sexta-feira, 11 de maio de 2012

Giz Pastel Seco


O pastel seco é um material muito antigo. Apresenta-se em barras cilíndricas ou quadradas.

O pigmento é misturado geralmente com goma-arábica (espécie de cola) que funciona como aglutinante.

O resultado da técnica de pastel assemelha-se muito ao de uma pintura,especialmente se olharmos à distância.

Apesar de ter uma imagem particular de algo suave, tênue e que pode desaparecer com um sopro; a verdade é que o pastel  pode ser utilizado tanto ao desenho quanto a pintura, ele pode ser sutil, forte, agressivo, dinâmico e cheio de paixão.
 
Este material pode ser utilizado quase em qualquer suporte de papel, mas apresenta um inconveniente na sua utilização, pois uma vez utilizado no suporte pode-se tornar um desafio apagar parcialmente o Pastel Seco sem deixar vestígios.












Um pouco da história sobre o pastel seco

Esse tipo de pintura é conhecida desde o século XV e foi utilizada por famosos mestres da pintura ocidental e imortalizada  por Edgar Degas.




Porém o pastel é mais antigo do que se pode imaginar, com mais de 3000 anos encontrados nas cavernas, onde os nossos ancestrais usavam pigmentação da terra como ocres e carvão para criar imagens nas paredes. Lugares que poderemos considerar as primeiras galerias de arte. 

Mas é na Itália, nas mão do frances Jean Perréal (1450-1528/30), que se conheceu os pastéis coloridos, os quais, Leonardo da Vince escreveu que encontrou Perréal e este lhe contou sobre "uma nova técnica" de pintura com cores secas. As primeiras cores usadas por Da Vince foram: preto, sanguinea, sépia e branco.



No século XVIII, a utilização do pastel ganha força com os pintores Rosalba Carriera e Maurice Quentin de La Tour, estes artistas descreveram a técnica como uma ligação direta da mão com a tela, não havia necessidade de desenhos anterios e poderia ser aplicado sem nenhum médio e camadas sobre camadas imediatamente.

Rosalba Carriera


Maurice Quentin de La Tour
Daí em diante muitos outros pintores utilizaram o pastel de acordo com seu estilos pessoais como Delacrois, Miller, Manet, Monet, Renoir, Toulouse Lautrec, Whistler, Childe Hassam. Gauguim, Picasso, Chagall, Pollock e Edgar Degas, mencionado no início desta postagem.

 Se quiser aprender a pinta rostos a pastel seco é clicar aqui: Pintura a pastel seco


15 comentários:

  1. É possível alcançar muita beleza com os pasteis, lindas obras vc postou, e a história...é a cultura da arte da qual muitos estão carentes graças a Deus o seu blogue existe! Nunca tive contato com giz pastel seco, mas, não vejo a hora, porém só pretendo faze-lo quando estiver dominando melhor as tecnicas de desenho valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns leida pelo seus lindos trabalho. espero que voçe continue sempre assim ta bom xau beijos

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é maravilhoso, sou desenhista há anos, mas aqui encontrei esclarecimentos técnicos que me faltavam, como em relação ao Giz Pastel, por exemplo. Fiz uma pequena divulgação do Blog no FaceBook, acredito que muitos artistas e aspirantes amigos meus vão adorar! Parabéns, e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada por compartilhar o blog, seja sempre bem-vindo. :)

      Excluir
  4. Oi Leida...muito bom o seu blog...interessante a matéria sobre giz pastel...fiz um desenho usando giz pastel...Queria saber o nome do papel colorido pra desenhar em especial da cor preta...qual é o nome desse papel...ele é especial?
    Um abraço!!!! parabéns pelo blog...e pelo dom.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, o papel colrdo sao especiais para pastel, o nome canson mi teintes. :-)

      Excluir
  5. OI Leida...Muito bom seus trabalhos...também faço alguns riscos...e vendo seus desenhos dá mais motivação ainda... será que eu poderia te desenhar e te mandar pra você avaliar, com sua permissão...rsrs...parabéns...deve ser muito prazeroso fazer o poucas pessoas conseguem...lindo dom...show...nota 1000!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada por apreciar minha arte.
      voce pode me desenhar sim. :)
      seja bem-vindo ao blog

      Excluir
  6. Feliz ano novo!!!!!!!! e que venha novos trabalhos para nosso deleite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!! Feliz ano novo para vc e toda sua familia. :)

      Excluir
  7. Muito bom gostaria de aprender, mas parece ser muuuito caro!!

    ResponderExcluir
  8. Oi leida,

    sou o Guilherme. Estou com uma duvida. Recentenmente encomendei uma coleção de lápis crayon da marca Gioconda, de tonalidades sépia. Esse material e recomendado pra desenhos realistas de gravuras, como se fosse um grafite? Ainda nem tentei usa-lo mas não sei se o resultado final seria o ideal pra realismo. Outra duvida e que para desenhos com riqueza de detalhes, o uso de papel poroso com mais de 180g seria tb recomendado ????

    Bjs e gostei do blog :))

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por compartilhar seus lindos trabalhos.
    Sou iniciante no desenho e na pintura; e, sua iniciativa com o
    blog é um incentivo para continuar aprendendo aos poucos.
    Sucesso e realização por seu trabalho são meus sinceros votos.
    Um grande abraço. Antônio Ferraz

    ResponderExcluir