quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tipos de sombreamento à grafite



Há varias formas de sombrear um desenho. Conheça os tipos de sombreamento nessa postagem.

Para o realismo a técnica mais comum é o esfumado que voce pode usar o dedo, papel toalha ou papel higienico, algodão e esfuminho para dar um efeito uniforme no sombreamneto do seus desenhos.

O sombreado próprio é importante no desenho realistas. As boas texturas de sombreado e o fluxo tonal podem acrescentar muito a um desenho.

Vou exemplificar 6 tipos de sombreamentos:

  •  Sombreamento Misto - é um método de sombreamento popular entre os artistas do lápis. O Grafite é um meio maravilhoso porque é muito viável. Você pode usar grafite e depois esfuma-lo com praticamente qualquer coisa, como citado acima.  Este método de sombreamento consiste em apenas alguns rabiscos de grafite sobre papel e em seguida esfumá-lo e também manter os riscos de grafite em lagumas áreas. Brinque com diferentes materiais para criar texturas de sombra diferentes, ou seja, voce pode mudar a graduação do seu grafite, como também misturar com o carvão criando tonalidade de texturas diferentes.


Exemplo de sombreamento misto: desenho do artista coreano hiper-realista Kim Ji-hoon 

  •  Circulismo - A idéia é desenhar círculos muito pequenos que se sobrepõem e se entrelaçam. Mas até construir o tom, isto pode ser bem entediante, mas os resultados valem a pena. Este método de sombreamento é ótimo para renderizar uma textura de pele realista. Use um toque leve para construir o tom.




Exemplo de circulismo sombreado: Lápis utilizado - H, HB, 3B, 7B
  Lapiseira- 0.3mm H, 05.mm HB, 2B 0,7 milímetros, 0,9 milímetros 2B
  •  Circulismo Misto: O grafite é rabiscado no papel tal como no método anterior. Usando um esfuminho, o grafite é misturado em pequenos movimentos circulares. Este método de sombreamento também é ótimo para as texturas da pele.


 
Exemplo de Circulismo misto: Lápis HB, 2B, 6B e sombreamento apenas com o esfuminho
Total de Horas: 15 horas


  •  Preto bem escuro: Um monte de pessoas têm problemas para conseguir um preto bem escuro. Nem sempre o lápis de cor preto é realmente uma opção com grafite. Se você quiser pretos bem escuros, tente usar carvão vegetal. Para um tom escuro com grafite, tome um lápis 7B, 8B E 9B. Pressionando o grafite no papel com rigidez e utilizando a técnica de circulismo, você obterá um preto bem escuro. Quando você está lidando com tons escuros de grafites é normal o seu desenho refletir um tom brilhoso no papel. Isto acontece porque o papel absorve a grafite rapidamente além de existirem camadas extras deixadas na superfície. Uma forma de diminuir o brilho é pulverizar o seu desenho com um fixador quando for concluído.  
Exemplo de sombreamento preto bem escuro: Lápis do H4 para 9B, Lapiseira- 0.3mm H, 05.mm HB, 2B, borracha limpa tipo e como dica para não borrar o desenho, usar escovas suaves. desenho do artista canadense Andre Skrob.

  •  Sombreamento Solto e Apertado: Se você desenhou alguma coisa antes, você provavelmente já utilizou este método de sombreamento. É simples, mas eficaz. Eu acho que é muito artístico também. A ideia básica desse sombreamento é  sobrepor  um conjunto de linhas diagonais uma ao lado da outra. Em seguida, gire o seu desenho 90 graus e desenhe um outro conjunto de linhas diagonais que se sobrepõem aquelas que já estão feitas. Isto pode ser repetido várias vezes para construir tom. O sombreado pode ser tão solto ou apertado como você quer que seja. O apertado é o método que leva um pouco mais longe. A tonalidade é construída através de repetição e um toque suave. Este método de sombreamento funciona muito bem para as peles dos animais. Não deixa o desenho tão realista ou hiper-realista como nos exemplos anteriores, mas se souber fazer e tiver paciência, você terá resultados incríveis e belíssimos.

Desenho feito com 7B TOISON D'OR



Exemplo de sombreamento apertado: o artista chinês Paul Lung utilizou apenas lapiseira 0.3mm 2B



Bom, eu espero que vocês tenham aprendido bastante nessa postagem e que de alguma forma esses exemplos de sombreamento tenham contribuído no aperfeiçoamento de seus desenhos.

Para aprender mais sobre Luz e sombra visite a página:  Luz e Sombra

Boa Sorte!! :)


36 comentários:

  1. Leida, sensacional o teu blog, parabéns!
    Serei uma visitante assídua, aqui tem muita coisa que me interessa e com certeza vou tirar grandes benefícios. Obrigada por partilhar seu grande conhecimento e sua arte maravilhosa, grande artista! Um grande abraço, Mirian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirian

      que maravilha que o blog atendeu suas expectativas. Fique a vontade para tirar suas duvidas caso voce não encontre a resposta aqui. :)
      e se quiser enviar os seus desenhos para uma avaliação ou orientação, é só enviar para o meu email lsnogueira@gmail.com

      Seja sempre bem-vinda.

      Um grande abraço

      Excluir
    2. Você ainda está dando dicas de desenho?

      Excluir
  2. Uau!!! gostei muito tenho certeza que muitas pessoas não conhece essas várias tecnicas de sombreamento e seus efeitos Obrigado Leida! Cada vez fica melhor vc é A Professora.

    ResponderExcluir
  3. Sua técnica já surtiu efeito: minha filha está praticando sob outro prisma. Ela desenha muito bem, com outro "estilo de adolescente"... Congratulo-a pela iniciativa de divulgação da sua arte.Caligrafia artística: você tem algum trabalho a respeito? Saudações! Prof. Gilber.

    ResponderExcluir
  4. Olá, fico feliz que o blog está atendendo as expectativas dela. :-)
    E sobre caligrafia artística, sim eu tenho alguns livros antigos, nunca ninguem me perguntou sobre isso, mas é fantastica essa arte. :-) tem que ter muita disciplina e paciencia para aprender. Eu vou fazer uma postagem sobre isso, ok. :-) increva-se no blog para vc poder saber o dia que publicarei isso.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelo tutorial Leida,resolveu meu problema com sombras nos meus desenhos

    ResponderExcluir
  6. olha eu admiro muito quem domina as técnicas de sombreamento , nesse instante te add no msn e facebook , afim de compartilhar esse nosso conhecimento artistico . bom não to nem perto do seu nível , pois eu sempre desenhei mangá e não exige um grão tão grande de sombreamento e técnica , mas eu bercebi que se eu dominar todos os estilos de desenhar posso superar até os mais hábeis , um abraço que continuemos com os traços da vida...

    ResponderExcluir
  7. Oi Leida, gostaria de saber quem é essa loira do desenho de Trung Nghuein.

    ResponderExcluir
  8. Chocado com os desenhos nossa, impressionante os artistas..

    ResponderExcluir
  9. Olá Leida

    Muito bom o seu blog! Parabéns também por seus trabalhos.
    Gostaria de saber se alguém sem o dom artístico pode aprender a desenhar para se divertir, desenhos razoáveis e não de "profissional" seria a minha meta, mas não tenho o dom. Tem como? Se sim, vc poderia dar dicas de como começar? Como aprender a fazer linhas retas, círculos, elipses para compor uma figura? Quais os exercícios necessário.
    Seja qual for a resposta, muito obrigado. Boa sorte e Feliz 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claoro que pode, basta ter força de vontade e estudar bem as regras do desenho artístico.
      Para quem não tem nenhuma habilidade para desenhar realmente, eu sugiro que voce inicie pela natureza morta, aprenda e entenda sobre simetria dos objetos, volume, projeção de sombra.
      Tente primeiro a desenhar formas geometricas simples, para que tem um dom, fazer um cículo ou um quadrado paraece bobo ou até mesmo ridículo, mas para que não tem o dom, fazer um círculo a mão livre é algo realmente complicado, ou mesmo um quadrado com todos os lados realmente igual. Então, Natureza morta é a melhor matéria na arte de aprender e ensinar as habilidades de desenho e pintura. Isto ensina como olhar para objetos e vê-los como um artista - com uma consciência perceptiva de seu contorno, forma, proporção, tom, cor, textura e composição. siga os links: http://desenhetudo.blogspot.com.br/p/blog-page.html

      Após estudar por essa página, estude luz e sombra http://desenhetudo.blogspot.com.br/p/luz-e-sombra.html e por aí vai. :)

      na págima Desenho para iniciantes, tem a lista de material para vc adquirir e iniciar os seus primeiros esboços. :)

      Excluir
  10. Parabéns pelo blog. Atual e didático. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu amei demais essas dicas!

    Eu desenho desde pequena, usava minhas próprias técnicas para sombrear, o que era quase sempre com o dedo, deixando riscos para contrastar.
    Mas agora entendi realmente pra que serve cada uma delas. =D
    Já vou começar a aprender como usá-las!

    ;)

    ResponderExcluir
  12. nossa muito legal esses desenhos parabems pelo blog eu estou ate arriscando uns desenhos com esses sombrados e tal parabens pelo belo blog ass;mirian idade;12 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai com fé que você consegue, ainda ta nova e tem muito pela frente :D ... Também vou tentar muito, até conseguir o resultado que quero...

      Excluir
  13. Leida, tenho muita dificuldade em acertar as marcas de expressão da face.. ou fica parecendo velho ou quase um mangá =(
    Quais as dicas pra acertar o sombreamento por exemplo naquelas parte do lado esquerdo e direto do nariz com esse formato? --> / \

    abraço de espremer laranja!!

    ResponderExcluir
  14. nss adorei esse blog meu sonho é poder desenhar assim estou sempre tentando mas ainda não cheguei la mais creio que um dia eu vou conseguir...

    ResponderExcluir
  15. Legal! gostei.. vou mandar alguns dos meus desenhos para o eu Email

    ResponderExcluir
  16. primeiramente parabéns pelo seu blog...muito legal..e sabe eu queria algumas dicas sobre sombreamento circulismo passo a passo...

    ResponderExcluir
  17. Leida eu desenho muito bem mesmo muita gente aprecia meus desenhos mais nunca consegui fazer sombreamento sem usar o esfuminho. Eu nao sou nenhum profissional só sou um mlk de 13 anos que desenha e pensa em se profissionalizar nisso entao eu pesquiso muito sobre desenho e vc é uma das melhores dona de uma site desenho q eu ja vi entao meus parabens!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Achei muito interessante, quando eu tiver mais tempo quero estudar um pouco mais :) ...

    ResponderExcluir
  19. Um bom meio de se fazer um preto bem escuro é usar o Lápis 9XXB da General´s Kimberly

    ResponderExcluir
  20. Éh!
    Sensacional foi a ideia que tive de dar uma olhadinha neste blog..e olha o que encontrei?-Exactamente o que precisava (ou preciso até o presente momento) para melhorar a minha paixão pelo desenho como artista.
    Amei e vou ser pontual neste seu blog, que tem quase tudo para quem quer aprender ou melhorar..

    Continua assim, um beijo!

    ResponderExcluir
  21. Oi ^-^
    Sério, aqui é incrível! Vim pesquisando como fazer sombras, achei seu blog e já amei! Até já pedi o ebook. XD
    Seu jeito de explicar é tão simples e claro! Dá pra entender tudo *^*
    Sempre quis aperfeiçoar meus desenhos e parece que achei o lugar certo para aprender.
    Obrigada por ensinar o que você conhece. Tenho certeza que sua iniciativa está ajudando muitos futuros artistas. :D

    Um abraço enorme com um agradecimento enorme também. XD

    ResponderExcluir
  22. Olha gostei bastante, tenho uma pergunta quais as graduações que podem ser utilizada em peles, branca, morena e negra?

    ResponderExcluir
  23. MT massa mas esqueceu o tracejado e o zigzag

    ResponderExcluir
  24. Fenomenal seu blog fascinante acho que não faltou nenhum

    ResponderExcluir