quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Desenho de observação



 
Desenho de observação é facilmente definido como desenho ou pintura da vida. A pratica de esboçar uma tigela de frutas (Natureza Morta), o desenho de um modelo (figurativo), ou desenho de uma cena de rua, campos, rios (paisagem) são exemplos de desenho de observação.  

A imagem não é tomada de uma fotografia ou a imaginação do artista, mas a partir da observação da vida real. Tradicionalmente, o assunto torna-se de maior precisão possível quando este tipo de ttrabalho normalmente é realizado com lápis, carvão ou outros meios de desenho, mas podem ser trabalhados também com colagem e pintura.
 
Esta parte do desenho artístico é o mais importante e vital para o seu aperfeiçoamento como desenhista ou artista plástico. As obras que você confeccionar partindo dessa atividade, irão demonstrar como você interpreta o mundo, como você faz escolhas de composição, como exatamente você pode retratar a forma, luz e sombra dos modelos a serem observados.

A maioria das pessoas não gostam de desenhar através da arte de observação, normalmente por sentir muita dificuldade de reproduzir no papel a imagem tridimensional que as coisas reais têm. Mas não seja tão exigente consigo mesmo e não desista na segunda ou terceira tentativa. Lembre-se que esse treinamento é importante para o seu aperfeiçoamento, principalmente para quem quer ser um artista hiperrealista, para isso, é preciso aprender a observar. Porém sem querer desanimá-los, mas a realidade do desenho de observação é que será preciso décadas de prática para aperfeiçoar essa capacidade e, geralmente, todos os artistas, mesmo sendo profissionais, vão continuar a praticar e aprimorar essa habilidade para toda a sua carreira e até mesmo, por toda sua vida.

Cinco sugestões para ajudar a melhorar suas habilidades para o desenho de observação:

1. Corte um quadrado ou retângulo vazado de papel cartão. Use isso como uma ferramenta para ajudar a fazer escolhas de composição, observe ao seu redor o que gostaria de desenhar ou pintar e selecionar o melhor ponto de observação. Esta ferramenta irá ajudá-lo a definir as bordas de sua composição e como você deseja situar o tema dentro desse quadro de trabalho. Isto irá ajudá-lo continuamente para enquadrar o tema de forma consistente.

2. Cuidado quando for fechar um dos olhos para olhar o seu tema. Esteja atento de fechar sempre o mesmo olho, pois lembre-se que seus olhos oferecem dois pontos de vista diferentes e, ao desenhar algo que está fisicamente perto de você, mudar os olhos pode realmente mudar a perspectiva do seu modelo.

3. A mudança pode acontecer também se você mudar sua posição que está sentando ou mesmo a direção que iniciou os seus esboços. Isso mudará radicalmente a sua perspectiva.

4. Use papel grande, ou um caderno de desenho muito grande, pelo menos o dobro do tamanho de papel sulfite, como por exemplo A3 ou A2. Um problema comum quando os alunos têm desenho de observação é que o seu papel é muito pequeno, restringindo os movimentos das mãos e sua capacidade de precisão pode distorcer os desenhos, pois seus olhos mudarão constantemente as distâncias focais.

5. Você deve olhar para o que você está desenhando pelo menos 50% do tempo, ou se possível, mais. Observe todos os detalhes, concentre-se naquilo que você realmente quer desenhar. Onde é que as linhas se cruzam, que ângulo, quais são as formas básicas, as proporções de altura e largura. É normal e muito importante que você tome alguns minutos olhando, observando o modelo que será desenhado para só assim, dar inicio aos seus primeiros esboços do tema em questão.

Se você quiser estudar mais sobre o assunto, aprender a desenhar os esboços do objetos reais, visite a pagina Natureza Morta

Boa sorte para os seus desenhos de observação. :) 




17 comentários:

  1. Excelentes dicas. Gostaria de algumas dicas na criação de mãos, como mão fechada e aberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      eu tenho alguns tutorias inacabados de posição de mão. mas por falta de tempo não estou conseguindo conclui-los para publica-los. Peço-lhe um pouco mais de paciencia, ok :)

      Excluir
  2. Muito bom! Como não sou criativa, sempre faço desenhos de observação. Aplicarei essas dicas da próxima vez que desenhar. ;)

    ResponderExcluir
  3. Ola, gostei muito do seu blog da maneira clara e direta como coloca as dicas. Obrigada, vou aplicar a do losango ou quadrado vazado. o desnho de observação é com certeza um desafio. Parabens pelo teu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, o desenho de observação é bem mais complexo do que desenhar atraves de fotografias, mas eu acredito que é atraves do desenho de observação que voce consegue ser capaz de desenhar qualquer coisa independente de ter um modelo disponivel a sua frente. :)

      Excluir
  4. to amando seu blog, ta me ajududando demais com as suas dicas . Queria uma ajuda se nao fosse incomodar queria ter uma ideia de desenho que ha representaçao de dentro/uma de fora e uma dentro e fora juntos ,so que com somente linhas , curvas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não entendi exatamente o que voc quis dizer, voce se refere a dentro do objeto e desenho de dentro do ambiente?

      Excluir
  5. Oi, Leida! Eu gostaria de saber algum site onde você costuma comprar alguns dos seus materiais (se você pudesse indicar). Eu lembro de já ter visto algum link por aqui, mas não guardei o nome... Seria muito útil pra mim, não há muitos lugares onde posso conseguir materiais de boa qualidade onde moro, sabe. Eu agradeceria muito, muito! :) Admiro muito o que você faz, é tudo tão lindo que eu fico boba. E desculpe pelo post em anônimo, me chamo Luísa!

    ResponderExcluir
  6. Oi Leida!Me parece qe vc desenha e post no blog apenas por hobb,vc trampa p o mercado
    editorial,fas ilustracoes p jornal,revista,livro ,etc.Vc sabia qe existe a SIB,e uma especie de sindicato dos ilustradores do brasil,eles dao varias orientacoes ,incluve o valor a ser cobrado pelos trampos,eu gostaria qe vc posta se trabalhos seus,e menos desenhos de hobb,ou exercicios,pois vc manda muito bem.No meio do ano estarei inicianto desenho na QuantaAcademiadeArtes,vc conhece?Outra coisa qe notei,vc tem uma beleza plastica,vc mesma se comfundi c suas obras,parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,
      Eu vendo minha arte, todas. O blog foi criado para dicas e tutoriais para iniciantes.

      Para conhecer meu trabalho voce pode visitar meu portfolio http://leidanogueira.daportfolio.com

      Obrigada por apreciar minha arte. :)

      Excluir
  7. Oi Leida! Parabéns pelo seu talento, parabéns pelo dom que vc tem, que Deus te abençoe cada vez mais! Também amo desenhar e quando descobri o seu blog e vi os seus trabalhos fiquei maravilhado! Desde então sigo os seus ensinamentos. Ainda preciso aprender bem a técnica de desenhar os vários tipos de cabelos, a textura das roupas e praticar mais a técnica de luz e sombra. Seu talento é sensacional! Beijos!
    Bergson

    ResponderExcluir
  8. Muito legal!Dicas ótimas!
    ~~http://cavetownoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Obg me ajudou no meu trabalho escolar

    ResponderExcluir