sábado, 2 de junho de 2012

Como desenhar cabelos realísticos



Finalmente um tutorial para sombreamento de cabelos, a parte mais difícil para muitos iniciantes em desenho artíticos de retratos. 


Cabelos Castanhos Claros



Como voce pode observar na imagem acima, dedique-se no aperfeiçoamento do cabelo após ter concluído o sombremaneto da face. Porém a área do cabelo já deve estar previamente esfumada com um tom de cinza suave, independetente se o cabelo for loiro ou preto. Mas antes de iniciar o seu sombreamento dos cabelos tenha garantido alguns pontos importante para se obter um bom efeito nos cabelos.

1. Observe as ferramentas utilizadas da esquerda para a direita: lapiseira 0,3mm HB e B , lapiseira 2B 0,5mm, grafite 9B (para pintar a grande área), Lápis 8B/9B Derwent Graphic (para médias e linhas escuras / sombreamento),  Lápis 8B Staedtler Mars Lumograph (para a tonalidade mais escura de preto), borrachas  (apenas borrachas normais cortada em pequenos pedaços em forma de triângulo),  esfuminhos. 

OBS: alguns desenhistas usam lápis borrachas ou borracha em bastão para fazer o efeito de luz e brilho nos cabelos, se conseguir dar o mesmo feito, tudo bem, eu particurlamente não consigo. Mas fica livre essa opção. A mesma coisa para a escolha da marca do lápis; para  dar esse efeito bem  escuro eu uso lápis como Staetdler, Derwent e Koh-I-Nor, mas fique a vontade de usar outras marcas, porém, não espere resultados como na imagem, lápis da faber castel, por exemplo, mesmo usando o 8B, não terá o mesmo tom de escuro que um 8B da Staetdler.  

2 . Imagem do modelo de boa qualidade.

3. Esboçar o cabelo mais ou menos apenas para obter o contorno do cabelo. Tornar toda a área do interior usando esfuminho ou  qualquer nitidez de um lápis com tom médio.

4. Misture-o com papel de seda, papel toalha ou papel higienico, do tipo bem macio (daquleas marcas caras com tres ou quatro folhas). Divida o cabelo em seções de acordo com o modelo. Preste mais atenção para o pedaço de cabelo e ignoram a parte arrepiada.

5 e 6. Use a ponta afiada das borrachas para criar os fios. Fazei isto em seções a partir da esquerda para a direita e do canto inferior direito para camada superior. Certifique-se de seguir a direção do cabelo do modelo. Você pode fazer isso de forma rápida e mais ou menos como é para ser usado principalmente como uma diretriz para a etapa 7.

7. Adicionar os fios usando lapiseira de grafite mais claro para as áreas mais claras e a lapiseica com grafite mais escuro  para as áreas mais escuras e de sombra.

8. Agora a parte mais importante e de destaque: os fios de luz e cabelo esvoaçante usando borrachas afiadas. Desta vez, certifique-se que as borrachas  afiados como essas na imagem acima dão muito melhor resultado. Definir os fios que parecem mais volumosos com a lapiseira 0,3mm . Use esfuminho para desmanchar melhor o restante do grafite criando uma  área cinzenta.

9. Tornar as áreas mais escuras e adicione a sombra entre e abaixo de cada camada do cabelo usando o lápis mais escuro que você tem.



Retrato Concluído

Desenho hiper-realista da artista australiana Kanisa A.

Cabelos castanhos escuros ou negros



1. O material utilizado na composição desse desenho foram os mesmo do primeiro exemplo. A diferença está na intensidade do tom escuro que foi acrescentado no cabelo para parecer mais escuro, e a claridade que o cabelo recebe não será como se fossem mechas e sim o brilho da luz projetada no cabelo.
 
2.
Imagem do modelo de boa qualidade.

3 -. 4. Esboçar o cabelo e tentar dividi-lo em seções. Use o lápis mais escuro   8B/9B , tornar a área escura mais escura. Tente manter o traço do lápis, na mesma direção que os fios de cabelo (veja a foto 3).

5. Misture a parte mais escura para as partes mais leves, usando lenço de papel (não o dedo, NUNCA use o dedo) e esfuminho (para as áreas estreitas).

6. Use a ponta afiada das borrachas para criação de alguns fios. Faça isto em seções a partir da esquerda para a direita. Certifique-se de seguir a direção dos fios de cabelo como está no modelo. Você pode fazer isso de forma rápida e mais ou menos como é para ser utilizado principalmente como base para o passo 7.

7. Adicionar os fios usando lapiseira para as áreas mais claras e mais escuro o lápis 8B/9B.

8. Adicione a claridade em destaque, fios de luz, e cabelo esvoaçante luz usando borrachas afiadas.

* Neste modelo, há flocos de neve no cabelo e em primeiro plano dando um efeito de tempo e movineto no desenho então é necessário utilizar mais a borracha.

9.
Tornar as áreas mais escuras e adicione a sombra entre e abaixo de cada camada do cabelo usando o lápis mais escuro que você tem.

Retrato concluído

Desenho hiper-realista da artista australiana Kanisa A.
 

*Brevemente acrescentarei sombreamento para cabelos cacheados... : )


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tipos de sombreamento à grafite



Há varias formas de sombrear um desenho. Conheça os tipos de sombreamento nessa postagem.

Para o realismo a técnica mais comum é o esfumado que voce pode usar o dedo, papel toalha ou papel higienico, algodão e esfuminho para dar um efeito uniforme no sombreamneto do seus desenhos.

O sombreado próprio é importante no desenho realistas. As boas texturas de sombreado e o fluxo tonal podem acrescentar muito a um desenho.

Vou exemplificar 6 tipos de sombreamentos:

  •  Sombreamento Misto - é um método de sombreamento popular entre os artistas do lápis. O Grafite é um meio maravilhoso porque é muito viável. Você pode usar grafite e depois esfuma-lo com praticamente qualquer coisa, como citado acima.  Este método de sombreamento consiste em apenas alguns rabiscos de grafite sobre papel e em seguida esfumá-lo e também manter os riscos de grafite em lagumas áreas. Brinque com diferentes materiais para criar texturas de sombra diferentes, ou seja, voce pode mudar a graduação do seu grafite, como também misturar com o carvão criando tonalidade de texturas diferentes.


Exemplo de sombreamento misto: desenho do artista coreano hiper-realista Kim Ji-hoon 

  •  Circulismo - A idéia é desenhar círculos muito pequenos que se sobrepõem e se entrelaçam. Mas até construir o tom, isto pode ser bem entediante, mas os resultados valem a pena. Este método de sombreamento é ótimo para renderizar uma textura de pele realista. Use um toque leve para construir o tom.




Exemplo de circulismo sombreado: Lápis utilizado - H, HB, 3B, 7B
  Lapiseira- 0.3mm H, 05.mm HB, 2B 0,7 milímetros, 0,9 milímetros 2B
  •  Circulismo Misto: O grafite é rabiscado no papel tal como no método anterior. Usando um esfuminho, o grafite é misturado em pequenos movimentos circulares. Este método de sombreamento também é ótimo para as texturas da pele.


 
Exemplo de Circulismo misto: Lápis HB, 2B, 6B e sombreamento apenas com o esfuminho
Total de Horas: 15 horas


  •  Preto bem escuro: Um monte de pessoas têm problemas para conseguir um preto bem escuro. Nem sempre o lápis de cor preto é realmente uma opção com grafite. Se você quiser pretos bem escuros, tente usar carvão vegetal. Para um tom escuro com grafite, tome um lápis 7B, 8B E 9B. Pressionando o grafite no papel com rigidez e utilizando a técnica de circulismo, você obterá um preto bem escuro. Quando você está lidando com tons escuros de grafites é normal o seu desenho refletir um tom brilhoso no papel. Isto acontece porque o papel absorve a grafite rapidamente além de existirem camadas extras deixadas na superfície. Uma forma de diminuir o brilho é pulverizar o seu desenho com um fixador quando for concluído.  
Exemplo de sombreamento preto bem escuro: Lápis do H4 para 9B, Lapiseira- 0.3mm H, 05.mm HB, 2B, borracha limpa tipo e como dica para não borrar o desenho, usar escovas suaves. desenho do artista canadense Andre Skrob.

  •  Sombreamento Solto e Apertado: Se você desenhou alguma coisa antes, você provavelmente já utilizou este método de sombreamento. É simples, mas eficaz. Eu acho que é muito artístico também. A ideia básica desse sombreamento é  sobrepor  um conjunto de linhas diagonais uma ao lado da outra. Em seguida, gire o seu desenho 90 graus e desenhe um outro conjunto de linhas diagonais que se sobrepõem aquelas que já estão feitas. Isto pode ser repetido várias vezes para construir tom. O sombreado pode ser tão solto ou apertado como você quer que seja. O apertado é o método que leva um pouco mais longe. A tonalidade é construída através de repetição e um toque suave. Este método de sombreamento funciona muito bem para as peles dos animais. Não deixa o desenho tão realista ou hiper-realista como nos exemplos anteriores, mas se souber fazer e tiver paciência, você terá resultados incríveis e belíssimos.

Desenho feito com 7B TOISON D'OR



Exemplo de sombreamento apertado: o artista chinês Paul Lung utilizou apenas lapiseira 0.3mm 2B



Bom, eu espero que vocês tenham aprendido bastante nessa postagem e que de alguma forma esses exemplos de sombreamento tenham contribuído no aperfeiçoamento de seus desenhos.

Para aprender mais sobre Luz e sombra visite a página:  Luz e Sombra

Boa Sorte!! :)