns pelo blog. Tenho uma dúvida, li acima a sua orientação de desenhar várias vezes linhas e círculos a mão livre até ficarem perfeitos. Tem que ficar perfeito como uma linha feita com régua e um círculo feito com compasso, ou o perfeito é só modo de falar? Desde já agradeço. Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    O perfeito que digo é sem régua e sem compasso, isso é desenhar a mão livre, com prática é possivel fazer um linha reta sem régua e um círculo sem compasso. A dica está em não apoiar o pulso no papel. Entendeu?

    Esse exercício serve para voce aprender a fazer traços suaves, desenhar um esboço de cenário sem auxilio de réguas e ter um bom resultado. É muito util para quem usa pincel e precisa fazer linhas retas. :)

    ResponderExcluir
  23. -Leida tudo bem?

    -Leida meus desenhos não são grande coisa,mas não consigo fazer sombreado de jeito nenhum.

    -Me ajuda?

    -Valeu pela atenção

    -Por José Roberto

    ResponderExcluir
  24. leida,meu nome é lucas,tenho 13 anos e sempre venho tentando me aperfeiçoar no realismo tendo noção das regrinhas básicas,porém,não consigo fazer um, desenho realista com lapis de cor e caneta,quero atingir a esse foco,mais como?poderia me dá umas dica?

    ResponderExcluir
  25. olá anônimo

    bom, para ajudar voce, eu precisaria ver seus desenhos e entender qul é sua dificuldade, envia algum de seus desenhos para meu email leidanogueira@hotmail.com para poder lhe ajudar, ok. ;)

    ResponderExcluir
  26. Olá Lucas Santos,

    quando voce diz caneta, se refere a caneta esferografica?
    Porque para fazer desenhos relistas com caneta esferografia , voce terá que conseguir as oito cores , principalmente as cores ocre e amarelo. o que não tenho encontrado a venda no no Brasil. :-( Porém com apenas uma das cores é possivel. é basicamente amesma tecnica de lápis de cor, com pinturas em camadas, iniciando como as cores mais claras e sobrepondo as cores mais escuras para dar volume nas suas ilustrações.

    ResponderExcluir
  27. Olá Leida, prazer em conhecer você.
    Eu estou querendo voltar a desenhar. Na verdade, eu comecei a desenhar quando pequena, mas depois dos 14 anos, eu não tive mais interesse, e perdi a habilidade. E achei o máximo encontrar no seu blog essas dicas maravilhosas.
    Muito obrigada, serei mais uma seguidora.

    ResponderExcluir
  28. eu queria que vc me ajudasse a sombrear meus desenhos pq sou ainda um iniciante e so desenho pokemons tem como vc me ajudar por favor, vc pode desenhar um pokemon e sombrealo mas sem pintalo e me responder?]

    ResponderExcluir
  29. Oii Leida gostaria de saber de uma coisa e preciso que vC me ajude!
    é que estou realizando desenhos á lápis-carvao e gostaria de saber qual é o Verniz adequado para poder passar por cima depois dele realizado. Mas toda vez que procuro o Verniz só encontro aquele de passar em Madeiras. Me indica um por Favor Muito Obrigado Bjoos __ d;)

    ResponderExcluir
  30. Beatris, vc só encontrará o venis para carvao e pastel em lojas de material artistico. Http://frutodearte.com.br

    ResponderExcluir
  31. Muito Obrigada Leida __ ;)

    ResponderExcluir
  32. Oiii eu sou a Kaisa, eu gosto muito de desenha, meus tipos de desenhos e olhando e desenhando e as pessoas dissen que eu tenho que investir então com fasso para melhorar meu desenhos, espero que vcs me ajuden, eu presciso muito dissoo... desde ja agradeço!!!

    ResponderExcluir
  33. ola gostei do seo blog... pessoal pesso para voces da uma olhado no meo blog e comentar oque voces acho do meo desenho. http://gleicykelly.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito tirou a maioria das minhas duvidas obrigada...talvez eu volte aqui para esclarecer mais duvidas.

    ResponderExcluir
  35. Amo amo desenhar e cada dia que passa fica bom porque geralmente nao sao bons e eu nao consigo finalizar mais quem ver dizem que esta otimo mas sinto que sempre falta algo o que eu gostaria de saber na hora de pintar quais tipos de cores e quais marcas e pra pintar canetinhas ou lapis de cor ou giz de cera ou outras formas de pinturas seria melhor? Meu nome é luana

    ResponderExcluir
  36. Oi Leida...parabéns pelos desenhos e técnicas...
    além de muito linda você ainda desenha..que que isso...rsrsrs

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito dessas dicas vão ser muito uteis para meu curso de desenho artístico.

    ResponderExcluir
  38. Olá, parabéns pelo blog e vc desenha muitíssimo bem. Por que você não faz uma apostila cobrindo todo material? Eu pagaria com prazer pra ter todas as aulas organizadas numa apostila completa.

    ResponderExcluir
  39. Adorei seu blog! estou voltando a desenhar depois de 6 anos sem fazer desenho oq esta no seu blog me ajudou bastante a saber mais do que eu ja sabia! bjos

    ResponderExcluir
  40. Olá gostei muiiito das suas dicas, eu desenho mais ou menos desde os 7 anos (quando eu comecei a levar a sério) a mais ou menos 2 anos eu estou aprendendo novas técnicas e procurando saber cada vez mais, hoje em dia tenho 15 anos nunca fiz curso, e estou indo muito bem, e com essas suas dicas me ajudaram bastante, pôs nunca tive ninguém que me falasse melhor sobre os materiais :D

    ResponderExcluir
  41. eu sou desenhista a 3 anos estou com 14 eu to pensando em comprar uma mesa de digitalização bamboo eu queria saber se compensa comprar e se é boa

    ResponderExcluir
  42. Olá, à pouco tempo descobri que gosto bastante de desenhar rostos (somente rostos porque corpo eu nunca tentei), e desde então venho fazendo alguns e vendo tutoriais no you tube, mas confesso que faz um tempinho que nao pratico... Como sou muito iniciante e não faço aulas de desenho ainda, queria uma ajuda pra começar, alguns bons tutoriais, sites, e profissionais como vc para me inspirar :D (aliás, vi no facebook seus desenhos e AMEI, espero um dia chegar a desenhar assim *-*) Beijos.

    ResponderExcluir
  43. Olá :)
    Tenho 13 anos e quero empenhar-me em desenho,desenhos um pouco mais profissionais do que os habituais e gostaria de saber o preço (mais ou menos) do material para iniciantes!
    Obrigada,beijinhos e continua,adorei o teu blog :)

    ResponderExcluir
  44. eu só uso lapiseiras pra desenho tem algum problema faze-los assim?

    ResponderExcluir
  45. Luana santos


    não tem problema, vc só tem que variar as graduaçoes do grafite par dar mais volume nos seus desenhos.

    ResponderExcluir
  46. eu sou criança tenho 9 anos mas ja tenho emterece por desenhos eu ja desenho e gosto do que faço mas depois de proto tem um problema sou imfluemciada em pimtar o meu desenho que fica tam bem sem pimtar da um ar mais de artista mais sou muito boba pois acredito devo acreditar e pimtar



    tenho outra pergumta eu nao tenho lapisera e nem esses lapis que estao de amostra desenho de lapis normal mesmo e nem aqueles papeis especias devo comprar ou poso desenhar assim mesmo os lapis e os papeis e outros materiais sao muito caros respomda purfavor nao mais oque vaser!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  47. Olá gostaria de saber qual a diferença entre o lápis aquarelável escolar para o profissional?

    ResponderExcluir
  48. moro num cidade no triangulo mineiro e aqui nao tem papelarias com esses materiais, me indica o site de alguma papelaria que eu posso comprar esses materiais.

    obrigado

    ResponderExcluir
  49. Vinicius barcelos

    eu compro meu material no frutodearte.com.br

    ResponderExcluir
  50. Ola, existe alguma marca de borracha em especial, indicada para apagar o traço do lapis no papel canson, o meu tem gramatura 220g/m,e se apagar demais perde os grãos que ficam na folha. alguma dica ?

    ResponderExcluir
  51. oi, vi seu tutorial para cabelo claros e escuros, havia perguntada sobre no face tb...
    as dicas foram legais
    minha duvida e a seguinte: pra realizar um colorido com gache , para papel oficio, vc aconselha para dar um tom mais claro, misturar a agua para alcançar tonalidades variadas, ou o eeito e melhor por exemplo, fazer a mistura ao branco. ???

    ResponderExcluir
  52. Olá me chamo Manoela, não posso me cadastrar pq eu estou na aula de informatica da escola. Eu estou fazendo aula de desenho artistico, ja tive 2 aulas. Sempre desenhei bem, minha mae acha que devo mostrar meus desenhos para o prof. pq talvez ele veja e me avance de nivel. MAs tenho vergonha.. porem estou sempre procurando tecnicas e mais tecnicas para desenho, vocE ´poderia colocar algumas tecnicas para mim?

    ResponderExcluir
  53. Só venho agradecer pelo compartilhamento de conhecimento e pela generosidade em ajudar nós iniciantes.

    E que esse elogio lhe sirva de incentivo para continuar esse bonito trabalho.

    ResponderExcluir
  54. olá, me chamo jose ignacio,35 anos, estou começando e de forma autoditata, quando possivel por favor me de uns toques sobre o tema da postura ideal do corpo e das mãos ou se for melhor o que devo evitar enquanto estou praticando,é evidente eu imagino que devo sentir-me bem, mas quando estou praticando em si, quais "vicios" de iniciante são comuns com relação a postura? parabéns , foi uma surpresa agradável encontrar seu blog!

    ResponderExcluir
  55. Bom, a postura seria vc sentar em uma cadeira que lhe dê confurmo que vc possa manter sua sua postura reta e o desenhos sejam feitos ou em uma mesa propria para desenhistas, aquela que pode inclinar, ou em cavale,,, ou caso não tenha nenhum dos dois, voce pode usar uma prancheta e apoia-la em si mesmo de forma que o desenho fica que com uma certa inclinação para voce ter um visão melhor do que vc esta fazendo, principalmente sobre proporção ou mesmo perspectiva. Alguns víciosm, seria segura o lápis muito proximo da ponta, apoiar totalmente a mão sobre o papel... são alguns exemplos que pode fazer vc ter mais dificuldades em excutar os seus desenhos da maneira como realmente gostaria.

    ResponderExcluir
  56. Oi Leida, adoro seu trabalho sempre passo pra dar uma olhada, sempre gostei de desenhar mas muito amadoramente rsrs, gostaria de aprender mas não posso pagar cursos,vc acha que dá pra aprender a desenhar sozinho só olhando os tutoriais pela internet? eu gostariade aprender ilustração. Mil beijos e muita paz.

    ResponderExcluir
  57. leida to com dificuldades em achar papel 200g/ de tamanho maior que 64x44,pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  58. BOA TARDE!!!!Fiquei extasiado em conhece-la estava procurando no google onde comprar papel de desenho ae te achei,sou muito xereta rsss eu desenho a 14 anos quase não evolui ,em minhas obras pois nunca fiz curso o pouco que sei aprendi com muito esforço pesquisando lendo e agumas coisas na rua mesmo vendo os outros desenhar.ENFIM GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM CURSO ONDE É E O VALOR.E se vc poder ver meus trabalhos que ficaria honrrado ,entra em face-book (pencil machine ou silvio ramalho)quaria uma opinião sua!!obrigado abraço

    ResponderExcluir
  59. olá meu nome é Roberto, sempre gostei de desenho, e encontrar seu blog foi a melhor coisa, pois parei já há algum tempo, mas baseado nas suas dicas vou voltar. excelente trabalho, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com todos nós, não tenha duvida que falarei de vc pra todos aqueles que gostam de desenho.

    ResponderExcluir
  60. olá. admiro muito seu trabalho. Enclusive eu fiz um desenho, e queria te mostra, para você ve se estou indo bem. como faço para te mandar?
    Parabéns, você faz um ótimo trabalho. beijos
    faça uma visitinha no meu blog e veja meus desenhos http://gleicykelly1993.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  61. Olá Leida! Meu nome é Thais, e já faz algum tempo que acompanho seu blog e facebook, e fico realmente impressionada com teus desenhos, principalmente por saber que você não fez aula. Admiro muito isso, essa autonomia. :)
    Pretendo ser desenhista, ou designer, mas digamos que apenas possuo facilidade em desenhar algumas coisas. Não sei nada de técnicas. Você poderia analisar, dar dicas e sugestões de melhora em meus desenhos? Eu poderia enviá-los para você? Gostaria também de receber algumas dicas de como melhorar a coordenação motora e como começar a desenhar também no computador (usar paint é um bom começo?).

    Enfim, muito obrigada pela atenção! E muito progresso em seus desenhos. São maravilhosos. Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  62. Oi leida , eu estava olhando seu blog e gostei muito das dicas que vc vem falando.
    eu gostaria de fazer uma pergunta para me ajuda a melhorar meus desenhos, eu tenho 14 anos e comecei a me interessar pelos desenhos de rostos realistas.
    Você poderia me responder qual é o melhor papel para esse tipo de desenho ?

    ResponderExcluir
  63. Olá Leida,

    Você utiliza algum tipo de verniz ao finalizar os desenhos com grafite ou ele não sai?

    Obrigado,
    Mara

    ResponderExcluir
  64. olá Leida gostaria de saber como desenhar um olho perfeito porque
    todos os olhos que tentei fazer deram errado ficaram ou muito grande ou muito pequeno
    e queria saber sua opinião porque você é muito bo


    Luana

    ResponderExcluir
  65. Quanto é o preço da primeira borracha a que se diz a melhor borracha do mundo STAEDTLER Mars Plastic e se possivel onde a vende essa borracha responde ai pf obg

    ResponderExcluir
  66. Eu amo desenhar e tenho vontade de aprender a fazer rostos perfeitamente, pois tenho dificuldade na hora de fazer os olhos.O que posso fazer para melhorar isso?

    ResponderExcluir
  67. qual a diferença entre o carvão e as grafites?

    ResponderExcluir
  68. Incrível, o blog é tudo que eu procurei durante muito tempo, informação precisa e adequada, venho fazendo desenhos "Realistas" kkkkkkk (Ou pelo menos tentanto)

    Gostaria muito de saber três coisas que me intrigam bastante quando se fala de desenhos realistas, se puder me explicar agradeço muito.

    1º Quanto tempo em média demora pra fazer um bom desenho Hiper Realista ou Realista rico em detalhes? (Eu sinto que demoro em média unas 12 hrs outros 18 hrs fazendo um desenho,nunca mostro pra ninguém pq acho fraco demais comparado com trabalhos como os seus)

    2º O tamanho da folha que deve ser usada (Eu uso uma folha comum e acho que quanto maior a folha, consigo fazer o desenho bem maior e me sinto mais a vontade pra trabalhar, estou certo?)

    3ºEu uso cotonetes e algodão para esfumaçar os meus desenhos, nunca usei esfuminho em si... sinto que o papel rasura aos poucos quando uso algodão.Esfuminho rasura?

    Desculpe pela sequência de perguntas, raridade achar alguém que tem interesse em compartilhar informações sobre desenhos em geral...Sinta-se livre pra responder ou não, em todo caso vou acompanhar sempre o seu blog.

    Excelente trabalho!Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  69. Olá Apok

    não há um tempo certo para terminar uma arte hiper realista, vc leva o tempo que for necessário, algumas vezes esse tipo de arte pode levar dias para ser concluída. quanto ao papel, o ideal são papeis profissionais para grafite e carvão, acima de 180gr/m² e quanto a tamanho,isso não importa, vc pode trabalhar no tamanho que vc achar melhor, aquele que vc sentir que seu trabalho se desenvolve melhor.
    eu não acho bom usar cotonete ou algodão, nas primeiras camadas de sombreamento ainda funciona, mas quanto mais vc tenta escurecer e depois quer esfumar novamente, ao invez de fixar o grafite no apel, acaba retirando um pouco. O ideal é usar esfuminho ou papel toalha

    ResponderExcluir
  70. oi,
    você é uma bela desenhista.
    Leida eu tenho 16 anos e quero aprender a fazer desenhos realistas.
    você acha 16 anos tarde para aprender tal arte tão apreciada?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  71. Puxa Leida obrigada por nos passar seus conhecimentos! fiquei muito feliz de encontrar seu blog, nele pude aprender muita coisa! Parabéns
    Virei fã do seu trabalho!!
    bjoos

    ResponderExcluir
  72. oi leida nao achhei esse lapis 2b aqui em minha cidade pode ser outro lapis....ou tem um nome mais especifico para esse lapis pois nao achei nao....pode ser outro?

    ResponderExcluir
  73. oi Luis Eduardo, poder ser qualque lapis, mas se vc quiser ter o 2b, vc pode comprar nesse site http://www.frutodearte.com.br/advanced_search_result.php?keywords=2B&x=5&y=14 eles entregam para todo Brasil e todos são de marcas profissionais

    ResponderExcluir
  74. Olá, estou começando a desenhar em uma escola e minha professora disse que os lápis contém óleo em sua composição. Refiro-me ao grafite...quanto mais óleo mais macio...! Pesquisei muito e não encontrei nada sobre o assunto. Vc já ouviu falar sobre isso?

    Grata!

    ResponderExcluir
  75. Olá,boa noite meu nome e debora queria saber qual papel e melhor para o lapis aquarela?...obrigado pela atenção e peço q responda por favor.

    ResponderExcluir
  76. Química por profissão, desenhista por hobby!! Muito boa as dicas.

    ResponderExcluir
  77. Leida seu blog é sensacional!!!

    ResponderExcluir
  78. Vou desenhar pra minha esposa um lindo desnho rsrs. Só falta comprar as coisas ahaha

    ResponderExcluir
  79. Estive olhando o blog e gostei muito, mas venho aqui para quem sabe alguém possa me dizer que tipo ou estilo de desenho me encaixo mais. Há 12 anos descobri que tenho uma facilidade enorme de desenhar com certa perfeição outros desenhos. Consigo passar para o papel desenhos lineares a fotos com muita facilidade, mas não tenho imaginação ou boa memoria de detalhes para fazer um desenho sem estar o observando.
    Lembro que uma professora de arte me disse um nome técnico ao qual essa minha facilidade se encaixa melhor, por conta disso achei melhor perguntar a pessoas com mais experiencia qual o nome deste termo técnico?
    Agradeço desde já. =)

    ResponderExcluir
  80. se esse material é só o básico precisa de muito mais para um profissional em desenhar retratos?
    se poder publica pelo menos uma foto pra mim.
    bjsss.
    admiro muito o seu trabalho e pretendo chegar perto do que vc é hj sou fã do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  81. ola sou Beatriz e tenho 12 anos , e amo muito desenhar gosto de expressar minhas ideias com desenhos , e acho que e a melhor forma que me expresso . Ainda estou convencendo meus pais a fazer um curso de desenho e seu site esta me ajudando muito com o material que vou precisar se no caso do curso muito obrigada Leida , e obrigada por ler meu comentario

    ResponderExcluir
  82. Leida eu tenho 12 anos,e acho q eu desenho muito bem...
    Todo esse materia fica mais ou menos quanto?

    ResponderExcluir
  83. olá Leida chamam-me de Germano, estou a aprender a desenhar com o meu primo, mas precisso da tua ajuda, quais são as melhores maneiras para aprender a desenhar melhor, quis são as dicas, manda resposta para o meu e-mail:dadimuangongo@gmail.com

    ResponderExcluir
  84. oi sou regivan..
    eu tenho dificuldades pra compra os materiais para desenhar,,,, voce poderia me indicar uma loja virtual que voce conheça e que é segura

    ResponderExcluir
  85. Olá. Trabalho em uma papelaria e nesses ultimos dias tem vindo varios clientes a procura de uma ´´Borracha Germany´´, mais não sei e não consegui descobrir qual é essa borracha.
    Agradeço se puderem me ajudar.
    E-mail; juniorreyveha@gmail.com

    ResponderExcluir
  86. olá Leida eu amei seu blog
    mim ajuda bastante e adorei suas dicas para sombreamento
    principalmente porque começei a desenhar a pouco tempo

    ResponderExcluir
  87. ola
    eu nao sou desenhista mais adoro desenhar, ja peguei bastante de suas dicas mais nao consigo acertar a proporsao das partes do rosto e queria saber se só treino resolve ou tem algun truque. valeu! seus desenhos sao otimos

    ResponderExcluir
  88. oi Leida,meu nome é letícia eu desenho olhando eu queria saber algumas dicas para meu desenho ficar melhor. beijos! Espero sua resposta

    ResponderExcluir
  89. oi Leida,meu nome é letícia eu desenho olhando eu queria saber algumas dicas para meu desenho ficar melhor. beijos! Espero sua resposta

    ResponderExcluir
  90. Olá Leida,eu estava a procura de um site aonde pudesse me explicar como desenhar olho,boca,orelha cabeça e tudo mais,visitei seu blog e amei msm pois meu sonho é aprender a desenhar pessoas e animais pq nessa parte eu sou um desastre kkkk...eu sei desenhar personagens de desenho animado mas eu nunca consigo deixar ele com a msm cara do original .Mas eu quero me aprimorar e sair dessa faze pois quero aprender a desenhar pessoas,eu ja desenhei minhas amigas e eu pois foi para um trabalho de escola mas ñ ficou tão bom e nem pareceu realista,afim de me aprimorar nesta arte quero pedir para q vc me dê algumas dicas pois na parte de desenhar pessoas ñ é comigo.Te enviei solicitação no face mas acredito q ñ ira me aceitar pois ñ me conhece,no meu face tem os desenhos de mim e das minhas amigas te passo meu face vc da uma olhadinha e me da algumas dicas ae. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  91. Obrigado pelas ótimas dicas, seu talento e admirável. Sua atitude de ensinar com tantos detalhes suas técnicas mostra seu prazer em dividir conhecimento. Me ajude com alguma dica, tenho o traço muito pesado e acabo marcando muito o esboço e sujando muito o papel prejudicando a fase de finalização do desenho, existe algum exercício para deixar o traço mais leve? Grande abraço e parabéns por seu lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  92. ola! Eu chamo-me Tchissola eu gosto muito de desenhar... mais por vezes sinto que não sou assim tão boa porque eu tenho muitas dificuldades em desenhar eu emito desenhos de capas de cadernos (sereia Ariel... e outros.) mais eu n consigo criar um desenho so meu. eu gosto muito de desnhar mais encontro muitas dificuldades que so me apetece deixar de fazer desenhos.

    ResponderExcluir
  93. queria que você colocasse algum vídeo de desenhos simples mangás,rostos,caricaturas e dicas de desenho!Achei muito útil o blog parabéns!

    ResponderExcluir
  94. Qual desenho especificamente um iniciante deve fazer ?

    ResponderExcluir
  95. Olá,eu gosto muito de desenhar, faço por uma satisfação pessoal. Adorei esse espaço!!! gostaria de saber se alguém conhece uma técnica que usam para desenhar fotos, eu ouvi algo sobre uma técnica q há em que tira-se a xérox de uma foto - em preto e branco- e depois através desta cópia faz-se o desenho a lápis. Eu já procurei algo mais detalhado, mas não encontrei. alguém aí conhece?

    ResponderExcluir
  96. Depois de muito tempo, finalmente achei este blog sobre desenho artístico e estou adorando. Já mostrei à minha filha, que também está querendo desenhar, influenciada um pouco por mim, que aprendi desenhar quando criança e depois parei. Hoje, pretendo voltar e já comprei o material para começar como iniciante!

    ResponderExcluir
  97. Se esse blog ainda estiver na ativa eu gostaria se saber se alguém pode me ajudar pq tô com uns problemas sérios... E eu amo desenhar mais ultimamente estou meio que sem inspiração.. Tenho muita noção de luz e sombra e tudo mais e amo desenhar na caneta Bic.. Mais n consigo desenhar muito bem mais e preciso recuperar o animo. Será que fazendo um rascunho leve todos os dias ira me ajudar a recuperar a inspiração?

    ResponderExcluir
  98. Leida.. enviei um email para vc.. pois não vi postagens atuais por aqui..Parabéns pelos melhores incentivos aos 'artistas'!

    ResponderExcluir
  99. ola me chamo flavio ,,,faço desenho realista .. ficam bons ms sei q poderia fica melhor ... uso folha sufite , que papel seria melhor pra mim começar ? nao sou profissional ms treino todos os dias ..

    ResponderExcluir
  100. E tudo isso podeira ser aplicado em deseja desenhar mangas ?

    ResponderExcluir
  101. Oi leia como vai tudo bem gosto muito do seu blog muito bom comecei a desenhar agora a pouco tempo e quero me especializar em realismo queria poder mandar alguns desenhos pra voce avaliar um beijo e abraços

    ResponderExcluir
  102. Olá Leida. Eu sou a Carolina Matos,adorei o site e os seus conselhos são muito úteis. Eu usei uns e os meus desenhos ficaram ótimos. Obrigada e continue assim. Adeus.

    ResponderExcluir
  103. Ola Leida. Eu chamo me Carolina.Eu adorei o seu site ,tem boms conselhos e sao muito bons adeus e continue assim.

    ResponderExcluir
  104. Já desenhei quando adolescente, mas deixei isso de lado por décadas. Hoje trabalho na área de tecnologia, mas também sou fotógrafo e admirador de arte.
    Há algum tempo o desejo de desenhar vem crescendo e suas dicas são muito úteis para os menos informados (me incluo aqui).

    Muito obrigado. :D

    ResponderExcluir
  105. Leida, ótimas dicas! Tenho uma pergunta: sei desenhar bem com lápis, fazer esboços e esqueletos de desenhos. Mas, quando prontos, tenho dificuldade na pintura. Comprei um estojo de 36 cores da Faber-Castell, mas não sei como pintar, porque a pintura sempre fica com cara de pintura escolar (com marcas de lápis, sem luz e sombra, e sem graduação de cores). Você tem dicas para quem está começando a pintar com lápis de cor?

    ResponderExcluir
  106. Olá, obrigado pelas dicas, me chamo Renato e nunca fui bom em desenho mas acho q nunca é tarde para desenvolver alguma habilidade nova. Grande abraço

    ResponderExcluir
  107. Pra quem está iniciando seus desenhos, as dicas são valiosas Leida. Muitos alunos no início se perdem em meio tanta informação, é preciso dar um norte a eles.
    Realmente informações valiosas como essas são difíceis de encontrar. Parabéns.

    ResponderExcluir
  108. esses materiais encontrar em qualquer loja material escolar ou um lugar especifico?

    ResponderExcluir
  109. Gostei muito do texto. Resolvi começar a aprender, mas os textos e dicas que encontrei sempre foram muito espalhados, e as informações eram difíceis de achar.

    ResponderExcluir
  110. Eu tenho um lápis da Faber Castell e quero saber se ele é 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B ou 8B

    Pode me ajudar?

    Agradecido
    Mathias

    ResponderExcluir