Luz e Sombra

Estrutura da Luz e Sombra

A luz e sombra é a parte do acabamento mais importante, não dá para você imaginar um objeto finalizado se este não tiver luz e sombra.

Antes de desenhar a luz e as sombras que você vê, você precisa treinar seus olhos para ver como um artista.

Os valores são os diferentes tons de cinza entre o branco e o preto. Os artistas usam valores para traduzir a luz e as sombras que vêem em sombreamento, criando assim a ilusão de uma terceira dimensão.

Eclosão e sombreado são técnicas simples e divertido para a elaboração de sombreamento.

Uma gama completa de valores é o ingrediente básico para sombreamento. Quando você pode desenhar lotes de valores diferentes, você pode começar a adicionar sombreamento e, portanto, a profundidade, para seus desenhos.
 

Com o sombreamento, a ilusão mágica de realidade tridimensional aparece em seu papel de desenho.

Se o objeto for iluminado por todos os lados ou se tiver sombra ou escuro por todo os lados, ele não aparece, ou seja, você verá tudo claro ou tudo escuro.

Então é necessário determinar uma fonte de luz para iluminar o objeto, iniciando assim a forma do mesmo.

Com essa fonte de luz pronta, você precisará texturizar, escolher os lados e as faces do objeto que não receberão a luz para poder escurecer essas faces juntamente com essas texturas,  formando assim, o volume.

Com isso, é importante aprender que a iluminação poderá ter até 5 partes:

  1. Brilho, ou seja, a área que não será pintada, representando a área de maior concentração da luz.
  2. Meio tom
  3. Sombra
  4. A luz refletida
  5. Sombra projetada
 Veja os exemplos:

Luz e sombra




A figura acima é um exemplo de desenho artístico hiper-realista.


 Obs: Nem todo desenho precisrá ter necessariamente essas 5 partes, porém não esqueça que Luz e Sombra é fundamental para dar volume e forma ao desenho.

Atenção:  Você sabe que os objetos ao seu redor são tridimensionais, porque você pode andar com eles, vê-los de todos os lados, e tocá-los. Tome um momento para olhar ao seu redor em objetos familiares. Tente descobrir porque você vê as suas reais formas tridimensionais. Olhe para os diferentes valores criados pela luz e sombras.

Sombra própria e projetada

Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e caracterizam o volume do objeto. 

O volume é o que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.

Podemos definir dois tipos de sombras: 
  • as próprias 
  • as projetadas.
As sombras próprias são as que origina o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.



 Observe a figura acima, você pode ver que atravéz dos efeitos de luz e sombra, um simples círculo virou uma esfera ao fazer volume com sua própria sombra. Mas quando se acrescenta a sombra projetada o objeto deixa de estar no espaço vazio.






Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.
Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.

E dependendo da graduação do cinza que você colocar no seu desenho, ou seja, se você apertar mais o tom no papel deixando a sombra mais escura e a sombra projetada super escura. Você pode, através do seu desenho, especificar do que é feito o seu objeto. Veja o exemplo:


Mas não basta só um lápis de grafite macio, a gramatura do papel influencia muito no efeito dos desenhos, por exemplo, você não conseguirá reproduzir todos esses efeitos num papel sulfite , no qual, sua gramatura é de 75g/m². É necessário papel com gramatura acima de 140g/m².

Escala tonal


A escala tonal é excelente para exercitar o olhar, treinar a percepção da luz e iluminação. Válidas para iluminação natural e artificial.

Mas para entender sobre a escala de tons das cores e neutros é preciso entender que cada cor possui um grau de pureza – não sofrem a ação da luz ou da mistura com outra cor ou neutro e que os neutros não são cores. Nas duas situações, com a ação da luz, poderá ocorrer uma variação tonal sobre o corpo de um elemento em função:

a. das sombras – própria ou projetada;




b. das áreas mais ou menos iluminadas.




Postagens interessantes sobre sombreamento:

Dica importante:

OS DESENHOS NÃO SÃO FEITOS COM CONTORNOS E SIM TRABALHADOS EXCLUSIVAMENTE EM FUNÇÃO DA GRADUAÇÃO DA LUZ E SOMBRA.


Exercícios de Luz e Sombra:

Os desenhos podem ser feitos da observação de quaisquer imagens, a partir do real ou de fotografias.

EXERCÍCIO 01 – PREPARATÓRIO ESCALAS DE LUZ E SOMBRA


Abaixo outro exemplo de escala tonal com lápis de gramturas diferente. No exemplo voce vê apenas 6 quadradas, mas voce pode fazer com 9 ou 10 quadrados. Mas lembre-se, tem que fazer sem repetir os tons.




Para exercitar Luz e Sombra
 
Tomar um olhar mais atento a luz e a sombra

Antes que você possa desenhar os valores apropriados que ilustram a luz e as sombras corretamente, você precisa ser capaz de identificar visualmente o seguinte: 

  1. Fonte de luz: A direção da qual se origina uma luz dominante. A colocação desta fonte de luz afeta todos os aspectos de um desenho. 
  2. Sombras: As áreas em um objeto que recebe pouca ou nenhuma luz.
  3. Sombra projetada: A área escura sobre uma superfície adjacente onde a luz é bloqueada pelo objecto sólido.
 A fonte de luz diz-lhe onde desenhar todos os valores de luz e sombras.

 É necessário um pouco de prática para localizar a fonte de luz, sombras e sombras projetadas em torno de um objeto. Assim que escolher o objeto a ser desenhado, pergunte a si mesmo as seguintes questões:
  1. Onde estão os valores de luz? Olhe para as áreas mais claras sobre o objeto. Da luz mais brilhante até as mais leves.
  2. Onde estão os valores escuros? Valores escuros, muitas vezes revelam as seções do objeto que estão na sombra. Ao localizar sombras, normalmente você pode identificar a fonte de luz. 
  3. Onde está a sombra? A seção da sombra mais próxima do objeto é geralmente mais escura em um desenho. Ao localizar a sombra de um objeto, você pode facilmente descobrir a direção de onde se origina a fonte de luz.
Se voce preferir usar um modelo real, aqui vai a dica, posicione uma folha de papel sulfite em uma mesa, no meio do papel você colaca qualquer fruta,  aqui eu exemplifico com uma maçã, na direção que voce quiser posicione há alguns centimentro de distante da maçã um spot; essa distãncia fica como você preferir, lembrando que dependendo da distancia que spot estiver, o comprimento da sombra projetada pode variar também.


Acima voce vê a mesma maça fotografada em angulos diferente de visão, assim voce pode se posisionar em qualquer lugar ao redor da maçã e desenhá-la.

Mas caso prefira basear-se atraves de fotografia, abaixo segue duas imagem em preto e branco para faciliatar a percepção da escala de cinzas no moento que for desenhar e dar forma e volume no objeto a ser ilustrado.






Escolha uma das imagens e pratique, se quiser alguma avaliação sobre o seu desenho é só enviar para o meu email lsnogueira@gmail.com ou leidanogueira@hotmail.com.

Luz e sombra é algo imprescindível a qualquer artista, você PRECISA saber bem esse assunto caso deseja aperfeiçoar seus traços, ensino algumas técnicas de luz e sombra no meu workshop gratuito, tem 3 aulas passo a passo para você conseguir fazer seu primeiro desenho ou aperfeiçoar suas técnicas. , se inscreva em meu workshop de desenho artístico realista gratuitamente, clique aqui, apenas deixe seu email (não leva nem dez segundos)

Visite também a página Natureza Morta você aprenderá como desenhar os objetos tridimensionais.


Boa Sorte!!! :-)

164 comentários:

  1. Meu Deus esse blog foi um achado incrível!!!!!...
    Acabei d iniciar minha "vida artística"...rs...entrei em um cursinho de desenho para passar para faculdade de arquitetura e estou encantada com tudo, vcs dão dicas super valiosas!!!!!....Obrigada por compartilhar suas experiências!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leida Nogueira vc vende livros ensinando a desenhar ??? se vende aonde encontro ?

      Excluir
    2. eu não vendo livro, mas tenho um ebook gratuita com dicas para desenhar melhor e noções e exercícios de luz e sombra., abaixo dessa postagem vc encontrará o espaço para adicionar seu email e então enviarei o pdf para vc. O que vendo é curso online de desenho artístico. :)

      Excluir
    3. leida no ebook q me mandou nao achei os exercicios

      Excluir
    4. verdade. há apenas dicas, a versão com exercícios eu ainda não concluir, por causa do curso online. assim que eu concluir eu deixarei vc saber. ok. :)

      Excluir
    5. Olá me mande esse ebook também? Adorei o blog.
      keymelourenco@gmail.com , no aguardo!

      Excluir
    6. ola adorei saber as dica, vocÊ pode me mandar um ebook , olive.reg@hotmail.com ,obrigada.

      Excluir
  2. oie adorei seu blog .
    faz tempo que procura um blog q ensinava as tecnica e a perfeição dos desenhos artisticos
    valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      que maravilha que meu blog atendeu suas expectativas. :)

      seja sempre bem-vindo. ^^

      Excluir
  3. adorei!todos os blogs so tinham treta mas seu nao!

    ResponderExcluir
  4. oi tenho 15 ans antes de tudo adorei teu blog nata 10 comecei um curso a poco tenpo minha paixao e desenhar queria saber quantos curso presciso pra se tonar um desenhista desde ja agradeco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. obrigada por gostar do blog. Mas voce não precisa de muito cursos para ser um bom desenhista, basta um bom curso que te ensine tudo o que é necessário, o resto vc é que tem que fazer, praticar diariamente, aprender a observar as coisas ao seu redor, observar luz e sombra do dia a dia, desenhar tudo o que voce ver se possivel, mas sempre utilizando o que voce aprendeu ma teoria. :)
      Agorta, se depois que voce aprendeu as tecnicas para desenhoa atístico e quiser seguir áreas especificas de desenho como, quadrinhos, ilustração de livros, caricatura, desenho grafico e outros... voce terá que buscar cursos especifico para estas áreas para voce se tornar um profissional da área escolhida. :)

      Bom sorte e seja sempre bem-vindo. :)

      Excluir
    2. Oi tudo bem? Tenho 10 anos e adoraria saber que curso você fez para chegar a esse nível! Tem dicas de cursos que tem em todos os estados? Bjs ^^

      Excluir
  5. ola leida gostei muito de observar o teu blog,faço um cursinho gratis em uma biblioteca porém o professor é pouco empenhado e só com as aulas dele não vai dar pra aprender muita coisa,suas dicas irão me ajudar bastante obrigado.
    obs:seus desenhos são incriveis,vejo que terei um longo caminho pela frente mais vou seguindo em frente um dia chegarei no seu nivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUito onrigada por apreciar o blod e minha arte.

      seja bem-vindo

      Excluir
  6. Parabens pelo o blog!! é muito bom conher blog como o seu apesar de tercido o melhor entre todos que eu já olhei. "no meu ponto de vista". Sou caricaturista iniciante! por enguanto não fiz nenhum curso relacionado a arte visual.Mais pretendo!Bom eu gostaria que me add no facebook Gabriel Matins ee nas outas rede social gabriel120mf@hotmail.como gosto de posta minhas caricaturas!! espero que me adicione para me passar umas tecnicas para perfeiçuar-me!! agradeço pelo o blog creio que vai me ajudar muito !! o blog já está como favoritos na minha página da web!! abraçoss..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel eu não consegui te achar pelo teu email... voce pode me adicionar e deixa uma mensagem pra eu identificar vc. :)

      fico feliz que tenha gostado do blog. muito obrigada.

      seja sempre bem-vindo

      Excluir
  7. nossa PARABENs!!!!!!!!!!!!!!
    vc e mt talentosa. Eu queria saber se tem algum problema passar dedo no desenho em cima das partes escuras para ficar meio que "uniforme".
    mais um vez parabens mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaella

      não tem problema algum vc passar o dedo, porém, tome cuidado para não borrar ou manchar o seus desenho se caso seus dedos estiver suados. o ideal é voce usar um papel toalha o higienico bem macio para áreas maiores e esfumar em circulos suavemente. Assim voc terá um esfumado bem uniforme e sem manchas. deixa para esfurmar com o dedos áreas memores e para retoques.

      abraço

      Excluir
  8. Nossa, realmente incrivel!
    Já acompanho o blog a umas duas semanas (porém só agora resolvi agradecer), e realmente é de grande ajuda, e é claro de ótima qualidade!
    Ainda tenho dificuldades com luz & Sombra, porém o progresso é notavél!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que maravilha! Fico muito feliz que o blog está atendendo suas expectativas. :)
      seja sempre bem-vindo

      Excluir
  9. Muito bom seu Blog to tirando varias duvidas e sou um desenhista iniciante quero me tornar um profissional, aqui me explica como você faz efeito de metal escovado??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá

      o efeito do metal escovado é basicamente o mesmo dos outros efeitos inicialmente, pinta toda a base, esfuma, use a borracha limpa tipo para tirar o excesso de grafite nos tom que recebe o reflexo de luz e depois com uma lapiseira 0.3 com grafite de graduação B ou HN vc faz riscos em diagonais, porém cuvos nos contornos, para não perder o efeito da esfera.

      Excluir
  10. Olá. Muito bom mesmo. Estou há duas semanas aprendendo, num curso particular, mas suas dicas são ótimas. Quero me empenhar para aprender face humana, e gostaria de sua dica: - vou direto para face ou pratico com outros tipos, como pedras, animais, flores, etc.? O que você acha! Grato. Edílson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Edilson

      BOm isso depende de sua habiliadade para desenho. O ideal para quem nunca desenho face ou está no inicio da aprendizagem é aprender a sombrear maça, ovo, manga. frutas rendondas ou ovais, quando vc conseguir dar um efeito relaismo nessa frutas, vc está pronto para dar sombreamento na face, dando realismo ao seus desenho. e tente desenhar a partir do objeto real, para sua habilidade em desenho ficar melhor e futuramente não precisar basear-se em fotografia ou sempre de um modelo para produzir seus proprios desenhos.

      Excluir
  11. vc poderia me informar a onde eu consigo encontrar esses lapis que vc falou lá em cima,ja tem um tempo que procuro mais nao acho concerteze esse lapis me ajudaram a melhorar meus desenhos=)
    e adorei seu blog me ensinou tudo eu precisava^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fico feliz que o blog atendeu sua expectativa.
      todo o meu material eu compro na Loja Fruto de arte que fica no centro de São Paulo. mas vc pode comprar pelo site deles também, que entrega em todo o Brasil. http://frutodearte.com.br

      Seja sempre bem-vindo

      Excluir
  12. Eu estou ambiciando por desenhar artes que se assimilam com as de Andy Paciorek (http://visionaryartgallery.weebly.com/andy-paciorek.html), e gostaria que a você me dissesse se seria possível reproduzir obras similares com carvão vegetal!
    Também almejo por transformar em arte as obscuridades da literatura espírita, entre outras cenas dantescas. Em fim, gostaria que me dissesse se o carvão vegetal para este fim é ideal!
    Sua didática é invejável! Este blog é um verdadeiro achado! E como o conhecimento vale ouro, eu agradeço por dividir tal riqueza conosco! Meus Parabéns! Continue escrevendo com esta lucidez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá,

      Eu não tenho certeza se o carvão vegetal seria ideal, mas pode funcionar, porém é necessário um fixador posteriormente porque não fixa no papel ou em tela. talvez o lápis carvão, funcione melhor... mas realmente não posso te assegurar disso, teria que colocar em pratica realmente. E dependendo do seu nivel artistico para desenhos, o carvão promoverá um efeito incrivel e o ideal é voce simplesmente desenhar sem uso da borracha para não ocorrer manhas e borroes no seu desenho.

      Fico muito feliz que tenha o blog atendeu sua expectativas. Muito obrigada e seja sempre bem-vindo. :)

      Excluir
    2. Explicações sobre esbatido e esfumada por favor me ajude

      Excluir
  13. Leida as suas dicas de desenho são maravilhosas, gosto muito de desenho e pratico desde criança de maneira autodidática, estou imprimindo e fazendo apostilas de suas aulas.
    Você não sabe a ajuda que você está dando a nós que não podemos frequentar um curso regular. Obrigado.
    Ps: Você é uma gata.

    ResponderExcluir
  14. Ola Ivo,


    Kkkkkkk muito obrigada pelo "gata" :-) e muitíssimo obrigada por gostar do blog e da minha arte.

    Seja sempre bem-vindo.:-)

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, vc fez com que eu retorna-se a lado artístico, muito bom seu trabalho, não pare de divulga-lo, quem sabe um dia não nos esbarramos em alguma reunião sobre desenhos, valeu.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada, que bom que gostou do blog.

    seja sempre bem-vindo. :)

    ResponderExcluir
  17. Gostei de mais... está me ajudando bastante, Obrigada (:

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus que blog é esse, eu adoro desenho e já faço alguns mais muito iniciante mesmo e com esse apoio do seu blog vou consegui fazer meus desenhos com uma maior perfeição.
    muito obrigado por dividi sua sabedoria conosco

    att
    Sidon

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do seu blog sem duvida vai me ajudar muito no curso que estou fazendo.Parabéns pelo seu trabalho e obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  20. verdade, esse blog e um dos melhores msm. vou falar pra alguns amigos meus vim dar uma olhada *_*

    ResponderExcluir
  21. OI MEU NOME E FABIO LOURENÇO ADORO DESENHAR NUNCA FIZ CURÇO MAIS PRETENDO FAZER UM NO FINAL DESSE ANO AMEI MUITO SEU BLOGGER VC DESENHA PERFEITAMENTE PARABÉMSSSS

    ResponderExcluir
  22. EU JÁ DESENHO, SÓ QUE FSSO SEM AQUELAS MEDIDAS DOS ARTISTAS FAZEM DE ARREDONDAR A CABEÇA SABE... MAIS EU PRECISO APERFIÇOAR TIPO ASSOMBREAMENTO, CABELO SABE E DETALHE DOS LHOS, O QUE VC MIM DIRIA PRA SER DESENHISTA PROFISSIONAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, aqui no blog tem a pagica cabeça e face e anatomia huma, para voce aprender a desenhar por medidas.

      Excluir
  23. SEUS DESNHOS SÃO SHOWS, EU JÁ DESENHO MAIS PRECISO APERFEIÇOAR ALGUMAS TÉCNICAS COMO O CABELO, OS OLHOS E O ASSOMBREAMENTO, QUE MIM DIRIA, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  24. Leida seu blog é fantástico.!!

    Estou começando agora no desenho e posso te dizer que o seu amor pela arte do desenho tem me influenciado muitoooo.!
    obrigado e parabéns pelo blog.!!

    André Nunes

    ResponderExcluir
  25. Leida, vc é realmente fantástica.Gostaria de saber quem é a loira que serviu de modelo para você.

    ResponderExcluir
  26. Adooooreei seu site!!! Ameei concentrou tudo que eu queria em apenas um lugar!!
    Pode ter certeza que está na lista dos favoritos!!


    =* Bjs Fofah

    ResponderExcluir
  27. oi Leida tudo bom? sou o mais recente admirador do seu trabalho vejo muitos artistas de hiper realismo e confesso que técnica igual a sua somente os grandes artistas possuem e com todos esses exercícios disponíveis no seu blog tenho certeza que irei melhorar muito meus desenhos valeu muito agradecido.

    ResponderExcluir
  28. LEida onde eu encontro esses lapis para desenho,fui na loja saraiva e não encontrei,onde posso achar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Johnny, a loja mais completa que eu conheço é a fruto de arte. Esse é o site http://frutodearte.com.br

      Excluir
  29. amei seu blog nunk tinha achado nada parecido com isso...
    agradeço pela ajuda que esse blog me deu!!!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo blog, as explicações são maravilhosas e de grande ajuda! Obrigada por compartilhar sua experiência!

    ResponderExcluir
  31. Olá Leida tudo bem? Você além de ter um talento extraordinário para o desenho...é de uma generosidade maior ainda... Muito obrigado por compartilhar conosco o seu maior tesouro...que é o seu conhecimento.

    Abração e tudo de bom pra sua vida!!!

    ResponderExcluir
  32. Obrigado de novo! adoro seu blog! :p

    ResponderExcluir
  33. Oi Leida, como vai?
    Sou designer web, mas não tenho muito conhecimento em desenho à mão e técnicas de desenho. Adorei seu blog. Seus exemplos e explicação facilitam muito o entendimento. Melhor que isso, só se você gravasse as aulas em video. Para irmos acompanhando. rsrsrs
    Você é muito talentosa, suas obras são fantasticas!
    Parabéns e muito obrigado por compatilhar conosco.
    Te adicionei no Facebook. Ok?
    Fabiano Ribeiro

    ResponderExcluir
  34. Muito bom Leida eu trabalho com arte tambem, depois vc me add no facebook- Vitor Célio Tostes. Bjussss adorei.

    ResponderExcluir
  35. Amo muito a arte, estou aprendendo muito por aqui =) meus parabéns!!

    ResponderExcluir
  36. Blog PERFEITO só me faltava saber como desenhar cenários pra começar a fazer uns gibis!!!
    Se alguém quiser ajudar:matheusniper@hotmail.com
    (hotmail)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce pode se increver no meu curso online, que tem aulas de perspectiva, assim conseguirá fazer cenarios e ate mesmo seus proprios personagens em perspectivas diferentes. Entre em contato com desenhetudo@gmail.com solicitando o link de inscrição.

      Excluir
  37. nao tenho palavras para descrever claramente o quanto gostei do seu blog! sempre gostei de desenhar e sempre quis saber como melhorar meus desenhos e a algum tempo venho procurando meios para isso e procurei dicas e sites pela internet mas nao achei nada q explicasse claramente ou por completo ate achar seu blog q eh exelentissimo. muito bom mesmo!!! obrigado e parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  38. vc concerteza é uma criatura linda!!!!!!!!!!!!!!, a maioria dos artistas falam como ensina e não passam nada para que possamos comprr seus livros e dvds, vc é totalmente desprendida destas vaidades!!!!!!!! Deus não estava de bobeira quando te enviou, certamente vc foi enviada para iluminar os caminhos daqueles que lhe conhecem, estou muito feliz de ter conseguido achar vc, que Deus te abençoe sempre!!!!!!!!!!!!!
    carla e markus

    ResponderExcluir
  39. OLA .!! a principio quero te dar os parabens . tambem já sou formado em artes tenho 18 anos e agostei muito do seu espaço que ensina a desenhar . mas queria saber se voce tambem sabe esculpir . tenho feito esculturas em marmore porem sempre quebro nos pés . coisa minima sabe ? mas faz diferença as pessoas olharem uma escultura faltando o dedo mindinho kkkkkk . fico entao na duvida se o problema esta na força com a qual eu talho ou em algum segredo que ainda nao sei. voce conhece sobre escultura ? é uma escultora ? porfavor queria saber sua opiniao . porque voce me parece ser uma dama cheia de surpresas , quem sabe voce pode me ajudar . muito prazer meu nome é JHON .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, muito obrigada por gostar do blog.
      agora sobre a escultura, isso infelizmente eu ainda não posso ajudar... mas também tenho muita vontade de aprender... por enquanto estou somente nas artes plasticas e desenhos. :)

      Excluir
    2. ah que pena senhorita LEIDA . Tudo bem entao . sendo assim ficamos só nos meus elogios e nos seus agradecimentos para nao perder a viagem desse belo mundo da arte e do seu blog é claro . até ... parabens !!

      Excluir
    3. Olâ leida!
      Adorei as dicas, pra mim foi um aprendizado e tanto!
      Eu não tinha conhecimento nenhum a respeito de luz e sombra, eu atê fiz alguns desenhos que ficaram muito bom por sinal,mas acredito que apartir de suas dicas serâo melhores que antes.
      vlw por nos ajudar.
      e parabens, seus desenhos sâo perfeitos!

      Excluir
  40. Olá Leida! Amo o seu blog, cada assunto é importantíssimo!
    Você ensina também a fazer caricaturas?
    Beijos e tudo de bom!
    Bergson

    ResponderExcluir
  41. oi leida adorei seu blog,porque tenho 11 anos e estou começando a pegar as tecnicas de hiper-realismo gostaria que publicasse uma materia passo a passo sobre como fazer o desenho de rosto inteiro


    aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  42. oi, achei seu blog incrivel...... parabens e as tecnicas que vc posta adoraveis me ajudaram bastante..]


    obg
    bjs

    ResponderExcluir
  43. Adorei o seu blog! O mesmo me ajudou a tirá duvidas referente a luz e sombra,ele foi um grande achado,pois estou a estudar desenho e você mostrou numa linguagem simples tudo que eu preciso saber.

    ResponderExcluir
  44. Oi, Leida!!! Parabéns, vc é muito talentosa!!! Tô amando seu blog, sou auto didata e vc dá dicas excelentes.

    Um abraço e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  45. show de bola as suas dicas eu sei desenhar mt bem so nao sei projeta as sombras direito ms agr vai me ajd mt

    ResponderExcluir
  46. eu so tenho um lapis e uma boracha qualuqer e alguns lapis de cor espero algum dia ter desses materias xp.
    Adoro o teu blog estame a ajudar bue

    ResponderExcluir
  47. Obrigada Leida. Depois de muito tempo sem desenhar com pastel rememorei e aprendi muito com seus comentários e dicas. Muito Obrigada mesmo!
    Gostaria de adicionar vc no FB, posso?
    Valeu por tudo!
    Marcia

    ResponderExcluir
  48. já escrevi várias vz, rs. Não consigo postar pq estas letrinhas de confirmação são incrivelmente inteligiveis... aiai

    ResponderExcluir
  49. Maria Alice Buono Vieira7 de julho de 2013 às 18:39

    Realmente é maravilhosa a disposição e o desapego. Quanta gente vai aproveitar e desenvolver habilidades, mesmo 'escondidas', através desse site. Parabéns! Muita LUZ! muito AMOR!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  50. já desenhava mais tira parado a muito tempo e estou estudando de novo e seu blog e uma coisa rara pra quem quer aprender as técnicas parabéns pela inciativa saiba que esta me ajudando muito. muito obrigado.

    ResponderExcluir
  51. Eu queria saber como posso colorir os desenhos de forma que fique realista. Como os desenhos do ilustrador de quadrinhos Alex Ross.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro voce tem que aprender a sombrear com grafite, ou carvão, aprender tecnica de luz e sombra, para depois aplicar esse conhecimento na tecnica de lapis de cor.

      Excluir
  52. Obrigado pela ajuda,vou prestar vestibular para Artes Visuais e estou meio que nervoso com a prova pratica,já que sombra e luz são bem cobrados nele :3

    ResponderExcluir
  53. Olá Leida, eu estou buscando aprender a desenhar e gostei muito da maneira como cê explica, Se não for muito incomodo eu queria que cê postasse alguma aula sobre a tridimensionalidade de objetos redondos passo a passo... Eu estou com bastante dificuldade nesta parte.. Estou querendo muito passar no vestibular de arquitetura e para isto preciso ser craque em desenhos assim como cê! rsrsrsrr... Ficarei agradecida!

    ResponderExcluir
  54. olá, meu nome é Eder, sou de São Luis do MA, sou estudante de arquitetura e desenho desde pequeno, sempre fui fascinado por artes, e tenho um olhar muito clinico a respeito, e as dicas que vcs dão para as pessoas que estão iniciando e para aquelas que já tem uma noção a respeito é simplismente fantastica, eu fiquei apaixonado por pelo blog.
    Um grande abraço e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  55. foi oque eu queria perfeitamente sempre desenhava e sonhava em ser artista mas só precisava da luz e sombra obrigado♥

    ResponderExcluir
  56. Olá, preciso de uma dica: estou a procura de lápis grafite (ou somente a grafite) SEM brilho, não consigo encontrar em nenhuma loja virtual de desenho. Você conhece esse instrumento de desenho?Sabe a marca? Grata antecipadamente, Vera.

    ResponderExcluir
  57. Bom, os lapis da staedtler sao mais foscos do que as outras marcas, porem os que sao sem brilho realmente sao os lapis carvao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo grata pelas dicas -- irei pesquisar suas indicações. :)

      Excluir
  58. Seu post está super completo, muito mesmo, o mais completo que encontrei, parabéns pelo site, ta ótimo!
    Também tenho um blog de desenho, dê uma olhada lá se puder. Obrigado e abraços!
    http://comodesenhar10.blogspot.com/2013/10/aprenda-desenhar-luz-e-sombra.html

    ResponderExcluir
  59. Parabéns pelo post e pelo site todo, muita informação e técnica sobre desenho e pintura , que até um tempo atrás era muito difícil de encontrar na internet, é muito bom quando vemos uma excelente profissional igual a você repassando seu conhecimento e sua arte , muito legal mesmo parabéns e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  60. MUITO LEGAL OBG PELA AJUDA

    ResponderExcluir
  61. Parabéns pelo seu trabalho!!! Muito bom...
    Também tenho um blog de desenho e pintura.
    http://amaurijuniorartes.blogspot.com.br/2014/01/presente-para-meu-amor.html

    ResponderExcluir
  62. Leida vc é D+ amei seu blogie nunca havia encontrado um tao bom quanto o seu..Eu entrei na faculdade de design agora e suas dicas me serao muito uteis, agora vou poder apresentar um trabalho descente para o professor ;) rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  63. Olá, estou a adorar o seu blog. Desenho á anos mas nunca tive uma única lição alem das básicas da preparatória... Hoje sou tatuador,mas o meu coração sempre quis aprender mais sobre o desenho artístico...
    Obrigado por cada paragrafo do seu blog e pela dedicação ao mesmo...

    ResponderExcluir
  64. Olá Leida, o seu blog é excelente. Está me ajudando a aperfeiçoar meu traço.
    Sou autodidata, sempre desenhei o que leio em livros, ou personagens e cenários de RPG. Na verdade eu sempre vi minhas ilustrações como um passatempo. Mas agora gostaria de seguir essa carreira.
    Gostaria de saber se tem algum curso especifico que me forme em uma área editorial, algo relacionado a livros e quadrinhos.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, se vc mora em são paulo, há escolas como ABRA, studio A4, Pan Americana, que tem cursos direcionados somente para quadrinhos, vc pode encontrar mais informações pela internet.

      Excluir
  65. eu adorei esse blogger esta de parabens . faco um curso de manga mas nao sabia pintar nem sombrear agora eu to me aprimorando aqui obrigado por ajuda a humanidade

    ResponderExcluir
  66. poxa vida muito show esse blog aprendi muito...agora vou praticar bastante...

    ResponderExcluir
  67. Para quem aos 70 anos está começando, teu site é um verdadeiro indicador de caminhos. Grato.

    ResponderExcluir
  68. Gosto muito do teu blog, estou fazendo curso de moda e me ampliou muito minha visão de tons, sombras e como devo colorir meus croquis, espero mais novidades. Obrigada.

    ResponderExcluir
  69. achei tudo incrivel. facil de ensinar e motiva a querer melhorar ainda mais a qualidade do desenho. vou colocar em prática as dicas e com certeza meus desenhos terão mais qualidade. obrigado

    ResponderExcluir
  70. Uawwwww, muito bom!
    Parabéns Leida e obrigado pela contribuição, show de bola.
    Mais um visitante constante do blog... _/\_

    ResponderExcluir
  71. Nossa to amando o blog, eu que n sabia fazer luz e sombra.. aqui tem muitas dicas valiosas para eu tentar novamente ... obrigada por isso tudo e parabéns.. amei o blog

    ResponderExcluir
  72. Adorei seu blog e fiquei surpresa porque vc me parece uma menina. E com tanto conhecimento!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  73. Adorei seu blog.
    Fiquei surpresa, pois me parece que vc é tão jovem e com tanto conhecimento!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  74. Você é incrível ensina super hiper bem, eu sou iniciante e gostaria de saber o seu conceito sobre a faculdade de Artes Visuais, que desejo cursar.

    ResponderExcluir
  75. Muito legal as dicas principalmente para quem está começando como eu , quando puder publica um post sobre sombreamento de rosto com lápis grafite e marcadores , obrigado

    ResponderExcluir
  76. Bom dia!
    Gostaria de uma ajuda, pois eu não entendo nada sobre desenho mas queria presentear minha namorada com um kit legal de material para desenho!
    o que você pode me indicar?
    faber castel e a melhor marca?
    att,
    Priscylla Veli Martinato (pvmartinato@gmail.com)

    ResponderExcluir
  77. oi eu nn sei nada de desenho e nn tenho condicoes de comprar esses materiais q vc pede pra usar se n tiver lapis 2b 4b etc qual eu poderia usar alem de lapiseira e um lapis comum pq e caro em varios lugares?????

    ResponderExcluir
  78. como faço se eu quiser mostrar meus desenhos e aprender mais sobre sombras e sombras projetadas??

    ResponderExcluir
  79. Estou aprendendo muito com seu blog, pois na correria da vida fui sempre deixando para depois a pintura. Agora podendo dedicar foi um achado seu blog. Parabéns pelo trabalho e dedicação dando oportunidade a tantas pessoas a compartilhar do seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  80. Oi Leida, tentei cadastrar meu e-mail para receber seu e-book gratuito mas não consegui. Abre uma página dizendo que é inválido. O que eu tenho que fazer? Seria possível te passar meu e-mail por aqui? É rbcmolina@uol.com.br. Muito obrigada e parabéns! Rosane

    ResponderExcluir
  81. Adorei este conteúdo e seus trabalhos.... pra mim que estou indo pro quinto semestre de faculdade esta me ajudando e muito.... seus trabalhos são magníficos, fiquei boquiaberta de tanta perfeição....

    ResponderExcluir
  82. perfeito. vai ajudar muito.

    ResponderExcluir
  83. Até dias atras achava que não sabia desenhar nada..nadinha...ai entrei no curso de engenharia e a professora pediu para que todos desenhassem uma imagem em pespectiva..pronto..me peguei tentando desenhar coisas e em buscas achei o seu blog. Vc é uma artista perfeita e completa..parabens pelo seu trabalho e por compartilhar de forma didatica seu conhecimento. Sei que aos 29 é meio tarde pra começar..todos que conheço que desenham bem fazem isso desde criancça..mas uso como terapia...desenhar é uma nova forma de ver o mundo..você se pega observando detalhes antes despercebidos. parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nucna é tarde, pode acreditar. Fico feliz que o blog está atendedo suas expectativas. Continue praticando sempre. Seja sempre bem vinda sempre e bons estudos.

      Excluir
  84. OTIMAS DICAS ,MITO BOM PARA QUEM ESTÁ QUERENDO APRENDER,PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
  85. Parabens, trabalho espetacular

    ResponderExcluir
  86. Muito obrigado vc mim ajudo tenho 14 anos e sei desenhar um pouco do n sei fazer olhos e sombras direitos mais tou pegando a prática muito obrigado

    ResponderExcluir
  87. Muito bom o seu trabalho ! Extremamente admirável compartilhar um pouco do seu conhecimento de graça. Parabéns !

    ResponderExcluir
  88. Que legal parece tudo tão simples.Lindo seu trabalho

    ResponderExcluir
  89. Tô fascinado com seu blog...Parabéns, ele Top demais!!!...

    ResponderExcluir
  90. Amei o Blog, post excelente! Eu desenho manga e parei de desenhar bem na fase onde estava aprimorando minhas técnicas de luz e sombra. Perdi muito a pratica, pretendo fazer todos os exercícios do zero de novo.

    ResponderExcluir
  91. Fantástico, amei suas atividades, me ajudou muito!!! Obrigada, amo desenho, mas ainda não aprendi a desenhar!!

    ResponderExcluir
  92. Bom Dia Leila
    me Aposentei estou querendo passar meu tempo em algo que acho lindo. estou iniciando perdida no meio do oceano. Obrigado por dividir seus conhecimento com quem não sabe ame seu blog. Tenho muita duvida. Ao entrar em sua pagina era Luz e sombra. Viram outras duvidas tenha certaza. Deus te Ilumine eternamente.

    ResponderExcluir
  93. Muito obrigada pelo texto e vídeo! Ajudou muito! Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  94. Olá.
    Só tenho a agradecer de coração por dispor deste material maravilhoso.
    Excelente trabalho e iniciativa.
    Grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  95. Exelente o trabalho gostaria muito receber o ebook!

    ResponderExcluir
  96. Oi, meu nome é Anna, tenho 10 anos, e amo desenhar. Mas tenho problema em desenhar mãos, bocas, olhos, e, cabelos. Como eu faço para ter mais "conhecimento" nessa questão?

    ResponderExcluir
  97. Olá, parabéns pelo Trabalho, Estou estudando bastante sobre texturização e sombreamento, suas dicas me completaram bastante, em breve estarei fazendo trabalhos assim .. hehe

    ResponderExcluir
  98. Dicas muito práticas para quem está começando. Dá mais ânimo vendo o passo a passo. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  99. Respostas
    1. Enviei uma solicitação do ebook para desenhetudo@gmail.com

      Excluir
  100. Netoa7693@gmail.com por favor me envia esse ebook

    ResponderExcluir
  101. Como faço para receber o ebook?? Gostaria muito. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel preciso do seu email ou voce pode solicitar pelo email desenhetudo@gmail.com

      Excluir
  102. Boa tarde!

    Gostei muito das suas explicações! Me ajuadaram muito.
    Gostaria de receber o ebook, por gentileza...
    Segue o e-mail: sara.faculdades@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce receberá um email da desenhetudo@gmail.com como ebook e informações sobre o curso online administrador por mim. serei sua professora virtual.

      Excluir
  103. ola amei tudo , como faço pra receber o ebook, DESDE JA AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, enviei um email solicitando o ebook para desenhetudo@gmail.com
      Obrigada.

      Excluir
  104. Olá me mande esse ebook também? Adorei o blog.
    daltinhosl@gmail.com, no aguardo!

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, enviei um email solicitando o ebook para desenhetudo@gmail.com
      Obrigada.

      Excluir
  105. Respostas
    1. Envie uma solicitação do ebook para a e-mail desenhetudo@gmail.com

      Excluir
  106. ola gostaria de receber seu ebook com dicas de desenhos, obrigado!

    email: rafaseve@gmail.com

    ResponderExcluir
  107. Me mande o e book. e-mail: robertofabitiago@hotmail.com

    ResponderExcluir
  108. Olá, vou enviar para seu email. Mas vc pode entrar em contato como o email desenhetudo@gmail.com solicitando o ebook e informações sobre o curso online.

    ResponderExcluir
  109. Leida,

    Adorei seu e gostaria muitíssimo de receber o e-book grátis. E-mail: kerojus@gmail.com

    Muito grata

    Cléria Maria

    ResponderExcluir
  110. Olá estou interessado em ler seu e-book me envie por favor.

    allancrz92@gmail.com

    ResponderExcluir
  111. Bom dia, Leida! Gratidão por compartilhar seu conhecimento e dom. Comecei um curso presencial de desenho há uma semana. Amando... Meu email: vaniadmr@yahoo.com.br. Por favor,envie o ebook e informações do curso. grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que o blog atendeu sua expectativas. Mas, por favor, envie um email para desenhetudo@gmail.com e solicite ao meu suporte o e-book. Obrigada pelo interesse.

      seja sempre bem vindo e bons estudos

      Excluir
  112. Pode me enviar o e-book por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie, por favor, um email para desenhetudo@gmail.com e solicite o ebook para meu suporte.

      um abraço e bons estudos.

      Excluir
  113. fabiofrednatal@gmail.com

    Parabéns pela excelente explicação... Me envie o ebook no email acima por favor... Grato

    ResponderExcluir
  114. fabiofrednatal@gmail.com

    Parabéns pela excelente explicação... Me envie o ebook no email acima por favor... Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fábio, voce pode enviar um email para desenhetudo@gmail.com e solicitar o ebook para meu suporte.

      seja sempre bem vindo e bons estudos

      Excluir
  115. Serve como base para meus trabalhos na Universidade. Muito obrigado prezada Leida, parabéns!

    ResponderExcluir
  116. Sensacional!!!! Você é 1000. Parabéns e obrigada. Gostaria muito do seu ebook.

    ResponderExcluir
  117. Gostei imenso e foi útil para mim! Obrigado

    ResponderExcluir