terça-feira, 4 de agosto de 2015

Como pintar um retrato à lápis de cor



Desenhar um rosto realista é um desafio, não importa a técnica que você use, sempre há um nível de dificuldade até mesmo para aqueles que tem facilidade em desenhar a mão livre, porém uma vez que você se dedicar aos estudos de luz e sombra e proporção da face e cabeça, além de praticar bastante,  é claro, os resultados podem ser surpreendentes.

Se você já desenha retratos à grafite e desenvolve bem o sombreamento da face em tons de cinza, talvez não terá dificuldades em fazer o mesmo sombreamento, só que agora, colorido. As técnicas para colorir são várias, mas nesta postagem, irei demonstrar a técnica do lápis de cor, a qual está cada vez mais popular e favorita entre os artistas realistas. Parece complexa no inicio, mas com um pouco de pratica e com os materiais certos, logo você perceberá que prazeroso é trabalhar com lápis de cor.

Neste tutorial demonstrarei minha própria técnica de pintura à lápis de cor, porém cada um é capaz de desenvolver sua  próprio maneira de pintar  através de um conjunto de técnicas compostas de estudos parciais que adquirimos a partir de tutoriais como este, livros, aulas e, o mais importante, através de muita prática. 

A maneira como pinto os meus desenhos à lápis de cor não é necessariamente a maneira mais certa e nem a mais errada, é apenas a maneira que descobri ser a  mais confortável e  que fornece os resultados que eu gosto. Não há certo e errado na arte, mas algumas orientações que ajudam a gente nas direções diferentes que gostaríamos de ir e, consequentemente, a fazer as nossas próprias regras à medida que aperfeiçoamos nossos desenhos. Então, sugiro que você adquira o que é mais útil para você a partir deste tutorial e não considere o que não atender às suas técnicas preferidas.

Eu vou usar Rafiné e Carandache, mas gente, não  precisam sair comprando essas marcas como se para pintar um retrato, apesar de serem de excelente qualidade, mas existem outras marcas como Faber Castel Polycromos, Policolor da koh-I-Noor, sakura, prismacolor ou até mesmo  lápis de cores escolares como da Faber Castel aquarelável, mas infelizmente algumas marcas não estão disponíveis no Brasil, porém esses que mencionei darão bons resultados realistas na pintura.  Sinta-se livre para usar qualquer marca que você gosta ou já possui.  Vou mencionarei as cores que vou usar ao longo desse tutorial para facilitar suas buscar quando adquirir um estojo de lápis de cor.

Vamos começar: