terça-feira, 29 de setembro de 2015

Como desenhar à carvão vegetal.



Tecnicamente falando, carvão é um material orgânico queimado. Normalmente, o material é de madeira. Existem alguns tipos de carvão utilizados por artistas para criar seus desenhos. Estes tipos de carvão pode ser de "vinha" e "comprimido".

Carvão vegetal vinha geralmente consiste da madeira queimada e é facilmente disseminado em uma superfície e é muito fácil de apagar. Como conseqüência, deve-se riscar com suavidade seja com o carvão em bastão ou lápis carvão comprimido porque facilmente mancha; o que pode ser um benefício para criar efeitos de sombreamento.

Carvão vegetal comprimido é mantido unido por uma goma deixando o carvão mais escuro do que o carvão de vinha. Como resultado, é mais difícil de apagar, porém não mancha com facilidade, mas faz uma marca mais escura. Carvão vegetal comprimido pode vir como uma vara redonda, uma vara quadrada, ou em um lápis. O carvão vegetal é sempre um bastão arredondada. Alguns carvões comprimidos são pigmentados, que é o caso do carvão vegetal comprimido branco.




Ferramentas para desenhar com carvão vegetal

Ao usar carvão para desenhar, algumas ferramentas terão que estar à sua disposição. Primeiro, você pode precisar de uma variedade de diferentes tipos de carvão, como os que estão imagem acima. Mas também é capaz de elaborar um bom desenho somente usando um desses carvões. Você também vai precisar ter uma borracha limpa tipo.

Borracha Limpa Tipo - Um limpa tipo é um tipo especial de borracha que é serve para retirar o excesso de pigmentação para fora da superfície, mas ela também pode apagar totalmente se quiser. A limpa tipo funcionar especialmente bem com carvão vegetal.



Esfuminho - Você também pode usar um esfuminho para espalhar o carvão na superfície. Um esfuminho pode permitir que você tenha controle total sobre a mistura e manchas do carvão. Mas se preferir, pode usar o dedo como esfumador também. (particularmente prefiro esfumar com o dedo, pois não se perde tanta pigmentação como o esfuminho pode fazer se não for usado adequadamente.)


Se você está desenhando em uma superfície plana, também é uma boa idéia ter uma toalha de papel à mão. Você pode colocar a toalha de papel entre a sua mão e a superfície do desenho, de modo que sua mão não  manchará o seu trabalho. Mas sugiro que desenhe com carvão com a superfície inclinada.

Dicas para utilizar o carvão vegetal adequadamente

O carvão vegetal em varas comprimido ou bastão deve ser realizada de forma diferente em sua mão do que um lápis de desenho comum. mas isto pode variar de artista para artista, mas a minha sugestão é manter o carvão vegetal seguro entre o polegar e o indicador e com a palma virada para a superfície do papel.


Isto permite-lhe fazer movimentos usando o seu ombro e cotovelo, em vez de apenas com o seu pulso, causando dores posteriormente.

Para desenhos com traços mais finos ou mais detalhado, um lápis de carvão vegetal pode ser usado e usado apenas como um lápis tradicional. 



Papel para utilizar carvão vegetal

Escolha papel acima de 200gr/m², assim a pigmentação do carvão vegetal ficará melhor nesta superfície. Canson Universitário 224gr/m² e Canson mi-teintes são excelentes para você praticarem e para desenvolverem belos desenhos.

Canson mi-teinte


Fixando os desenhos à carvão vegetal

Quando seus desenhos à carvão terminar, você pode querer fixa-lo no papel. Se não fizer isso, seu desenho sempre vai borrar e em pouco tempo pode desaparecer a pigmentação, deixando apenas uma mancha bem suave no papel. Porque desenhos a carvão são muitas vezes empoeirados, isto é muito comum acontecer, ainda mais se você usar carvão vegetal em bastão. 

Existem diferentes tipos de fixador. Há fixador que não fixa 100% o carvão na superfície que permite que você possa trabalhar na arte novamente se quiser. Esses são fixadores importados próprios para carvão. Há também fixador final, o qual vc não poderá adicionar mais carvão por cima. O papel fica totalmente incapaz de aceitar uma nova pigmentação. A maioria dos artistas, como eu, escolheu usar apenas fixador viável, desde que você pode optar por voltar para desenho e trabalhar sobre ela em um momento posterior.


OBS: O fixadores brilhante são considerados definitivos, pois você não consegue mais mexer na arte depois de aplicado sobre o trabalho.

A melhor maneira de usá-lo é em uma área bem ventilada com a lata de spray há 20cm de distância da obra de arte.

Aprender a desenhar com carvão é como aprender a desenhar com qualquer outra ferramenta para desenho artístico. É preciso prática. Então não desanime em primeiro lugar. Desenhar à carvão vegetal é diferente de desenhar à  lápis. A maioria das pessoas aprendem primeiro a desenhar com um lápis, por isso pode levar algum tempo para se acostumar com carvão vegetal. Mas não se preocupe, você vai ganhando prática com o tempo.

No vídeo seguinte, eu mostrarei em uma apresentação editada, como desenhar à carvão vegetal em bastão fino sobre papel canson 224gr/m².



Desenho à carvão vegetal em bastão



Lápis de carvão vegetal comprimido.



Agora que tal iniciar novos esboços usando carvão vegetal. :)


Bons Estudos!!!!



25 comentários:

  1. Excelente postagem! Obrigado pelas dicas incríveis!

    ResponderExcluir
  2. Realmente gostei bastante... maravilho... Obrigada..

    ResponderExcluir
  3. Realmente gostei bastante... maravilho... Obrigada..

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por mais uma postagem, sou seu admirador como artista e pessoa, estou triste porque ainda não pude adquirir seu curso, mas vou me preparar, pro seu próximo lançamento. Felicidades sempre.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da postagem, sou um "viciado" no desenho com carvão. Tenho algumas coisas a acrescentar, é possivel fazer um fixador caseiro com goma laca transparente e alcool, eu mesmo produzo meu fixador. E a segunda, além da vinha, o carvão pode ser feito com galhos de salgueiro e pinho, eu fiz a experiencia, e gostei muito, carvão macio principalmente com galhos de salgueiro, agora vou fazer com a vinha. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, eu sei que pode com salgueiro, mas o pinho não sabia. muito obrigada por essa contribuição de informações para o nosso blog. :)

      Seja bem vindo. :)

      Excluir
  6. Muito bom! Gostei muito desse tutorial!

    ResponderExcluir
  7. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  8. Muito legal... Obrigada por me mostrar isso. Sou muito fã do seu talento. Parabéns e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabens pelo seu trabalho muito bom mesmo se puder também ajudar o meu blog faça uma visita lá
    http://caricatoons-br.blogspot.com.br

    abraços e mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde
    Vce me tirou várias dúvidas que eu tinha muito obrigada

    ResponderExcluir
  11. Moro em São Luís/Ma e acredite, aqui não vende esse lápis. Fui na net ver uns preços e achei uns de 11 a 14 reais, mas o frente é tipo 30, 40, ou 50 reais. Queria fazer esses desenhos, mas pelo visto vai demorar um pouco. Ótimas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende da marca. Eu sei q há muitas cidades no Brasil q nao tem muitos materias artisticos interessantes para os artistas, infelizmente. Mas ainda bem tem a internet. :) vc pode visitar o site http://frutodearte.com.br e escrever em "busca" carvão vegetal que vai aparecer varias marcas em forma de bastão ou lápis. Os bastões sao bem mais baratos do que esses preços q vc mencionou. :)

      Excluir
  12. A pintura em carvão pode ser feita em tela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim pode, e voce ainda pode usar óleo de linhaça para esfumar o carvão, ou usar ele seco mesmo só que antes de aplicar o carvão direto na tela, voce deve lixar a tela, assim o carvão fixará melhor na tela e de pois da arte pronta voce pode usar um spray fixador.

      Excluir
  13. fiquei muito tempo sem desenhar agora voltei e pretendo começar a usar carvão minha dúvida é tenho uma lata de verniz fosco vencido posso usar sobre o carvão ou é melhor comprar uma nova lata? da uma dó jogar fora está cheia :/

    ResponderExcluir
  14. Já fez verniz caseiro goma laca com alccol, muito bom pra desenhos de estudo economizar uma grana.

    ResponderExcluir
  15. Beautiful! ParabePa!!! Como gostaria de ter essa abilidade com as maos para desenhar.! Vou aprender depois posto meus desenhos na minha página!

    ResponderExcluir