quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Como misturar e combinar cores com lápis de cor



Os lápis de cores são transparentes, porém não é possível misturar as cores como se estivesse usando tintas ou pasteis. Para formar as misturas de cores, você precisa criar camadas em cima de camada de cor.
Roda de cores


A roda de cores é uma ferramenta de referência útil para a compreensão das relações de cores. Sabendo onde cada cor encontra-se no círculo de cores torna fácil entender como as cores se relacionam e reagem uma com a outro.

 Na imagem acima, A roda de cores básicas é formadas pelas três cores primarias  e as secundárias em fatias menores centralizadas nas cores terciárias.

Conhecendo um pouco sobre a teoria da cor básica pode realmente ajudá-lo  no desenho com lápis de cor.

*Exercício: Crie uma roda de cores básicas.

     Para ter uma noção de como as cores funcionam juntas e se relacionam entre si, faça uma roda de cores. 




Use um prato para fazer o círculo e divida-o em seis fatias. Coloque as três cores primárias (azul, amarelo e vermelho) em cantos opostos e distante um do outro, ou seja, pintando uma fatia e a outra não. Nas fatias que ficarão vazias, coloque as cores secundárias:
  • Verde - formado por azul e amarelo
  • Laranja - formado por amarelo e vermelho
  • Violeta (ou púrpura) - formado por azul e vermelho
E pronto você terá sua primeira roda de cores básicas.  

Você pode continuar a fazendo isso com uma roda maior dividido em 12 ou 24 fatias e continue a misturar as cores primárias e cores secundárias juntas. quando misturamos as cores primárias com as secundárias encontraremos as cores terciárias. Fazer uma roda de cores com lápis de cor, não é necessário misturar as cores como foi falado anteriormente, pois num estojo de 24 cores, pode se dizer que se encontrará as cores primárias, secundárias, terciárias e as complementares, vc só precisa saber quais são cores corretas que pertencem a cada grupo.


Cores Terciárias



 Cores Complementares


As cores complementares são as duas cores em frente a outra na roda de cores (como o vermelho e o verde, laranja e azul ou amarelo e roxo).


http://desenhetudo.com/aulas-gratis-blogguer/?utm_source=blogger-banner02


Usando Cores Complementares

Quando colocados lado a lado, as cores complementares ficam vivas, formando contrastes interessantes. Usando uma cor complementar no fundo fará com que o desenho se destaque, impressão de estar fora do papel.


  

Agora pratique bastante as combinações de cores, a imagem acima serve de exemplo para você trabalhar, mas você também pode experimentar outras combinações.

Mas faça um aquecimento antes de realmente pintar. Em um pedaço de papel de rascunho, faça diferentes rabiscos e linhas, mude a pressão e tente segurar seu lápis de diferentes maneiras.


A maneira como você segura o lápis terá um impacto direto sobre os traços que você fará. Alguns rabiscos permitirá que você pressione com mais firmeza sobre o papel, resultando em traços escuros, densos.

   

Bom, agora é só pegar seus lápis de cores e papel e praticar muuuuito. :) 

Se você ainda não conhece a página Pintura à Lápis de cor, então dá um clique aqui:  Lápis de Cor
Você aprenderá mais detalhes sobre essa técnica.

Assista algumas demonstrações de pintura à lápis de cor sobre papel preto.







Bons estudos
Leida Nogueira











quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pintura com canetas marcadores.


A primeira vez que eu usei um marcador foi em 2012. Eu comprei um conjunto de marcadores Pomarker da Letraset para usar junto a minhas pinturas com lápis de cor. Mas eu me apaixonei por eles e comecei a usar somente eles para desenhos mais avançados. E atualmente tenho uma coleção dessas canetas, não só as promarkers, mas também a flexmarker e aquamarker da Letraset, que dão efeitos de pintura realistas incrível.

Pintura aquarela sempre foi um dos meus estilos favoritos, mas quase não venho praticando, por conta da demanda de trabalhos com grafite, pasteis e lápis de cor e  então, quando descobri os marcadores eu fiquei muito ansiosa e entusiasmada ao perceber que eu poderia usar uma técnica semelhante da aquarela com os marcadores ao colocar as cores em camadas e mistura-los juntos. :)

Para trabalhar com os marcadores, eu tenho que ter um esboço já corrigido e perfeito dentro do meu ponto de vista satisfatório antes de eu comece a colorir com eles, pois a tinta não é apagável. Mas se eu quero adicionar alguns destaques extras em algum lugar mais tarde, é só usar uma caneta de tinta pigmentada a base de água.

Eu gosto de construir a cor da luz para mais escuro com muitas camadas, se você for relativamente rápido para colorir, você pode misturar as cores ficando tons bem agradáveis ou ter uma superfície lisa muito boa.

Infelizmente ainda não deu para preparar um tutorial sobre essa técnica de pintura com marcadores, mas eu tenho algumas imagens para vocês terem uma ideia de como a pintura com marcadores é iniciada. :)


Red Sonja













 Phoenix - X-Men









Mulher Maravilha








Mulher Maravilha
_________________________________________________________________________________



Pin Up










Harley Quinn / Alerquina










 Não tenha medo dos marcadores e acumule experiências, é apenas um desenho e, às vezes você tem que fazer um monte de erros para descobrir novas maneiras de trabalhar com eles e obter o efeito desejado.

Os marcadores são maravilhosos de trabalhar e se aprender a usá-los, terá resultados muito satisfatórios, é uma pena que ainda são muito caros no Brasil . :/ Mesmo assim, investir em minha arte sempre será minha prioridade profissional. :)

Até breve,

Leida Nogueira