Luz e Sombra

Estrutura da Luz e Sombra

A luz e sombra é a parte do acabamento mais importante, não dá para você imaginar um objeto finalizado se este não tiver luz e sombra.

Antes de desenhar a luz e as sombras que você vê, você precisa treinar seus olhos para ver como um artista.

Os valores são os diferentes tons de cinza entre o branco e o preto. Os artistas usam valores para traduzir a luz e as sombras que vêem em sombreamento, criando assim a ilusão de uma terceira dimensão.

Eclosão e sombreado são técnicas simples e divertido para a elaboração de sombreamento.

Uma gama completa de valores é o ingrediente básico para sombreamento. Quando você pode desenhar lotes de valores diferentes, você pode começar a adicionar sombreamento e, portanto, a profundidade, para seus desenhos.
 

Com o sombreamento, a ilusão mágica de realidade tridimensional aparece em seu papel de desenho.

Se o objeto for iluminado por todos os lados ou se tiver sombra ou escuro por todo os lados, ele não aparece, ou seja, você verá tudo claro ou tudo escuro.

Então é necessário determinar uma fonte de luz para iluminar o objeto, iniciando assim a forma do mesmo.

Com essa fonte de luz pronta, você precisará texturizar, escolher os lados e as faces do objeto que não receberão a luz para poder escurecer essas faces juntamente com essas texturas,  formando assim, o volume.

Com isso, é importante aprender que a iluminação poderá ter até 5 partes:

  1. Brilho, ou seja, a área que não será pintada, representando a área de maior concentração da luz.
  2. Meio tom
  3. Sombra
  4. A luz refletida
  5. Sombra projetada
 Veja os exemplos:





A figura acima é um exemplo de desenho artístico hiper-realista.


 Obs: Nem todo desenho precisrá ter necessariamente essas 5 partes, porém não esqueça que Luz e Sombra é fundamental para dar volume e forma ao desenho.

Atenção:  Você sabe que os objetos ao seu redor são tridimensionais, porque você pode andar com eles, vê-los de todos os lados, e tocá-los. Tome um momento para olhar ao seu redor em objetos familiares. Tente descobrir porque você vê as suas reais formas tridimensionais. Olhe para os diferentes valores criados pela luz e sombras.

Sombra própria e projetada

Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e caracterizam o volume do objeto. 

O volume é o que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.

Podemos definir dois tipos de sombras: 
  • as próprias 
  • as projetadas.
As sombras próprias são as que origina o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.



 Observe a figura acima, você pode ver que atravéz dos efeitos de luz e sombra, um simples círculo virou uma esfera ao fazer volume com sua própria sombra. Mas quando se acrescenta a sombra projetada o objeto deixa de estar no espaço vazio.






Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.
Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.

E dependendo da graduação do cinza que você colocar no seu desenho, ou seja, se você apertar mais o tom no papel deixando a sombra mais escura e a sombra projetada super escura. Você pode, através do seu desenho, especificar do que é feito o seu objeto. Veja o exemplo:


Mas não basta só um lápis de grafite macio, a gramatura do papel influencia muito no efeito dos desenhos, por exemplo, você não conseguirá reproduzir todos esses efeitos num papel sulfite , no qual, sua gramatura é de 75g/m². É necessário papel com gramatura acima de 140g/m².

Escala tonal


A escala tonal é excelente para exercitar o olhar, treinar a percepção da luz e iluminação. Válidas para iluminação natural e artificial.

Mas para entender sobre a escala de tons das cores e neutros é preciso entender que cada cor possui um grau de pureza – não sofrem a ação da luz ou da mistura com outra cor ou neutro e que os neutros não são cores. Nas duas situações, com a ação da luz, poderá ocorrer uma variação tonal sobre o corpo de um elemento em função:

a. das sombras – própria ou projetada;




b. das áreas mais ou menos iluminadas.




Postagens interessantes sobre sombreamento:

Dica importante:

OS DESENHOS NÃO SÃO FEITOS COM CONTORNOS E SIM TRABALHADOS EXCLUSIVAMENTE EM FUNÇÃO DA GRADUAÇÃO DA LUZ E SOMBRA.


Exercícios de Luz e Sombra:

Os desenhos podem ser feitos da observação de quaisquer imagens, a partir do real ou de fotografias.

EXERCÍCIO 01 – PREPARATÓRIO ESCALAS DE LUZ E SOMBRA


Abaixo outro exemplo de escala tonal com lápis de gramturas diferente. No exemplo voce vê apenas 6 quadradas, mas voce pode fazer com 9 ou 10 quadrados. Mas lembre-se, tem que fazer sem repetir os tons.




Para exercitar Luz e Sombra
 
Tomar um olhar mais atento a luz e a sombra

Antes que você possa desenhar os valores apropriados que ilustram a luz e as sombras corretamente, você precisa ser capaz de identificar visualmente o seguinte: 

  1. Fonte de luz: A direção da qual se origina uma luz dominante. A colocação desta fonte de luz afeta todos os aspectos de um desenho. 
  2. Sombras: As áreas em um objeto que recebe pouca ou nenhuma luz.
  3. Sombra projetada: A área escura sobre uma superfície adjacente onde a luz é bloqueada pelo objecto sólido.
 A fonte de luz diz-lhe onde desenhar todos os valores de luz e sombras.

 É necessário um pouco de prática para localizar a fonte de luz, sombras e sombras projetadas em torno de um objeto. Assim que escolher o objeto a ser desenhado, pergunte a si mesmo as seguintes questões:
  1. Onde estão os valores de luz? Olhe para as áreas mais claras sobre o objeto. Da luz mais brilhante até as mais leves.
  2. Onde estão os valores escuros? Valores escuros, muitas vezes revelam as seções do objeto que estão na sombra. Ao localizar sombras, normalmente você pode identificar a fonte de luz. 
  3. Onde está a sombra? A seção da sombra mais próxima do objeto é geralmente mais escura em um desenho. Ao localizar a sombra de um objeto, você pode facilmente descobrir a direção de onde se origina a fonte de luz.
Se voce preferir usar um modelo real, aqui vai a dica, posicione uma folha de papel sulfite em uma mesa, no meio do papel você colaca qualquer fruta,  aqui eu exemplifico com uma maçã, na direção que voce quiser posicione há alguns centimentro de distante da maçã um spot; essa distãncia fica como você preferir, lembrando que dependendo da distancia que spot estiver, o comprimento da sombra projetada pode variar também.


Acima voce vê a mesma maça fotografada em angulos diferente de visão, assim voce pode se posisionar em qualquer lugar ao redor da maçã e desenhá-la.

Mas caso prefira basear-se atraves de fotografia, abaixo segue duas imagem em preto e branco para faciliatar a percepção da escala de cinzas no moento que for desenhar e dar forma e volume no objeto a ser ilustrado.






Escolha uma das imagens e pratique, se quiser alguma avaliação sobre o seu desenho é só enviar para o meu email lsnogueira@gmail.com ou leidanogueira@hotmail.com.




Visite também a página Natureza Morta você aprenderá como desenhar os objetos tridimensionais.


Boa Sorte!!! :-)

Eii, você já tem meu ebook? é grátis, faça o download agora mesmo  =) 

New Graphic

100 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus esse blog foi um achado incrível!!!!!...
Acabei d iniciar minha "vida artística"...rs...entrei em um cursinho de desenho para passar para faculdade de arquitetura e estou encantada com tudo, vcs dão dicas super valiosas!!!!!....Obrigada por compartilhar suas experiências!

Leida Nogueira disse...

Seja sempre bem-vindo! :D

Anônimo disse...

oie adorei seu blog .
faz tempo que procura um blog q ensinava as tecnica e a perfeição dos desenhos artisticos
valeu pelas dicas

Leida Nogueira disse...

Olá,

que maravilha que meu blog atendeu suas expectativas. :)

seja sempre bem-vindo. ^^

Anônimo disse...

adorei!todos os blogs so tinham treta mas seu nao!

Leida Nogueira disse...

:) muuuuito obrigada!

Anônimo disse...

oi tenho 15 ans antes de tudo adorei teu blog nata 10 comecei um curso a poco tenpo minha paixao e desenhar queria saber quantos curso presciso pra se tonar um desenhista desde ja agradeco

Leida Nogueira disse...

Olá. obrigada por gostar do blog. Mas voce não precisa de muito cursos para ser um bom desenhista, basta um bom curso que te ensine tudo o que é necessário, o resto vc é que tem que fazer, praticar diariamente, aprender a observar as coisas ao seu redor, observar luz e sombra do dia a dia, desenhar tudo o que voce ver se possivel, mas sempre utilizando o que voce aprendeu ma teoria. :)
Agorta, se depois que voce aprendeu as tecnicas para desenhoa atístico e quiser seguir áreas especificas de desenho como, quadrinhos, ilustração de livros, caricatura, desenho grafico e outros... voce terá que buscar cursos especifico para estas áreas para voce se tornar um profissional da área escolhida. :)

Bom sorte e seja sempre bem-vindo. :)

Anônimo disse...

ola leida gostei muito de observar o teu blog,faço um cursinho gratis em uma biblioteca porém o professor é pouco empenhado e só com as aulas dele não vai dar pra aprender muita coisa,suas dicas irão me ajudar bastante obrigado.
obs:seus desenhos são incriveis,vejo que terei um longo caminho pela frente mais vou seguindo em frente um dia chegarei no seu nivel.

gabriel disse...

Parabens pelo o blog!! é muito bom conher blog como o seu apesar de tercido o melhor entre todos que eu já olhei. "no meu ponto de vista". Sou caricaturista iniciante! por enguanto não fiz nenhum curso relacionado a arte visual.Mais pretendo!Bom eu gostaria que me add no facebook Gabriel Matins ee nas outas rede social gabriel120mf@hotmail.como gosto de posta minhas caricaturas!! espero que me adicione para me passar umas tecnicas para perfeiçuar-me!! agradeço pelo o blog creio que vai me ajudar muito !! o blog já está como favoritos na minha página da web!! abraçoss..

Rafa€lla disse...

nossa PARABENs!!!!!!!!!!!!!!
vc e mt talentosa. Eu queria saber se tem algum problema passar dedo no desenho em cima das partes escuras para ficar meio que "uniforme".
mais um vez parabens mesmo!!!

Cloud disse...

Nossa, realmente incrivel!
Já acompanho o blog a umas duas semanas (porém só agora resolvi agradecer), e realmente é de grande ajuda, e é claro de ótima qualidade!
Ainda tenho dificuldades com luz & Sombra, porém o progresso é notavél!

gilberto caetano disse...

Muito bom seu Blog to tirando varias duvidas e sou um desenhista iniciante quero me tornar um profissional, aqui me explica como você faz efeito de metal escovado??????????

Edilson Holanda disse...

Olá. Muito bom mesmo. Estou há duas semanas aprendendo, num curso particular, mas suas dicas são ótimas. Quero me empenhar para aprender face humana, e gostaria de sua dica: - vou direto para face ou pratico com outros tipos, como pedras, animais, flores, etc.? O que você acha! Grato. Edílson

Anônimo disse...

vc poderia me informar a onde eu consigo encontrar esses lapis que vc falou lá em cima,ja tem um tempo que procuro mais nao acho concerteze esse lapis me ajudaram a melhorar meus desenhos=)
e adorei seu blog me ensinou tudo eu precisava^^

Leida Nogueira disse...

Olá fico feliz que o blog atendeu sua expectativa.
todo o meu material eu compro na Loja Fruto de arte que fica no centro de São Paulo. mas vc pode comprar pelo site deles também, que entrega em todo o Brasil. http://frutodearte.com.br

Seja sempre bem-vindo

Leida Nogueira disse...

MUito onrigada por apreciar o blod e minha arte.

seja bem-vindo

Leida Nogueira disse...

Gabriel eu não consegui te achar pelo teu email... voce pode me adicionar e deixa uma mensagem pra eu identificar vc. :)

fico feliz que tenha gostado do blog. muito obrigada.

seja sempre bem-vindo

Leida Nogueira disse...

Olá Rafaella

não tem problema algum vc passar o dedo, porém, tome cuidado para não borrar ou manchar o seus desenho se caso seus dedos estiver suados. o ideal é voce usar um papel toalha o higienico bem macio para áreas maiores e esfumar em circulos suavemente. Assim voc terá um esfumado bem uniforme e sem manchas. deixa para esfurmar com o dedos áreas memores e para retoques.

abraço

Leida Nogueira disse...

que maravilha! Fico muito feliz que o blog está atendendo suas expectativas. :)
seja sempre bem-vindo

Leida Nogueira disse...

olá

o efeito do metal escovado é basicamente o mesmo dos outros efeitos inicialmente, pinta toda a base, esfuma, use a borracha limpa tipo para tirar o excesso de grafite nos tom que recebe o reflexo de luz e depois com uma lapiseira 0.3 com grafite de graduação B ou HN vc faz riscos em diagonais, porém cuvos nos contornos, para não perder o efeito da esfera.

Leida Nogueira disse...

OLá Edilson

BOm isso depende de sua habiliadade para desenho. O ideal para quem nunca desenho face ou está no inicio da aprendizagem é aprender a sombrear maça, ovo, manga. frutas rendondas ou ovais, quando vc conseguir dar um efeito relaismo nessa frutas, vc está pronto para dar sombreamento na face, dando realismo ao seus desenho. e tente desenhar a partir do objeto real, para sua habilidade em desenho ficar melhor e futuramente não precisar basear-se em fotografia ou sempre de um modelo para produzir seus proprios desenhos.

Anônimo disse...

Eu estou ambiciando por desenhar artes que se assimilam com as de Andy Paciorek (http://visionaryartgallery.weebly.com/andy-paciorek.html), e gostaria que a você me dissesse se seria possível reproduzir obras similares com carvão vegetal!
Também almejo por transformar em arte as obscuridades da literatura espírita, entre outras cenas dantescas. Em fim, gostaria que me dissesse se o carvão vegetal para este fim é ideal!
Sua didática é invejável! Este blog é um verdadeiro achado! E como o conhecimento vale ouro, eu agradeço por dividir tal riqueza conosco! Meus Parabéns! Continue escrevendo com esta lucidez!

Leida Nogueira disse...

olá,

Eu não tenho certeza se o carvão vegetal seria ideal, mas pode funcionar, porém é necessário um fixador posteriormente porque não fixa no papel ou em tela. talvez o lápis carvão, funcione melhor... mas realmente não posso te assegurar disso, teria que colocar em pratica realmente. E dependendo do seu nivel artistico para desenhos, o carvão promoverá um efeito incrivel e o ideal é voce simplesmente desenhar sem uso da borracha para não ocorrer manhas e borroes no seu desenho.

Fico muito feliz que tenha o blog atendeu sua expectativas. Muito obrigada e seja sempre bem-vindo. :)

ivo doria disse...

Leida as suas dicas de desenho são maravilhosas, gosto muito de desenho e pratico desde criança de maneira autodidática, estou imprimindo e fazendo apostilas de suas aulas.
Você não sabe a ajuda que você está dando a nós que não podemos frequentar um curso regular. Obrigado.
Ps: Você é uma gata.

Leida Nogueira disse...

Ola Ivo,


Kkkkkkk muito obrigada pelo "gata" :-) e muitíssimo obrigada por gostar do blog e da minha arte.

Seja sempre bem-vindo.:-)

Anônimo disse...

Parabéns, vc fez com que eu retorna-se a lado artístico, muito bom seu trabalho, não pare de divulga-lo, quem sabe um dia não nos esbarramos em alguma reunião sobre desenhos, valeu.

Leida Nogueira disse...

Muito obrigada, que bom que gostou do blog.

seja sempre bem-vindo. :)

Anônimo disse...

Gostei de mais... está me ajudando bastante, Obrigada (:

Felipe disse...

Meu Deus que blog é esse, eu adoro desenho e já faço alguns mais muito iniciante mesmo e com esse apoio do seu blog vou consegui fazer meus desenhos com uma maior perfeição.
muito obrigado por dividi sua sabedoria conosco

att
Sidon

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog sem duvida vai me ajudar muito no curso que estou fazendo.Parabéns pelo seu trabalho e obrigada pelas dicas.

Anônimo disse...

verdade, esse blog e um dos melhores msm. vou falar pra alguns amigos meus vim dar uma olhada *_*

Fabio lourenço disse...

OI MEU NOME E FABIO LOURENÇO ADORO DESENHAR NUNCA FIZ CURÇO MAIS PRETENDO FAZER UM NO FINAL DESSE ANO AMEI MUITO SEU BLOGGER VC DESENHA PERFEITAMENTE PARABÉMSSSS

iraildon disse...

EU JÁ DESENHO, SÓ QUE FSSO SEM AQUELAS MEDIDAS DOS ARTISTAS FAZEM DE ARREDONDAR A CABEÇA SABE... MAIS EU PRECISO APERFIÇOAR TIPO ASSOMBREAMENTO, CABELO SABE E DETALHE DOS LHOS, O QUE VC MIM DIRIA PRA SER DESENHISTA PROFISSIONAL.

Anônimo disse...

SEUS DESNHOS SÃO SHOWS, EU JÁ DESENHO MAIS PRECISO APERFEIÇOAR ALGUMAS TÉCNICAS COMO O CABELO, OS OLHOS E O ASSOMBREAMENTO, QUE MIM DIRIA, OBRIGADO.

André Nunes disse...

Leida seu blog é fantástico.!!

Estou começando agora no desenho e posso te dizer que o seu amor pela arte do desenho tem me influenciado muitoooo.!
obrigado e parabéns pelo blog.!!

André Nunes

Dilermando Lemos disse...

Leida, vc é realmente fantástica.Gostaria de saber quem é a loira que serviu de modelo para você.

Anônimo disse...

Adooooreei seu site!!! Ameei concentrou tudo que eu queria em apenas um lugar!!
Pode ter certeza que está na lista dos favoritos!!


=* Bjs Fofah

§lipiknot disse...

oi Leida tudo bom? sou o mais recente admirador do seu trabalho vejo muitos artistas de hiper realismo e confesso que técnica igual a sua somente os grandes artistas possuem e com todos esses exercícios disponíveis no seu blog tenho certeza que irei melhorar muito meus desenhos valeu muito agradecido.

johnny disse...

LEida onde eu encontro esses lapis para desenho,fui na loja saraiva e não encontrei,onde posso achar?

Leida Nogueira disse...

Johnny, a loja mais completa que eu conheço é a fruto de arte. Esse é o site http://frutodearte.com.br

Leida Nogueira disse...

Muito obrigada por apreciar minha arte. :)

karina soares disse...

amei seu blog nunk tinha achado nada parecido com isso...
agradeço pela ajuda que esse blog me deu!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, as explicações são maravilhosas e de grande ajuda! Obrigada por compartilhar sua experiência!

Hudson Santos disse...

Olá Leida tudo bem? Você além de ter um talento extraordinário para o desenho...é de uma generosidade maior ainda... Muito obrigado por compartilhar conosco o seu maior tesouro...que é o seu conhecimento.

Abração e tudo de bom pra sua vida!!!

Anônimo disse...

Obrigado de novo! adoro seu blog! :p

Fabiano Ribeiro disse...

Oi Leida, como vai?
Sou designer web, mas não tenho muito conhecimento em desenho à mão e técnicas de desenho. Adorei seu blog. Seus exemplos e explicação facilitam muito o entendimento. Melhor que isso, só se você gravasse as aulas em video. Para irmos acompanhando. rsrsrs
Você é muito talentosa, suas obras são fantasticas!
Parabéns e muito obrigado por compatilhar conosco.
Te adicionei no Facebook. Ok?
Fabiano Ribeiro

Vitor Celio Tostes disse...

Muito bom Leida eu trabalho com arte tambem, depois vc me add no facebook- Vitor Célio Tostes. Bjussss adorei.

Thaylles Gallagher disse...

Amo muito a arte, estou aprendendo muito por aqui =) meus parabéns!!

Anônimo disse...

Blog PERFEITO só me faltava saber como desenhar cenários pra começar a fazer uns gibis!!!
Se alguém quiser ajudar:matheusniper@hotmail.com
(hotmail)

Christopher Silva disse...

nao tenho palavras para descrever claramente o quanto gostei do seu blog! sempre gostei de desenhar e sempre quis saber como melhorar meus desenhos e a algum tempo venho procurando meios para isso e procurei dicas e sites pela internet mas nao achei nada q explicasse claramente ou por completo ate achar seu blog q eh exelentissimo. muito bom mesmo!!! obrigado e parabens pelo seu trabalho.

markuscastro disse...

vc concerteza é uma criatura linda!!!!!!!!!!!!!!, a maioria dos artistas falam como ensina e não passam nada para que possamos comprr seus livros e dvds, vc é totalmente desprendida destas vaidades!!!!!!!! Deus não estava de bobeira quando te enviou, certamente vc foi enviada para iluminar os caminhos daqueles que lhe conhecem, estou muito feliz de ter conseguido achar vc, que Deus te abençoe sempre!!!!!!!!!!!!!
carla e markus

Anônimo disse...

beloso esse blog

Anônimo disse...

OLA .!! a principio quero te dar os parabens . tambem já sou formado em artes tenho 18 anos e agostei muito do seu espaço que ensina a desenhar . mas queria saber se voce tambem sabe esculpir . tenho feito esculturas em marmore porem sempre quebro nos pés . coisa minima sabe ? mas faz diferença as pessoas olharem uma escultura faltando o dedo mindinho kkkkkk . fico entao na duvida se o problema esta na força com a qual eu talho ou em algum segredo que ainda nao sei. voce conhece sobre escultura ? é uma escultora ? porfavor queria saber sua opiniao . porque voce me parece ser uma dama cheia de surpresas , quem sabe voce pode me ajudar . muito prazer meu nome é JHON .

Leida Nogueira disse...

olá, muito obrigada por gostar do blog.
agora sobre a escultura, isso infelizmente eu ainda não posso ajudar... mas também tenho muita vontade de aprender... por enquanto estou somente nas artes plasticas e desenhos. :)

Anônimo disse...

ah que pena senhorita LEIDA . Tudo bem entao . sendo assim ficamos só nos meus elogios e nos seus agradecimentos para nao perder a viagem desse belo mundo da arte e do seu blog é claro . até ... parabens !!

Anônimo disse...

Olâ leida!
Adorei as dicas, pra mim foi um aprendizado e tanto!
Eu não tinha conhecimento nenhum a respeito de luz e sombra, eu atê fiz alguns desenhos que ficaram muito bom por sinal,mas acredito que apartir de suas dicas serâo melhores que antes.
vlw por nos ajudar.
e parabens, seus desenhos sâo perfeitos!

Anônimo disse...

Olá Leida! Amo o seu blog, cada assunto é importantíssimo!
Você ensina também a fazer caricaturas?
Beijos e tudo de bom!
Bergson

Anônimo disse...

oi leida adorei seu blog,porque tenho 11 anos e estou começando a pegar as tecnicas de hiper-realismo gostaria que publicasse uma materia passo a passo sobre como fazer o desenho de rosto inteiro


aguardo a resposta

Maria Mariana Mendes Serrano disse...

oi, achei seu blog incrivel...... parabens e as tecnicas que vc posta adoraveis me ajudaram bastante..]


obg
bjs

Nadjane disse...

Adorei o seu blog! O mesmo me ajudou a tirá duvidas referente a luz e sombra,ele foi um grande achado,pois estou a estudar desenho e você mostrou numa linguagem simples tudo que eu preciso saber.

Mariana Chevrand disse...

Oi, Leida!!! Parabéns, vc é muito talentosa!!! Tô amando seu blog, sou auto didata e vc dá dicas excelentes.

Um abraço e parabéns mais uma vez.

Maicon Diego disse...

show de bola as suas dicas eu sei desenhar mt bem so nao sei projeta as sombras direito ms agr vai me ajd mt

Anônimo disse...

eu so tenho um lapis e uma boracha qualuqer e alguns lapis de cor espero algum dia ter desses materias xp.
Adoro o teu blog estame a ajudar bue

Marcia disse...

Obrigada Leida. Depois de muito tempo sem desenhar com pastel rememorei e aprendi muito com seus comentários e dicas. Muito Obrigada mesmo!
Gostaria de adicionar vc no FB, posso?
Valeu por tudo!
Marcia

Marcia disse...

já escrevi várias vz, rs. Não consigo postar pq estas letrinhas de confirmação são incrivelmente inteligiveis... aiai

Maria Alice Buono Vieira disse...

Realmente é maravilhosa a disposição e o desapego. Quanta gente vai aproveitar e desenvolver habilidades, mesmo 'escondidas', através desse site. Parabéns! Muita LUZ! muito AMOR!
Maria Alice

Laercio Batista disse...

já desenhava mais tira parado a muito tempo e estou estudando de novo e seu blog e uma coisa rara pra quem quer aprender as técnicas parabéns pela inciativa saiba que esta me ajudando muito. muito obrigado.

Luiz disse...

Eu queria saber como posso colorir os desenhos de forma que fique realista. Como os desenhos do ilustrador de quadrinhos Alex Ross.

Guis28 disse...

Obrigado pela ajuda,vou prestar vestibular para Artes Visuais e estou meio que nervoso com a prova pratica,já que sombra e luz são bem cobrados nele :3

Jordana Coelho disse...

Olá Leida, eu estou buscando aprender a desenhar e gostei muito da maneira como cê explica, Se não for muito incomodo eu queria que cê postasse alguma aula sobre a tridimensionalidade de objetos redondos passo a passo... Eu estou com bastante dificuldade nesta parte.. Estou querendo muito passar no vestibular de arquitetura e para isto preciso ser craque em desenhos assim como cê! rsrsrsrr... Ficarei agradecida!

Gabrielle Guedes disse...

Oi tudo bem? Tenho 10 anos e adoraria saber que curso você fez para chegar a esse nível! Tem dicas de cursos que tem em todos os estados? Bjs ^^

Anônimo disse...

olá, meu nome é Eder, sou de São Luis do MA, sou estudante de arquitetura e desenho desde pequeno, sempre fui fascinado por artes, e tenho um olhar muito clinico a respeito, e as dicas que vcs dão para as pessoas que estão iniciando e para aquelas que já tem uma noção a respeito é simplismente fantastica, eu fiquei apaixonado por pelo blog.
Um grande abraço e fiquem com Deus.

Anônimo disse...

foi oque eu queria perfeitamente sempre desenhava e sonhava em ser artista mas só precisava da luz e sombra obrigado♥

Anônimo disse...

Olá, preciso de uma dica: estou a procura de lápis grafite (ou somente a grafite) SEM brilho, não consigo encontrar em nenhuma loja virtual de desenho. Você conhece esse instrumento de desenho?Sabe a marca? Grata antecipadamente, Vera.

Leida Nogueira disse...

Bom, os lapis da staedtler sao mais foscos do que as outras marcas, porem os que sao sem brilho realmente sao os lapis carvao.

Anônimo disse...

Muitíssimo grata pelas dicas -- irei pesquisar suas indicações. :)

eu mesmo, eu mesmo disse...

massa!

Anônimo disse...

Seu post está super completo, muito mesmo, o mais completo que encontrei, parabéns pelo site, ta ótimo!
Também tenho um blog de desenho, dê uma olhada lá se puder. Obrigado e abraços!
http://comodesenhar10.blogspot.com/2013/10/aprenda-desenhar-luz-e-sombra.html

éaqui.com disse...

Parabéns pelo post e pelo site todo, muita informação e técnica sobre desenho e pintura , que até um tempo atrás era muito difícil de encontrar na internet, é muito bom quando vemos uma excelente profissional igual a você repassando seu conhecimento e sua arte , muito legal mesmo parabéns e sucesso sempre!

Anônimo disse...

MUITO LEGAL OBG PELA AJUDA

Amauri Junior disse...

Parabéns pelo seu trabalho!!! Muito bom...
Também tenho um blog de desenho e pintura.
http://amaurijuniorartes.blogspot.com.br/2014/01/presente-para-meu-amor.html

Donna Vieira disse...

Leida vc é D+ amei seu blogie nunca havia encontrado um tao bom quanto o seu..Eu entrei na faculdade de design agora e suas dicas me serao muito uteis, agora vou poder apresentar um trabalho descente para o professor ;) rsrsrsrs

Filipe Soares disse...

Olá, estou a adorar o seu blog. Desenho á anos mas nunca tive uma única lição alem das básicas da preparatória... Hoje sou tatuador,mas o meu coração sempre quis aprender mais sobre o desenho artístico...
Obrigado por cada paragrafo do seu blog e pela dedicação ao mesmo...

Valerio Quadras disse...

Olá Leida, o seu blog é excelente. Está me ajudando a aperfeiçoar meu traço.
Sou autodidata, sempre desenhei o que leio em livros, ou personagens e cenários de RPG. Na verdade eu sempre vi minhas ilustrações como um passatempo. Mas agora gostaria de seguir essa carreira.
Gostaria de saber se tem algum curso especifico que me forme em uma área editorial, algo relacionado a livros e quadrinhos.
Obrigado!

Leida Nogueira disse...

bom, se vc mora em são paulo, há escolas como ABRA, studio A4, Pan Americana, que tem cursos direcionados somente para quadrinhos, vc pode encontrar mais informações pela internet.

Lucas Vieira disse...

eu adorei esse blogger esta de parabens . faco um curso de manga mas nao sabia pintar nem sombrear agora eu to me aprimorando aqui obrigado por ajuda a humanidade

Anônimo disse...

poxa vida muito show esse blog aprendi muito...agora vou praticar bastante...

ivo fraga disse...

Para quem aos 70 anos está começando, teu site é um verdadeiro indicador de caminhos. Grato.

Anônimo disse...

Gosto muito do teu blog, estou fazendo curso de moda e me ampliou muito minha visão de tons, sombras e como devo colorir meus croquis, espero mais novidades. Obrigada.

durval marinho disse...

achei tudo incrivel. facil de ensinar e motiva a querer melhorar ainda mais a qualidade do desenho. vou colocar em prática as dicas e com certeza meus desenhos terão mais qualidade. obrigado

gsmte@m disse...

Uawwwww, muito bom!
Parabéns Leida e obrigado pela contribuição, show de bola.
Mais um visitante constante do blog... _/\_

Hizaki Akira disse...

Nossa to amando o blog, eu que n sabia fazer luz e sombra.. aqui tem muitas dicas valiosas para eu tentar novamente ... obrigada por isso tudo e parabéns.. amei o blog

Miriam bottaro de lima castro disse...

Adorei seu blog e fiquei surpresa porque vc me parece uma menina. E com tanto conhecimento!
Parabéns!

Miriam bottaro de lima castro disse...

Adorei seu blog.
Fiquei surpresa, pois me parece que vc é tão jovem e com tanto conhecimento!
Parabéns!

Anônimo disse...

Você é incrível ensina super hiper bem, eu sou iniciante e gostaria de saber o seu conceito sobre a faculdade de Artes Visuais, que desejo cursar.

Anônimo disse...

Muito legal as dicas principalmente para quem está começando como eu , quando puder publica um post sobre sombreamento de rosto com lápis grafite e marcadores , obrigado

Priscylla Martinato disse...

Bom dia!
Gostaria de uma ajuda, pois eu não entendo nada sobre desenho mas queria presentear minha namorada com um kit legal de material para desenho!
o que você pode me indicar?
faber castel e a melhor marca?
att,
Priscylla Veli Martinato (pvmartinato@gmail.com)

Anônimo disse...

oi eu nn sei nada de desenho e nn tenho condicoes de comprar esses materiais q vc pede pra usar se n tiver lapis 2b 4b etc qual eu poderia usar alem de lapiseira e um lapis comum pq e caro em varios lugares?????

Anônimo disse...

como faço se eu quiser mostrar meus desenhos e aprender mais sobre sombras e sombras projetadas??