Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Como desenhar à carvão vegetal.



Tecnicamente falando, carvão é um material orgânico queimado. Normalmente, o material é de madeira. Existem alguns tipos de carvão utilizados por artistas para criar seus desenhos. Estes tipos de carvão pode ser de "vinha" e "comprimido".

Carvão vegetal vinha geralmente consiste da madeira queimada e é facilmente disseminado em uma superfície e é muito fácil de apagar. Como conseqüência, deve-se riscar com suavidade seja com o carvão em bastão ou lápis carvão comprimido porque facilmente mancha; o que pode ser um benefício para criar efeitos de sombreamento.

Carvão vegetal comprimido é mantido unido por uma goma deixando o carvão mais escuro do que o carvão de vinha. Como resultado, é mais difícil de apagar, porém não mancha com facilidade, mas faz uma marca mais escura. Carvão vegetal comprimido pode vir como uma vara redonda, uma vara quadrada, ou em um lápis. O carvão vegetal é sempre um bastão arredondada. Alguns carvões comprimidos são pigmentados, que é o caso do carvão vegetal comprimido branco.




Ferramentas para desenhar com carvão vegetal

Ao usar carvão para desenhar, algumas ferramentas terão que estar à sua disposição. Primeiro, você pode precisar de uma variedade de diferentes tipos de carvão, como os que estão imagem acima. Mas também é capaz de elaborar um bom desenho somente usando um desses carvões. Você também vai precisar ter uma borracha limpa tipo.

Borracha Limpa Tipo - Um limpa tipo é um tipo especial de borracha que é serve para retirar o excesso de pigmentação para fora da superfície, mas ela também pode apagar totalmente se quiser. A limpa tipo funcionar especialmente bem com carvão vegetal.



Esfuminho - Você também pode usar um esfuminho para espalhar o carvão na superfície. Um esfuminho pode permitir que você tenha controle total sobre a mistura e manchas do carvão. Mas se preferir, pode usar o dedo como esfumador também. (particularmente prefiro esfumar com o dedo, pois não se perde tanta pigmentação como o esfuminho pode fazer se não for usado adequadamente.)


Se você está desenhando em uma superfície plana, também é uma boa idéia ter uma toalha de papel à mão. Você pode colocar a toalha de papel entre a sua mão e a superfície do desenho, de modo que sua mão não  manchará o seu trabalho. Mas sugiro que desenhe com carvão com a superfície inclinada.

Dicas para utilizar o carvão vegetal adequadamente

O carvão vegetal em varas comprimido ou bastão deve ser realizada de forma diferente em sua mão do que um lápis de desenho comum. mas isto pode variar de artista para artista, mas a minha sugestão é manter o carvão vegetal seguro entre o polegar e o indicador e com a palma virada para a superfície do papel.


Isto permite-lhe fazer movimentos usando o seu ombro e cotovelo, em vez de apenas com o seu pulso, causando dores posteriormente.

Para desenhos com traços mais finos ou mais detalhado, um lápis de carvão vegetal pode ser usado e usado apenas como um lápis tradicional. 



Papel para utilizar carvão vegetal

Escolha papel acima de 200gr/m², assim a pigmentação do carvão vegetal ficará melhor nesta superfície. Canson Universitário 224gr/m² e Canson mi-teintes são excelentes para você praticarem e para desenvolverem belos desenhos.

Canson mi-teinte


Fixando os desenhos à carvão vegetal

Quando seus desenhos à carvão terminar, você pode querer fixa-lo no papel. Se não fizer isso, seu desenho sempre vai borrar e em pouco tempo pode desaparecer a pigmentação, deixando apenas uma mancha bem suave no papel. Porque desenhos a carvão são muitas vezes empoeirados, isto é muito comum acontecer, ainda mais se você usar carvão vegetal em bastão. 

Existem diferentes tipos de fixador. Há fixador que não fixa 100% o carvão na superfície que permite que você possa trabalhar na arte novamente se quiser. Esses são fixadores importados próprios para carvão. Há também fixador final, o qual vc não poderá adicionar mais carvão por cima. O papel fica totalmente incapaz de aceitar uma nova pigmentação. A maioria dos artistas, como eu, escolheu usar apenas fixador viável, desde que você pode optar por voltar para desenho e trabalhar sobre ela em um momento posterior.


OBS: O fixadores brilhante são considerados definitivos, pois você não consegue mais mexer na arte depois de aplicado sobre o trabalho.

A melhor maneira de usá-lo é em uma área bem ventilada com a lata de spray há 20cm de distância da obra de arte.

Aprender a desenhar com carvão é como aprender a desenhar com qualquer outra ferramenta para desenho artístico. É preciso prática. Então não desanime em primeiro lugar. Desenhar à carvão vegetal é diferente de desenhar à  lápis. A maioria das pessoas aprendem primeiro a desenhar com um lápis, por isso pode levar algum tempo para se acostumar com carvão vegetal. Mas não se preocupe, você vai ganhando prática com o tempo.

No vídeo seguinte, eu mostrarei em uma apresentação editada, como desenhar à carvão vegetal em bastão fino sobre papel canson 224gr/m².



Desenho à carvão vegetal em bastão



Lápis de carvão vegetal comprimido.



Agora que tal iniciar novos esboços usando carvão vegetal. :)


Bons Estudos!!!!



terça-feira, 4 de agosto de 2015

Como pintar um retrato à lápis de cor



Desenhar um rosto realista é um desafio, não importa a técnica que você use, sempre há um nível de dificuldade até mesmo para aqueles que tem facilidade em desenhar a mão livre, porém uma vez que você se dedicar aos estudos de luz e sombra e proporção da face e cabeça, além de praticar bastante,  é claro, os resultados podem ser surpreendentes.

Se você já desenha retratos à grafite e desenvolve bem o sombreamento da face em tons de cinza, talvez não terá dificuldades em fazer o mesmo sombreamento, só que agora, colorido. As técnicas para colorir são várias, mas nesta postagem, irei demonstrar a técnica do lápis de cor, a qual está cada vez mais popular e favorita entre os artistas realistas. Parece complexa no inicio, mas com um pouco de pratica e com os materiais certos, logo você perceberá que prazeroso é trabalhar com lápis de cor.

Neste tutorial demonstrarei minha própria técnica de pintura à lápis de cor, porém cada um é capaz de desenvolver sua  próprio maneira de pintar  através de um conjunto de técnicas compostas de estudos parciais que adquirimos a partir de tutoriais como este, livros, aulas e, o mais importante, através de muita prática. 

A maneira como pinto os meus desenhos à lápis de cor não é necessariamente a maneira mais certa e nem a mais errada, é apenas a maneira que descobri ser a  mais confortável e  que fornece os resultados que eu gosto. Não há certo e errado na arte, mas algumas orientações que ajudam a gente nas direções diferentes que gostaríamos de ir e, consequentemente, a fazer as nossas próprias regras à medida que aperfeiçoamos nossos desenhos. Então, sugiro que você adquira o que é mais útil para você a partir deste tutorial e não considere o que não atender às suas técnicas preferidas.

Eu vou usar Rafiné e Carandache, mas gente, não  precisam sair comprando essas marcas como se para pintar um retrato, apesar de serem de excelente qualidade, mas existem outras marcas como Faber Castel Polycromos, Policolor da koh-I-Noor, sakura, prismacolor ou até mesmo  lápis de cores escolares como da Faber Castel aquarelável, mas infelizmente algumas marcas não estão disponíveis no Brasil, porém esses que mencionei darão bons resultados realistas na pintura.  Sinta-se livre para usar qualquer marca que você gosta ou já possui.  Vou mencionarei as cores que vou usar ao longo desse tutorial para facilitar suas buscar quando adquirir um estojo de lápis de cor.

Vamos começar: