quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Como misturar e combinar cores com lápis de cor



Os lápis de cores são transparentes, porém não é possível misturar as cores como se estivesse usando tintas ou pasteis. Para formar as misturas de cores, você precisa criar camadas em cima de camada de cor.
Roda de cores


A roda de cores é uma ferramenta de referência útil para a compreensão das relações de cores. Sabendo onde cada cor encontra-se no círculo de cores torna fácil entender como as cores se relacionam e reagem uma com a outro.

 Na imagem acima, A roda de cores básicas é formadas pelas três cores primarias  e as secundárias em fatias menores centralizadas nas cores terciárias.

Conhecendo um pouco sobre a teoria da cor básica pode realmente ajudá-lo  no desenho com lápis de cor.

*Exercício: Crie uma roda de cores básicas.

     Para ter uma noção de como as cores funcionam juntas e se relacionam entre si, faça uma roda de cores. 




Use um prato para fazer o círculo e divida-o em seis fatias. Coloque as três cores primárias (azul, amarelo e vermelho) em cantos opostos e distante um do outro, ou seja, pintando uma fatia e a outra não. Nas fatias que ficarão vazias, coloque as cores secundárias:
  • Verde - formado por azul e amarelo
  • Laranja - formado por amarelo e vermelho
  • Violeta (ou púrpura) - formado por azul e vermelho
E pronto você terá sua primeira roda de cores básicas.  

Você pode continuar a fazendo isso com uma roda maior dividido em 12 ou 24 fatias e continue a misturar as cores primárias e cores secundárias juntas. quando misturamos as cores primárias com as secundárias encontraremos as cores terciárias. Fazer uma roda de cores com lápis de cor, não é necessário misturar as cores como foi falado anteriormente, pois num estojo de 24 cores, pode se dizer que se encontrará as cores primárias, secundárias, terciárias e as complementares, vc só precisa saber quais são cores corretas que pertencem a cada grupo.


Cores Terciárias



 Cores Complementares


As cores complementares são as duas cores em frente a outra na roda de cores (como o vermelho e o verde, laranja e azul ou amarelo e roxo).


http://desenhetudo.com/aulas-gratis-blogguer/?utm_source=blogger-banner02


Usando Cores Complementares

Quando colocados lado a lado, as cores complementares ficam vivas, formando contrastes interessantes. Usando uma cor complementar no fundo fará com que o desenho se destaque, impressão de estar fora do papel.


  

Agora pratique bastante as combinações de cores, a imagem acima serve de exemplo para você trabalhar, mas você também pode experimentar outras combinações.

Mas faça um aquecimento antes de realmente pintar. Em um pedaço de papel de rascunho, faça diferentes rabiscos e linhas, mude a pressão e tente segurar seu lápis de diferentes maneiras.


A maneira como você segura o lápis terá um impacto direto sobre os traços que você fará. Alguns rabiscos permitirá que você pressione com mais firmeza sobre o papel, resultando em traços escuros, densos.

   

Bom, agora é só pegar seus lápis de cores e papel e praticar muuuuito. :) 

Se você ainda não conhece a página Pintura à Lápis de cor, então dá um clique aqui:  Lápis de Cor
Você aprenderá mais detalhes sobre essa técnica.

Assista algumas demonstrações de pintura à lápis de cor sobre papel preto.







Bons estudos
Leida Nogueira











26 comentários:

  1. Respostas
    1. olá , adoro o seu blog e estou aprendendo muito com ele. Gostaria de tirar uma dúvida.
      Estou começando a aprender agora mas mesmo assim queria me presentear com lápis de cor aquarelável da Caran D'Ache, tive ótimas referências sobre o material, mas percebi que em todas as linhas não importa se contem 12 24 30 120 cores ,todos os lápis no estojo são de tons amarelos, azuis e alguns cinzas. Pensei: Ora , é só misturar as cores e terei todas as cores que precisar! mas logo vi um detalhe, não tem magenta ou qualquer tom de vermelho O.O ! Como uso esses lápis ? conseguirei todas as cores da mandala de cor ou terei de comprar outro conjuto?

      Excluir
  2. Muito bom mesmo. Como professora de Artes, afirmo que vc tem um belíssimo material didático.

    ResponderExcluir
  3. Ola Leida, conheci o seu blog a alguns dias e estou gostando muito das suas dicas, sempre gostei de desenhar e faz um tempo que pareiestou tentando voltar agora e seu blog está me ajudando bastante... Estou com uma dúvida, a alguns anos eu fiz um curso de desenho e o material que indicaram para pintura eram os lápis de cor aquareláveis da Faber Castel, quando eu os uso as vezes na hora de misturar as cores ou até mesmo antes eu percebo que tem uma camada que "parece cera", que aparece e atrapalha que eu consiga aplicar a cor mesmo sem aplicar muita pressão durante a pintura. O problema seria do material que estou usando, ou da minha técnica que talvez esteja incorreta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem nada errado com seu material, o que pode está acontecendo é que não precisa fazer pressão para pintar com aquareláveis. Eles tem um grafite super mole, para justamente diluir com água. para a pintura unida como vc quer, vc pode usar os lápis de cor comum ou policromos.

      Excluir
  4. Muito bom seu blog. Parabéns, muita ajuda por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Sei que o que vou perguntar não tem muito a ver com o post mas enfim... Tenho uns lápis da Faber Castell e neles está escrito que são "nº2". isso quer dizer que são lápis 2B?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, são apenas lapis de um grafite mais duro, os lápis 2B, vem escrito 2B neles e eles são bem mais macios que o nº 2

      Excluir
  6. Acabei de descobrir seu blog, e era justamente o que eu estava procurando! Adorei! Não pare de postar! :(

    ResponderExcluir
  7. Música é arte. Interpretação é arte. Pintura é arte. Arte é uma coisa um tanto quanto subjetiva, nem sempre se submetendo a um padrão estético específico ou aos anseios dos espectadores e as vezes do próprio artista. Depende de inspiração, e de transpiração. Tenho um particular apreço por [...]

    Continue lendo em:

    http://samuelbonette.blogspot.com.br/2012/07/arte-do-malasartes.html

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas do seu blog ! Faço alguns desenhos com nanquim e também com cores , vejam no Instagram : scrawled.art

    ResponderExcluir
  9. suas dicas são muito boas! estou aprendendo a desenhar e pintar com você!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, adorei. Estou começando a me especializar em desenhos realistas coloridos, o que outrora só fazia em grafite mesmo, e boa parte do que precisava e procurava encontrei no seu blog. Ótimo trabalho. ;)

    ResponderExcluir
  11. Gostei desse site. ótimas dicas para inciantes

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é Isabella,

    É muito bom saber que exista quem compartilhe suas experiências, técnicas e sabedorias dessa forma, sem cobrar nada por isso. Fico muito feliz. E seu trabalho é incrível!!
    Espero um dia ser uma profissional como você.

    ResponderExcluir
  13. Excelente Blog. É sempre muito bom encontrar pessoas que se empenhem em manter e ensinar tecnicas manuais de desenho em tempos em que Tablets e Photoshop dominam o mercado. Muitos não entendem que dominar tecnicas manuais é a base de tudo (pelo menos essa é minha opinião). Abraços !
    http://petitodesenhista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas! O blog é muito legal, pena não ter encontrado antes!!

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Felicidades sempre, obrigado pelos ensinamentos, e lida didática a sua.

    ResponderExcluir
  16. Acabei de baixar seu ebook, mas ja estou amando. se você poder visitar o meu blog fico Feliz:
    desenrola-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Faz muito tempo que não vejo algo assim

    ResponderExcluir
  18. São artigos como esse que precisamos, na verdade são poucos que entregam um conteúdo de valor que realmente entrega o que precisamos. Meus parabéns, posso ter comentado muito tarde mas espero que ainda esteje valendo rsrs :)

    ResponderExcluir