sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Hiperrealismo

         


Hiperrealismo é um gênero de pintura e escultura que tem um efeito semelhante ao da fotografia de alta resolução. O hiperrealismo é uma evolução do fotorealismo, e o termo foi usado para denominar um movimento artístico que nasceu nos Estados Unidos e na Europa em torno de 2000.

              Esse estilo torna a obra quase idêntica a uma fotografia ou a uma cena da realidade. As obras hiper-reais, por apresentarem uma exatidão de detalhes minuciosas, podem causar o efeito do ilusionismo, causando dúvidas se é real ou não de tão perfeito que é. :)

             É uma técnica que exige muito empenho do artista como o domínio de luz e sombra, muito paciência e observação aguçada, não podemos perder nenhum detalhe.




7 comentários:

  1. Olá Leida, conheci seu blog no mês passado e desde então me maravilhei com ele e me tornei uma grande fã sua.
    Também desenho, porém meu estilo é o mangá, mas de uns 2 anos pra cá tenho dado uma pequena variada e tentado desenhos realistas, e este ano comprei aquarela e giz pastel a óleo (que achei meio ruim, mas onde comprei os secos eram caros e só vendia estojinho do a óleo). (http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/s720x720/297720_213681012033010_158172766_n.jpg) Esse foi meu segundo desenho realista, o primeiro perdi a img escaneada dele. Pra um segundo desenho acho que não ficou ruim, na época eu nem sabia de esfuminho e tal (e aqui na minha cidade não vende pq é pequena, tive que comprar fora) hehe, mas me diga o que você acha! =)
    Mas o motivo do meu coment é outro. Vendo esse post aqui http://desenhetudo.blogspot.com.br/2012/06/como-desenhar-cabelos.html que fala sobre o uso de borracha pontiaguda pra certas áreas, pensei que é difícil pois normalmente as borrachas são moles demais pra cortar pequeno assim, eu pelo menos não sei de nenhuma que seja muito dura. Então pensei sobre o lápis borracha, é algo que uso muito tanto pra desenho preto e branco quanto pra colorido, e costumo usá-lo mesmo pra clarear locais também, ele pode substituir as borrachas cortadas? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá jun

    infelizmente não consegui ver nenhum dos links que vc adicionou.
    fico muito feliz que o blog esteja atendendo suas expectativas.

    para a pintura a pastel que vc quer teria que iniciar com pastel seco, e de fato ele é bem mais caro do que o óleo.

    eu compro meu material nesse site http://frutodearte.com.br e lá voce encontrar varias marcas de pastel seco bem enconta e também pastel avulso.

    sobre a borracha, lápis borracha da faber castel, por exemplo, ela não serve para papeis de gramaturas assima de 140 porque acabam desgastando o papel, e as melhores canetas borracha que exitem são japonesas e nem então sendo vendidas mais no brasil, pelo menos ainda não tenho encontrado algum lugar que as tenham para vender. voce tem que compra boirrachas plascticas da marcas staedtler ou kor-I-Noor que dá para fazer cortar de forma triangular, qye não ficará mole e vocepoderá fazer os fios de cabelos claros ou pelos com mais precisão. Na página do blog: Desenho para iniciantes, voce encontrará exemplo de borrachas como essas e profissionais para desenhos. :)

    Espero ter ajudado. abraço
    Leida Nogueira

    ResponderExcluir
  3. Leida meu nome É sandro, meu E-mail è ( allexzum@hotmail.com ) fico feliz,
    por você compartilha seu vasto conhecimento. conheço varios sites de desenhistas, mais são poucos que tem a sua competência. Eu desenhos há algum tempo e tenho uma imensa dificuldade em desenhar coisas relacionadas com suor, corpo molhado e pessoas dentro d'água. vendo esse seu desenho hiper realista gostaria se possível que você compartilhasse essa tecnica.

    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá. Pra fazer esse hiperrealismo, voce só tem que fazer os tons de cinza exatamente como é na imagem, e quando ao efeito d'água, o qual considero o mais dificil, vc tem que desenhar todos os detalhes, cada linha curva dando movimento da água, deixando branco onde é branco e preenchendo de tonalidades de cinza do grafite onde houver. O hiperealismo é muito demorado, eu ja´tentei fazer um tutorial disso, mas como demora demais e exige muita concentração e observação, não consigo fazer todo as etapas de fotografia e para filma, o tempo é muito longo.

      Excluir
    2. Oi eu to tentando também.
      Continue generosa.
      Beijos

      Excluir
  4. me desculpe, mais isso ainda não é hiper-realismo.

    ResponderExcluir