Corpo Humano

Esboço de Leida Nogueira

No desenho da figura humana, utiliza-se a medida da cabeça como módulo e pode-se dividir em 7 partes iguais e meia (figura nº1), ou seja, a cabeça estabelece uma relação de proporção com tronco e as pernas, logo, o conceito de proporção é o equilíbrio ideal de tamanho entre as partes que compõe um todo.

Não basta somente a proporção para se desenhar um corpo humano com realismo, a simetria também é de fundamental importância para que o desenho do corpo humano tenha semelhança entre os lados direito e esquerdo.

De um modo geral, o corpo humano não mantém exatamente as mesmas medidas de um lado e do outro; há pequena diferenças, muitas vezes imperceptíveis quando se olha, mas perceptíveis quando se mede.

No desenho, o eixo de simetria é representado por uma linha vertical que vai da cabeça, passando pelo nariz, até o espaço entre os pés, como mostra a figura nº2.

Figura 1


Figura 2


Volumes e Concavidades: Referem-se às formas do corpo; suas curvas, reentrâncias e relevos. No desenho, são as linhas sinuosas que o representam.

Figura 3


Com os braços abertos, a distancia entre a ponta dos dedos indicadores é igual a altura, da figura total, dos pés à parte superior da cabeça.



  • A altura de 3 cabeças, situa-se o umbigo e 4 cabeças, situa-se o púbis.


  •  A distancia entre os ombros são de 2 cabeças para  homens e 1 cabeça e meia para mulheres.

Proporção da Figura humana por Faixa Etária


Você pode iniciar os seus primeiros esboços do corpo humano seguindo essas fases ilustradas na figura abaixo, não esquecendo de iniciar com a proporção, usando a cabeça como seu módulo de medida.

Figura 5







 A ESTRUTURA MASCULINA E FEMININA

  • O HOMEM é largo de ombros e tem anca estreita; 
figura 7

  • A MULHER é estreita de ombros e larga de anca.
Figura 8

DESENHO DO CORPO EM MOVIMENTO

Baseando-se nas figuras anteariores que mostra como se deve desenhar um corpo humano seguindo corretamente suas proporções e simetria na posição ereta, o mesmo ocorrerá para desenhar o corpo humano em outras posições ou dando idéia de movimento como: correr, pular, dançar, etc. Veja os exemplos:




Observe que os bonecos da esquerda são os primeiros esboços. À direita estão as expansões volumétricas dos bonecos.

Voce pode notar que não será necessário retirar os pequenos circulos que representam ombros, cotovelos, mãos, quadris, joelho e calcanhar. Em vez disso vc pode simplesmente conectar as articulçaões.

Como você pode ver esses desenhos assemelham-se aqueles bonecos de madeiras.

Se você poder encontrar um, use-o. Mas sabendo tirar essas configurações de sua mente, sem um boneco na frente de você, você estará em vantagem, pois poderá adquirir habilidade de desenhar mais livremente.

Detalhe: Este método também é bastante útil para configurações de análise de detalhes do corpo, por exemplo: Mãos e pés


 Agora observe os exemplos abaixo e tente desenvolver os seus próprios bonecos, iniciando é claro pelos esboços de linhas e pequenos círculos.
    

                               
VARIAÇÃO DO CORPO HUMANO

Os seres humanos vem de muitas variações. Por exemplo:
    
  • Um Homem musculoso;
  • Uma Mulher Normal;
  • Um homem gordo;
  • Uma criança.  

Para o desenhar o homem eu usei costela + músculo parte superior do trondo.
As vezes é mais fácil de tirar todo o volume antes de desenhar uma caixa torácica.



        Se caso desejar que seus desenhos sejam avaliados, você pode fotografa-los ou scannear e enviar pra meu email leidanogueira@hotmail.com assim que avalia-los retornarei seu desenho.


Depois de muito treino com esses bonequinhos é hora de você ser mais ousado e desenhar modelos reais como modelos de revistas ou modelos vivos, como um amigo, seu irmão, mãe quem quiser posar pra você.

A técnica de desenhar um modelo vivo, é a mesma de bonequinho de madeira, veja o exemplo:

Viu só, agora procure seus modelos e desenhe muito e muitas vezes.

119 comentários:

  1. Muito interessante! Obrigado pela postagem..
    :D

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do site ensina muito bem.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. bem se pudesse por favor pôr alguns desenhos do modulor....corpo humano em varias posiçoes mas tipo esboço...obrigada

      Excluir
    2. Estou sem esboços novos no momneto, mas assim que eu tiver um tempinho extra eu farei alguns e adicionarei aqui. :)

      abraço

      Excluir
    3. eu adorei agora faço vários desenhos de corpo humano em várias posições até copio de fotos. esse site é incrivel!!!!

      Excluir
  4. muito bom ~~ gostei, foi muito util!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Que maravilha! Já comprei vários livros e cursos a distancia de desenho mas essas explicações são as melhores que já vi.
    Obrigada por partilhar.

    ResponderExcluir
  6. obrigada Leida, fico feliz que voce tenha apreciado meu blo... se tiver outras duvidas é só postar. :)

    ResponderExcluir
  7. ei vc conhece algum site que tenha posições para desenho?

    gostei muito da postagem !!! very nice !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sei que vc comentou faz tempo, mas talvez ainda dê tempo de recomendar o site Quick Poses (http://www.quickposes.com/pages/random), que tem imagens de diferentes poses, desafios com tempo para desenhá-las, ou apenas poses aleatórias, masculinas ou femininas. O site é em inglês, mas o importante são as imagens, então acho que não há problema mesmo se vc não entender da língua. Também é fácil simplesmente jogar "poses para desenho" no google imagens e escolher a que preferir. Espero ter ajudado, ;).

      Excluir
  8. Olá Filipe,

    como assim posições para desenho? O que vc quis dizer com isso?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, excelente trabalho....

    ResponderExcluir
  10. Gostei dos teus desenhos,você tem facebook para companhar seu trabalho ?

    ResponderExcluir
  11. sim tenho. :)
    http://www.facebook.com/leida.nogueira

    ResponderExcluir
  12. Alguém me pode dizer outra vez qual é o material a usar para os 10 esboços da figura humana?

    ResponderExcluir
  13. OLá Anonimo,

    Para fazer os esboços, seja ele qual for, voce só precisará de papel sufite, borracha para desenho e lápis 2B ou 4B. Conforme voce for se aperfeiçoando e fazendo os seus desenhos livremente, ou seja, não precisando mais das linhas de base e iniciar a dar volume nos seus desenhos então voce poderá usar lápis e papeis próprios para desenho artísticos para que os seus desenhos tenham mais qualidade. Então vce poderá adquirir papeis de gramatura maior acima de 140gr e da marca que preferir, bem como os lápis ou lapiseiras.

    ResponderExcluir
  14. eu queria saber se vc tbm é assim:
    toda vida que eu termino um desenho eu não acho bom, acho que melhorar aqui e ali, e as vezes acaba manchando tudo e fica pior!!!
    por favor responde, pq eu queria saber se é paranoia minha ou é normal!
    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu adoro desenhar de tudo e ébem assim mesmo

      Excluir
  15. Olá Anônimo


    hahahaha :D Não é paranóia não ou então todos os artístas seriam paranóicos. ....

    Isso acontece comigo todo o tempo, apesar de sempre ouvir bons comentarios sobre minhas pinturas... as pessoas se impressionarem, sinto me insegura... não vejo como eles, também sempre acho que poderia fazer melhor, vejo muitos erros no final do trabalho e assim por diante...
    E de fato, quando voce tenta melhorar, pior fica.

    Então durante tanto tempo desenhando e tentando me aperfeiçoar eu aprendi e adotei isso como regra principal para mim sobre os meus desenhos ou pinturas.

    "Durante o processo de finalização do trabalho que você olhar pra ele e sentir satisfação ou sentir-se empolgado pelo o que produziu, está na hora de parar."

    Há um momento que voce olha para o seu trabalho e as vezes diz: "Wow!! tá ficando lindo, perfeito... e assim por diante.... então voce tem que parar a sua obra ali, só fazer os ultimos acabamentos se caso for realmente necessário. Veja bem, não importa se o teu trabalho está tecnicamente correto, o importante é a expressão que ele passa... é a emoção que dá nas pessoas quando vê uma pintura ou um desenho seu, ainda que inconsciente. :D

    Então não se preocupe, deixa fluir todos os seus sentimentos nos desenhos e não ligue se voce ouvir criticas ruins, tem sempre alguém com inveja ou que tentou ser artista e não deu certo ai fala mal do trabalho dos outros... voce tem que gostar do que voce faz... lembre-se, se voce olhar para o seu trabalho e sentir essa felicidade com o resultado não dê continuidade, pare... e continue estudando sempre, ter dominio do que vc está fazendo não te deixará inseguro com o resultado como agora.

    Boa sorte e Força!!! :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Adoro desenhar e criar personagens de meu estilo. Como faço para meus desenhos serem reconhecidos?
    ah!seu Blog é espetacular! bjos e abraços !1

    ResponderExcluir
  17. Olá Anônimo,

    Sua pergunta é difícil de responder, porque há muitos artístas que querem essa oportunidade como você.
    Mas hoje em dia, graças a internet, nossa área ficou mas acessível as pessoas.
    Para que seus desenhos seja reconhecido voce tem que fazer sua arte ficar popular, isto não é um retorno rápido... então tenha paciencia. voce pode se cadastrar em alguns sites que fará os seus desenhos serem vistos, comentados e quem sabe reconhecidos como voce pretende.

    Visite e se cadastre em http://deviantart.com esse site é excelente para divulgar sua arte, mas voce tem que fazer sua parte. Se voce desenha no estilo quadrinho, ou para games, voce tem espaço nesse site para se destacar também.... só precisará criar algo novo e diferente... enfim tudo é uma questão de ter paciencia e desenhar, criar sempre, uma hora chegará o sua vez. :D

    Não desista

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  18. Leida adorei o seu site, eu queria saber por onde começar, porque apesar de desenhar a algum tempo tenho duvidas se devo aprender primeiro a figura humana ou paisagens,natureza morta, animais etc.Desde ja agradeço,te desejo tudo de bom e que vc continue assim linda e talentosa.Bjos!

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Muito obrigado por apreciar meu blog e minha arte.

    O ideal é iniciar estudando por luz e sombra, desenhando e dando volumes em desenhos simples como objetos, frutas.

    A anatomia humana é o mais dificil, mas é claro, não é uma regra geral. Há pessoas que tem mais faciliadade em desenhar uma corpo humano completo do que uma composição de natureza morta.

    Mas em geral se voce quer aprender a fazer desenhos artísticos realmente, voce precisa dominar luz e sombra, aprender a projetar sombras, fazer silhueta, aprender perpespectiva pelo menos até três pontos de fuga.

    Como exercícios voce deve usar modelos reais, como por exemplo: coloque em uma mesa, uma maça e uma iluminária. Sob a maça coloque um papel branco (papel sufite) para que voce possa definir com precisão a sombra que será projetada no papel quando voce ligar a iluminária na direção da maça. Observe o modelo e desenhe-o. Faça isso com vários objetos, mude de posição a iluminária, para aprender as direções das sombras.

    Se for estudar corpo humano, aprenda primeiro sobre proporções e use modelos vivos, voce mesmo pode ser o modelo, olhando-se no espelho.

    Envie-me seus desenhos, talvez eu possa lhe ajudar dessa maneira.

    Boa sorte! :D

    ResponderExcluir
  20. oi meu nome e fernando tenho muita dificuldade em aprender a desnhar a cabeça em diversas posiçoes vc pode me ajudar meu email e fernnadofernandes@hotmail.com agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      eu tentarei ajudá-lo, envie-me seus desenhos primeiro, gostaria de ver qual é a sua dificuldade. ok? ;)

      Um abraço

      Excluir
  21. Seus desenhos me ajudaram a tirar dúvidas sobre cinometria,,pois faço
    desenhos em AutoCad, agora já estou mais experiente quanto uso de circulos
    para desenvolver meus desenhos com essa linhagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, fico feliz em saber sobre isso.
      Obrigada por apreciar minha arte.

      Um abraço. :-)

      Excluir
  22. Olá, Leida. Fiquei muito feliz em conhecer seu blog, e você, de uma certa forma. Acho muito legal pessoas que gostam de partilhar o que sabem de forma humilde e generosa, o mundo precisa de pessoas assim. Também sou amante das artes em geral, convido você para conhecer meu blog, será um prazer te-la como visita.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonor Siqueira,

      Muito obrigada por apreciar meu blog.
      E que maravilha é o seu blog adorei, já estou seguindo. e vou aprender algumas coisinhas lá também.

      Seja bem-vinda e um grande abraço.

      Excluir
  23. Obrigada, pela visita, será sempre um prazer recebê-la. Seu link já está no cantinho das amigas!
    Ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  24. Ooi.. Amei o blog.
    Estava procurando algo na net, que me ajudasse a melhorar meus desenhos para melhorar meus croquis. Achei seu blog.
    Vou voltar aqui sempre..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi,

      Muito obrigad por curtir meu blog, fico muito feliz que isso pode ajudá-la. :D

      Seja sempre bem-vinda
      Abraço. :)

      Excluir
  25. olha é legal
    mais toda vida q eu vou desenhar o corpo movimentado
    nao sei como fazer nada
    e entao?

    ResponderExcluir
  26. E então que não é tão simples realmente, é necessário muito treino mesmo... voce pode treinar somente um movimento primeiro,tipo uma pessoa correndo vista de lado ou de frente. para aprender bem a proporção do corpo, quando estiver desenhando bem, e não precisar mais de linhas de base, então voce pode iniciar outros desenhos com idéia de movimentos mais complexos.

    Não desista. :)

    ResponderExcluir
  27. Olá Leida,

    Gostei do seu blog e descobri recentemente que tenho certo talento pra desenhar, trabalho com uma area estressante (Tecnologia) e o Desenhar tem sido uma válvula de escape, mas gostaria de estudar mais sobre desenho, você indica algum curso presencial ou online?

    Espero que não se importe, adicionei você no Facebook com o inteíto de observar seus trabalhos.

    Atenciosamente,
    Diego Silva

    ResponderExcluir
  28. oi leida muito bom aguardo mais dicas!shuahsuahsuas

    ResponderExcluir
  29. Não gostei deste site, pois ele é uma porcaria...

    ResponderExcluir
  30. Oi Leida!!!

    Adorei demais o seu blog.
    As dicas são muito claras e você desenha bem demais.

    Mas o meu comentário é pra falar também que eu to com um grande problema... Eu desenhava relativamente bem durante a minha infância. Fazia o trabalho de todos da turma no colégio, quando era necessário desenhar, e todos falavam que os meus desenhos eram bons.
    Mas durante a adolescência parei de desenhar totalmente e acabei perdendo o traço, a habilidade...
    Agora to iniciando uma carreira na área de design gráfico (sou formada em publicidade) mas to encontrando uma grande limitação, principalmente na criação de personagens.
    Representar as formas do corpo humano em programas vetoriais, mesmo que estilizadas, é uma missão muito difícil de conseguir sem as noções do desenho manual.
    O meu recurso é vetorizar corpos de fotografias, mas isso acaba com boa parte da autenticidade de uma ilustração. =(
    Além do mais, nem sempre é possível encontrar uma fotografia que esteja no ângulo imaginado/ desejado.

    Ahh... outra coisa... Eu NUNCA consegui desenhar bem um corpo humano sem um modelo (agora nem com modelo eu consigo fazer!rs), na verdade, tenho muita dificuldade em desenhar o que imagino. E isso é extremamente frustante! Limita totalmente o processo criativo.

    Enfim... tem alguma dica pra me dar sobre como conseguir desenhar bem o que se imagina, especialmente, o corpo humano? rsrs...

    Grande Abraço!!!

    E obrigada por compartilhar o seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gê


      A dica é PRATICA, MUITA PRATICA. :)


      voce tem que dominar proporção, mesmo que na criação dos seus personagens essas regras mude, mas ainda assim voce será capaz de fazer bem os seus desenhos.

      dependendo do tamanho da cabeça que voce desenhar, a proporção do corpo será 8 vezes o tamanho da mesma cabeça,entendeu?


      então voce tem que treinar muito esse modelo, seja pra homeme e para mulher, os modelos só serão necessário para fazer desenhos com ideia de moviemnto, e não perca tempo procurando uma posição que voce quer, seja voce mesmo os seus modelos, tire fotos de voce mesmo na posição que voce quer, fotografe sua mãos segurando algum objeto, ou em posições de expressão e desenhe-as. e assim por diante... com o tempo voce poderá esboçar rapidamente suas ideias sem usar linhas de base e nem copiar... mas volto a dizer tem que praticar muito.

      depois que seus esboços estiverem atendendo suas espectativas, então vem a parte mais complexa que será dominar a tecnica de luz e sombra, primeiro em preto e branco e depois colorido.


      boa sorte :)

      Excluir
  31. Nossa! Não sei como nunca tinha pensado nisso... em fazer auto-retratos. Vai ajudar bastante, não só nos desenhos manuais, mas nos vetoriais também.

    Quanto a prática, vou usar os seus esboços pra começar. Como nunca estudei desenho, nunca fiz esses exercícios de proporção. Já li sobre esse esquema em outros lugares (das linhas e círculos), mas nunca entendi muito bem como funcionava na prática e como poderia servir de base pra construir um desenho a partir dele. Aqui deu pra entender claramente. :)

    Vou começar a praticar amanhã!!!
    Sério!! To animada depois que achei o seu blog. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D ah fico muito feliz que vc está animado... mas é exatamente isso que nos torna melhor no que queremos fazer.
      Tô acrescentando novas fotos de anamotomia com sombreamento na definição de musculos.

      Excluir
  32. Achei o blog ótimo! Consegui tirar todas as dúvidas que tinha em relação à anatomia humana, ajudou muito na reprodução de meus trabalhos. Está de parabéns e obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrida por apreciar minha arte.

      seja sempre bem-vindo. :)

      Excluir
  33. muito obrigada por apreciar meu blog. :)

    ResponderExcluir
  34. pow to aprendeno muito, ja sou seu fam!!obrigadooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal Nilton, ficou muito feliz em saber disso.

      se tiver dúvidas é só perguntar, ok?!

      seja sempre bem-vindo. :)

      Excluir
    2. Fico muito feliz em saber disso Nilton. Muito obrigada. :)

      Excluir
  35. oiie!tudo bém gostaria de saber se voçe poderia me ajudar a fazer um trabalho de escola?é uma ilustração minha se pode ficareii muito grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que seria esse trabalho, enviei me os detalhes para o meu email lsnogueira@gmail.com

      abraço :)

      Excluir
  36. muito bom muito bom mesmo :)

    ResponderExcluir
  37. Leida gostaria que me ajudasse. Tenho um filho que é especial (autista) com dominio espetacular em desenhos e o faz de uma maneira inusitada e impressionante (ex; um corpo humano ele começa desenhando seguidamente dos pés até a cabeca de alguem que ele mentalizou horas ou dias atrás. Posso enviar-lhe alguns desenhos dele e como eu poderia aproveitar este seu potencial no mercado de trabalho?. meu -email albericopaixao@yahoo.com.br obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alberico,


      Que maravilhoso o talento do seu filho... eu gostaria muito de ver os desenhos dele com certeza. :) VOce pode envia-los para o email lsnogueira@gmail.com


      Muito obrigada por visitar meu blog.

      Excluir
  38. sem leida vc conhece http://deviantart.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JOão Paulo

      sim, eu conheço o deviantart porque tenho uma conta lá também. http://leidanogueira.deviantart.com

      Excluir
    2. OLÁ.
      gostei mt deste blogue, mas discordo com uma coisa.
      eu no sexto ano dei esta matéria e ensinaram-me que para desenhar o corpo humano a cabeça repete-se 8 vezes e nao 7 e meia, só gostava de ter a confirmação.
      obg

      Excluir
    3. olá

      mas o que vc aprendeu não está errado, porém as medidas de 8 cabeças são mais utilizadas nos desenhos de anatomia de super herois, comics. Para desenhos de mangá, por exemplo, são usados 9 cabeças como medida. E para os desenhos de anatomia realistas, 7 cabeças e meia. :)

      Excluir
  39. eu queria que vc desenha-se uma caricatura de uma pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, João, eu não faço caricaturas, apenas retratos. :( Mas conheço excelente artistas que fazem, se quiser posso indica-los.

      Excluir
  40. eu gostei muito legal Parabens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muiot obrigada por apreciar meu blog e minha arte.
      Seja sempre bem-vindo. :)

      Excluir
  41. Olá Leida, tudo bem? Em primeiro lugar quero parabenizá-la pelo excelente blog e pelos seus desenhos, são lindos!
    Eu tenho muitas dificuldades em desenhar a figura corporal em si (tanto masculina quanto feminina), principalmente posições, movimentos e as mãos. Gostaria de saber se você possui algum material de referência para me indicar (de preferência, para iniciantes). Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  42. Jair
    Bom dia Leida, Parabéns pelo blog, gostei muito, suas dicas são excelentes, desenhavam bastante, do natural olhando fotos, depois comecei a fazer desenhos hiper realistas e parei uns três anos mais ou menos de desenhar agora quero voltar a desenhar mas percebo que estou com muita dificuldade de desenhar do natural, acredito que o desenho hiper estragou um pouco o desenho de observação por eu ter parado um determinado tempo de faze-lo.
    Uma das pessoas acima estava querendo posições de modelo tem esse site.
    http://www.posemaniacs.com

    ResponderExcluir
  43. adorei muito bom :D Òtimo

    ResponderExcluir
  44. ``todo dia ´´ vejo o seu blog tenho menos de 16 anos, mas adora o seu blog ,seus desenhos são ótimos ,adogo bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada por gostar do blog. Fico muito feliz que o mesmo atendeu suas expectativas. :)

      Excluir
  45. Moça, mto bom seus desenhos! é o seguinte, eu sei como se faz "eskeletos" ou esboços, mas não consigo aplicar-los em meus desenhos, simplesmente desenho melhor sem eles, é estranho. Eu sou um amador mas sei desenhar bem até. Dá uma olhada no meu blog e me diz o que acha para um garoto de 15. Eu gostaria de aprender a desenhar com sombreamento e luz realistas!. Acho que eu até tenho um talento!
    http://www.apenasdesenhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. léa Maria Barbosa29 de junho de 2012 23:44

    Amei seu trabalho. Achei muito bacana de sua parte se dispor a passar para outras pessoas toda sua técnica. Muito obrigada, vai ajudar muito a minha afilhada que está começando. Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  47. o meu lapís não aparece esse 2b,3b,4b,ele aparece n°2 eu não entendo

    ResponderExcluir
  48. vc tem que procurar lápis para desenho, das marcas Faber Castell, Koh-I-Nor, Staedtlee... os lápis de desenho da Faber Castel vc pode encontrar em qualquer papelaria até a graduação 6B, mas das outras marcas que mencionei, voce encontrará em lojas especificas para desenhistas, ou de arquitetos.
    Esse é um site onde sempre compro meu material, voce encontrará esses lápis lá, http://frutodearte.com.br

    ResponderExcluir
  49. De Eulina
    Para Leida
    pesquisando na net encontrei os seus desenhos de corpo humano.
    Você exprica muito bem.
    Eu não sei desenhar, mas estou tentando aprender para eu pintar em telas.
    Se eu for atendida.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  50. Olá Eulina

    voce não precisa ser um desenhista profissional para pintar corpo humano em tela, mas precisa ter noções báscicas de proporção da antomia humana e dominar a tecnica das minstura de cores.

    obeserve o modelo e desenhe sua forma, adicionando poucas linhas para detalheas partes essenciais, como os braços, os seios, ou torax, joelhos e assim por diante.

    espero que o blog atenda suas expectativas.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  51. De Eulina
    Para Leida.
    Obrigada por me atender.
    Fiquei feliz.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  52. olha,suas explicações são muito boas,eu sempre gostei de desenhar desde pequeno e aprendi sozinho,gostei muito mesmo das suas explicações mas eu tenho uma certa duvida em como fazer maos e panturrilha,e isso atrapalha as vezes meu desenho,se você puder me dar umas dicas de como faz eu realmente ficaria muito agradecido

    ResponderExcluir
  53. HOJE! ENCONTREI UM TESOURO NA NET, SEU BLOG, ADOREI, ESTOU APRENDENDO A DESENHAR E VOU APRENDER MUITO COM VC BEIJOS.

    ResponderExcluir
  54. Olá Leida, primeiro eu gostaria de dizer que gostei muito do site e tenho praticado com ele sempre que posso. Lendo os comentários aqui, vi numa das respostas que você postou um trecho assim:
    "Durante o processo de finalização do trabalho que você olhar pra ele e sentir satisfação ou sentir-se empolgado pelo o que produziu, está na hora de parar."
    Realmente não entendi o porquê dessa frase. Por que tenho que parar o desenho? Significa deixar ele sem terminar? Isso não faz sentido pra mim, enfim não entendi, se possível me explique com detalhes. Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo,

      Não é para você parar o desenho. O que eu quis dizer é somente no termino do desenho. Algumas vezes voce conclui o desenho e está satisfeito com o resultado, porém pode acontecer de tentar aprimorar mais o desenho, ou acrescentar novas ideias, enfim, e algumas vezes ao inves de melhorar, pode estragar o trabalho que já estava bom e talvez não posso recuperá-lo. Então o significado daqulea minha sitação é refente a este momento. :D

      E obrigada por está acompanhando o blog. :)

      Excluir
  55. oi Leida, eu queria saber como faço para desenhar o mesmo personagem em vários ângulos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce tem que usar perspectiva.... infelizmente eu ainda não publiquei nada sobre perspectiva... mas eu pretendo fazer isso logo que possível. :)

      Excluir
  56. Seu blog está de parabéns! Acho q finalmente vou pegar as proporções certas para o corpo =]

    ResponderExcluir
  57. Alô Leida, vc sabe tudo de desenho, perspectiva...sombras.. aliais tudo que se refere a desenhos.Parabéns

    ResponderExcluir
  58. se eu soubesse como mandaria um desenho scaneado para vc poder me da umas dicas de como melhorar.Há e a como dizem n consigo de jeito nenhum o tal tanquinho sempre sai errado, ai so faço curvas na barriga.
    Mto bom seus desenhos.

    ResponderExcluir
  59. Olá Leida,
    Simplesmente amei seu blog. Andei nele todo devorando cada post e cada desenho seu, que diga-se de passagem são muuuito bons :D
    Fiquei muito feliz com tudo que vi, vai me ajudar bastante com os desenhos.
    Tenho uma dificuldade graaande para desenhar homens. É até estranho por que faço cada detalhe feminino e utilizo efeitos de luz e sombra certinho (euacho) e relevo também, mas homem não sai... nariz, boca, olhos... nada, infelizmente eles ficam femininos kkkkkkkkkk e desproporcionais \o/.
    Obrigada pela atenção e por compartilhar sua arte.
    Deus te abençoe.
    Um abraço.

    Helen Sena.

    ResponderExcluir
  60. Ola Leida ha um ano perdi um filho de 15a e junto a vontade de viver n encontrava nada q.desse prazer ate encontrar seu blog.
    estou m.encontrando na arte alem de ocupaçao acho q.breve terei nova profiçao atravez da sua solidariedade claro.
    JESUS ILUMINE SEUS CAMINHOS SEEEEEEEPRE!!!!!!!!!
    E que atravez de vc muitos aprendam q.compartilhar oque sabe tambem e amar o proximo bjs Vivian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian

      Lamento pela perca do seu filho eu posso imaginar a sua dor, fiquei emocionada com seu comentario e por saber que o blog tem auxiliado para confortar o seu coraçao. :-)

      Seja sempre bem-vinda em tirar suas duvidas.

      Excluir
  61. Sobre o fato da altura humana, eu li em vários livros que era 8 cabeças da cabeça até os pés, mas também vi em uns sites, que era 7 e meia, qual é a medida padrão de um ser humano? (sem contar com as variações físicas de cada pessoa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A medida padrao é 7 e meio, 8 cabeças são mais usadas para anatomia de quadrinhos, como os superherois e tambem para os mangas, sendo que esse ultimo, tambem podem ter 9 cabeças como medida.

      Excluir
  62. Meu nome é Wilson e gostei muito do Blog, d+. Gostaria de ver um artigo sobre como desenhar uma árvore em proporção aurea.

    ResponderExcluir
  63. leida adorei seus estudos meu nome é weni sou um iniciante na arte de desenhar e fiquei super seu fa.obrigado pelo show.

    ResponderExcluir
  64. Olá Leida, achei você uma grande artista... Pretendia comprar coisas para aulas de artes plásticas, então achei seu blog... Achei ele maravilhoso como você... Nunca estive tão interessada pela arte... Parabéns por esta grande artista que você é e por suas obras de artes.. Maravilhoso o seu blog!!

    ResponderExcluir
  65. Incrível! Espetacular!!!

    ResponderExcluir
  66. Gosto muito de desenhar. adorei ler tudo isto - cpmentários, alertas, dicas. Os meus parabéns e tudo de bom para si.

    ResponderExcluir
  67. Olá Leila! Qual é a escola que você recomenda para que eu possa aprender a desenhar à distância?
    Muito sucesso porque os teus trabalhos são inspiradores.

    ResponderExcluir
  68. Lindo tudo por aqui! Linda pessoa você com suas explanações!
    Sucesso!
    Um abraço
    Prof.Maria Alair

    ResponderExcluir
  69. Nossa ja procurei em centenas de sites, eu desenho tem um bom tempo mas sempre me embaracei quanto a proporção de espaços de olhos,ombros,e principalmente mão e pés --' Mas com suas dicas estou melhorando kkkk e.e Obg te adicionei do face se puder aceitar hehe Vou seguir seu blog gostei muito!

    ResponderExcluir
  70. Gostei muito dos seus desenhos vc realmente eh talentosa...eu amo desenhar mas nao treinava o suficiente, ultimamente estou me dedicando mais e tendo melhores resultados e seu blog me ajudou com algumas dicas e talz...obrigado pelas postagens!!!

    ResponderExcluir
  71. muito bom esse site

    ResponderExcluir
  72. Impressionante, parabéns ! Adicionei você no Face.

    ResponderExcluir
  73. Muito interessante deste dos meus 4 anos de idade eu sei desenhar, mas nunca fiz um curso, agora vejo que se eu estivesse feito um curso eu desenharia bem melhor, mas essas tuas dicas vai me ajudar muito e vou fazer um curso também adoro desenhar!

    ResponderExcluir
  74. Muito interessante deste dos meus 4 anos de idade eu sei desenhar, mas nunca fiz um curso, agora vejo que se eu estivesse feito um curso eu desenharia bem melhor, mas essas tuas dicas vai me ajudar muito e vou fazer um curso também adoro desenhar!

    ResponderExcluir
  75. caramba,seu site eh incrível! meus parabens pelo sucesso dele...um mega bj =D

    ResponderExcluir
  76. Seu trabalho é muito, muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  77. voce pode fazer uns esboços pra mim leida?? mas tipo como se estivessem em poses de luta (ainda nn sei fazer esses)!!
    se puder eu te agradeço mt...mt obrigado!!

    ResponderExcluir
  78. Não estou conseguindo pegar essa parte do corpo humano, estou me sentindo um burro. :(
    Me ajuda por favor o q eu faço?

    ResponderExcluir
  79. aaaaaaah moça! Muita gente já tentou me ensinar a desenhar e ninguém conseguiu, apesar de eu ter talento, não tinha nenhuma técnica e naturalmente eu me achava uma negação. Fiquei estudando teu blog durante um tempo e já consigo fazer desenhos sozinha, com uma qualidade razoavelmente boa! Obrigada! :D

    ResponderExcluir
  80. Nossa, eu custei para achar um blog para me ajuda até q vi esse aqui, ele esta me ajudando d+, to adorando todas as dicas daqui incluindo as do material, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  81. gostei muito desse blog me ajudou muito obrigada;-)

    ResponderExcluir
  82. Parabéns pelo Blog. É de grande utilidade a quem precisa de material didático e conhecimentos.

    ResponderExcluir
  83. Oi eu Marcos Andre, parabens pelo seu blog, eu tenho 32 anos e estou comecando no desenho agora. Seus post tem me ajudado bastante. pesquisei muito e nao encontrei outro site tao bom quanto este. vou praticar bastante desenhos. muito obrigado pelos seus ensinamentos, que SENHOR Jesus te abencoe muito!

    ResponderExcluir
  84. Parabéns pelo ótimo post, salvei as imagens e guardei bem as dicas, continuem assim, obrigado. (Leonardo)

    ResponderExcluir