sábado, 2 de junho de 2012

Como desenhar cabelos realísticos

Finalmente um tutorial para sombreamento de cabelos, a parte mais difícil para muitos iniciantes em desenho artíticos de retratos. 


Cabelos Castanhos Claros


Como voce pode observar na imagem acima, dedique-se no aperfeiçoamento do cabelo após ter concluído o sombremaneto da face. Porém a área do cabelo já deve estar previamente esfumada com um tom de cinza suave, independetente se o cabelo for loiro ou preto. Mas antes de iniciar o seu sombreamento dos cabelos tenha garantido alguns pontos importante para se obter um bom efeito nos cabelos.

1. Observe as ferramentas utilizadas da esquerda para a direita: lapiseira 0,3mm HB e B , lapiseira 2B 0,5mm, grafite 9B (para pintar a grande área), Lápis 8B/9B Derwent Graphic (para médias e linhas escuras / sombreamento),  Lápis 8B Staedtler Mars Lumograph (para a tonalidade mais escura de preto), borrachas  (apenas borrachas normais cortada em pequenos pedaços em forma de triângulo),  esfuminhos. 

OBS: alguns desenhistas usam lápis borrachas ou borracha em bastão para fazer o efeito de luz e brilho nos cabelos, se conseguir dar o mesmo feito, tudo bem, eu particurlamente não consigo. Mas fica livre essa opção. A mesma coisa para a escolha da marca do lápis; para  dar esse efeito bem  escuro eu uso lápis como Staetdler, Derwent e Koh-I-Nor, mas fique a vontade de usar outras marcas, porém, não espere resultados como na imagem, lápis da faber castel, por exemplo, mesmo usando o 8B, não terá o mesmo tom de escuro que um 8B da Staetdler.  

2 . Imagem do modelo de boa qualidade.

3. Esboçar o cabelo mais ou menos apenas para obter o contorno do cabelo. Tornar toda a área do interior usando esfuminho ou  qualquer nitidez de um lápis com tom médio.

4. Misture-o com papel de seda, papel toalha ou papel higienico, do tipo bem macio (daquleas marcas caras com tres ou quatro folhas). Divida o cabelo em seções de acordo com o modelo. Preste mais atenção para o pedaço de cabelo e ignoram a parte arrepiada.

5 e 6. Use a ponta afiada das borrachas para criar os fios. Fazei isto em seções a partir da esquerda para a direita e do canto inferior direito para camada superior. Certifique-se de seguir a direção do cabelo do modelo. Você pode fazer isso de forma rápida e mais ou menos como é para ser usado principalmente como uma diretriz para a etapa 7.

7. Adicionar os fios usando lapiseira de grafite mais claro para as áreas mais claras e a lapiseica com grafite mais escuro  para as áreas mais escuras e de sombra.

8. Agora a parte mais importante e de destaque: os fios de luz e cabelo esvoaçante usando borrachas afiadas. Desta vez, certifique-se que as borrachas  afiados como essas na imagem acima dão muito melhor resultado. Definir os fios que parecem mais volumosos com a lapiseira 0,3mm . Use esfuminho para desmanchar melhor o restante do grafite criando uma  área cinzenta.

9. Tornar as áreas mais escuras e adicione a sombra entre e abaixo de cada camada do cabelo usando o lápis mais escuro que você tem.



Retrato Concluído

Desenho hiper-realista da artista australiana Kanisa A.

Cabelos castanhos escuros ou negros



1. O material utilizado na composição desse desenho foram os mesmo do primeiro exemplo. A diferença está na intensidade do tom escuro que foi acrescentado no cabelo para parecer mais escuro, e a claridade que o cabelo recebe não será como se fossem mechas e sim o brilho da luz projetada no cabelo.
 
2.
Imagem do modelo de boa qualidade.

3 -. 4. Esboçar o cabelo e tentar dividi-lo em seções. Use o lápis mais escuro   8B/9B , tornar a área escura mais escura. Tente manter o traço do lápis, na mesma direção que os fios de cabelo (veja a foto 3).

5. Misture a parte mais escura para as partes mais leves, usando lenço de papel (não o dedo, NUNCA use o dedo) e esfuminho (para as áreas estreitas).

6. Use a ponta afiada das borrachas para criação de alguns fios. Faça isto em seções a partir da esquerda para a direita. Certifique-se de seguir a direção dos fios de cabelo como está no modelo. Você pode fazer isso de forma rápida e mais ou menos como é para ser utilizado principalmente como base para o passo 7.

7. Adicionar os fios usando lapiseira para as áreas mais claras e mais escuro o lápis 8B/9B.

8. Adicione a claridade em destaque, fios de luz, e cabelo esvoaçante luz usando borrachas afiadas.

* Neste modelo, há flocos de neve no cabelo e em primeiro plano dando um efeito de tempo e movineto no desenho então é necessário utilizar mais a borracha.

9.
Tornar as áreas mais escuras e adicione a sombra entre e abaixo de cada camada do cabelo usando o lápis mais escuro que você tem.

Retrato concluído

Desenho hiper-realista da artista australiana Kanisa A.
 

*Brevemente acrescentarei sombreamento para cabelos cacheados... : )


Eii, você já tem meu ebook? é grátis, faça o download agora mesmo  =) 

New Graphic

75 comentários:

Sari disse...

Nooossa, que perfeito!!!
Como você fez os flocos de neve desfocados que estão perto da lente?
Ficou muito lindo!

Leida Nogueira disse...

Olá Sari,

O efeito do floco de neve proximo a lente é feito da mesma forma que o efeito do floco menores e mais brancos, só que voce só vai tirar o excesso do grafite com a borracha ou se achar mais fácil com a limpa-tipo e não apagar como foram feitos os outros flocos. :)

OLIVER disse...

Muito bom seu tutorial. Parabéns perfeitos.

Priscila Montania disse...

Parabéns!!!!! estou encantada com sua generosidade! seu desenho é perfeito e é muito bonita a maneira como vc compartilha esse seu conhecimento, vou estudar muito por aqui!!!mais uma vez parabéns!!!!!

B. disse...

Adorei o seu trabalho e adorei mais ainda o fato de você responder aos comentários das pessoas: sinal de que você realmente se compromete com o Blog!!
Parabéns, Leida!! ˆˆ

Anônimo disse...

Parabéns mocinha!! desde que acesso internet ainda não tinha conhecido uama pessoa tão dedicada e generosa. Estava precisando de estimulo, e encontrei voçe. Meu nome é Consuelo West, tenho 50 anos, e estou começando a treinar desenho artistico, adorei tudo que lí, e até já montei uma apostila para seguir as dicas de perto. Um beijão, gostei muito de voçe. Paz

Leida Nogueira disse...

Muito obrigada. Sejz sempre bem-vindo. :-)

Leida Nogueira disse...

Muito obrigada, fico feliz que o blog atendeu suas expectativas. :-)

Leida Nogueira disse...

Muito obrigada. Sim eu realmente me importo com todos que comentam e principalmente com os que tem duvidas e estão iniciando. :-)

Leida Nogueira disse...

Olá Consuelo

Fico muito feliz que tenha gostado e se identificado com o meu blog. Se tiver alguma duvida que nao encontre no blog, vc pode me perguntar. Eu lhe ajudarei na medida do possivel.

Abraço. :-)

Anônimo disse...

so so to tocantins enviei alguns esboços hj.
esses retratos muito realista mesmo.
esse ultimo me fez lembrar Jennifer Lopes.
um clip Jennifer Lopez - All I Have (Feat. LL Cool J)
um dos desenhistas + realista do mundo axo o alemão Armin Mersmann.
nesse link fala sobre ele + koker coisa e so digitar no google imagens o nome dele q vai aparecer muita coisa.
http://dessiner.wordpress.com/2010/02/24/melhordesenhista/

Bruno disse...

Meus ultra merecidos parabéns,eu sou novo
na area de desenho e esse tutorial me ajudou muito vlwwwwwwwwwwwwww!

Anônimo disse...

Nossa. Você é incrível, parabéns ainda tenho muito a apreender a desenhar olhando bem seus desenhos.

Erick William disse...

Oi Leida tudo bem? É o seguinte vc acha possível utilizar somente uma lapiseira tipo 0.5 pra fazer cabelos com efeitos de sombra e tudo mais? Eu tenho visto na internet artistas que dizem fazer desenhos com caneta bic de várias cores e outros que utilizam somente um material no caso a lapiseira pra fazer essas técnicas que vc ensina. Parabéns! pelo seu blog que é o melhor que já vi sobre desenhos.

Leida Nogueira disse...

OLÁ Erick

sim é possivel, mas levará o dobro do tempo que voce faria um desenho realista usando o lápis. Porém não é a lapiseira e sim o grafite que voce usa. tem artista que desenha um realismo, como animais por exemplos, que dá bem mais trabalho dar volumes no pêlos só usando lapiseira 0.3 mm que é bem mais fina, mas usam grafite moles, como 2B, 4B, 6B...,há também, lapiseira 0.9mm também é muito boa para desenhar... mas como eu disse o tempo que vc levará para concluir será muito maior.
Sobre a pintura com caneta esferografica é a mesma tecnica do lápis de cor, pintar em camadas. E o artista que faz esse trabalho só consegue isso, porque álem de dominar a tecnicas do desenho artistico, é lógico, ele tem todas as cores, principalemte as cores amarela e ocre. as quais voce não encontra em nenhuma papelaria aqui no Brasil. essas cores BIC só está disponivel para Europa e ásia. então so se consegue comprando em sites como amazon, ebay e similares.

DICAS DE DESENHOS disse...

achei seu blog;fenomenal;estou aprendendo muito nesses teus blogs parabens pelo blog e pelas dicas que vc tem dado aos iniciantes espero que deus lhe de em dobro.garanto que vc nao so a mim vc esta ajudando muita gente e de graça;muitos artistas cobrariam por essas dicas .parabens

Anônimo disse...

ola leida ! a coisa mais rara é enontrar tutoriais ou videos de como desehar cabelo black. gostaria que voce fizesse algo sobre isso.
obrigado.

Anônimo disse...

Oi Leida, encontrei seu blog por um acaso e estou muito feliz em ver sua dedicação e talento, Meu Nome é Adeilton Alves, sempre gostei de desenhar e começei com o realistico há uns 6 meses, minha maior dificuldade sempre foi o cabelo e creio que com estas dicas, meus desenhos terão uma melhora muito boa, em breve compartilharei alguns dos meus desenhos com você, ah! desenho um pouco com lapis de cor também. bjs t+

Reiidy biSpo disse...

o q eu faço quando o cabelo e todo preto

Anna Vitoria disse...

Oi Leida gostei muito do seu tutorial achei perfeito, meu sonho é aprender a desehar assim, sempre me esforcei para desenhar assim, mais por mais que eu tente não consigo fazer desenho assim, mais não desistir de meu sonho. Meu nome é Anna Vitoria e tenho 12 anos. Muito lindo seus desenhos. BJS

Leida Nogueira disse...

Olá Anna Vitoria

não desista não. é normal as dificuldades dos desenhos realistas, isso não se aprende de um dia para outro, e não basta só estudar as tecnicas de luz e sombra e perspectiva, tem que praticar muito e principalmente aprender a observar os objetos tridimensionais, prestar atenção como se forma o volume, de onde vem a luz e suas sombras projetadas. treine com coisas simples primeiro, como um circulo por exemplo, dê volume a ele, faço um simples círculo se transfomar numa esfera, depois tente projetar sua sombra, dependendo de como voce fizer a sombra , voce poderá ilustrar uma espera sobre uma superfície ou mesmo flutuando... entendeu? :)

eu inciei com a sua idade os estudos para ser uma desenhista profissional, e mesmo agora, após 25 anos eu ainda continuo treinando e estudando e principalmente observando tudo ao meu redor. Logo não desanime. Se praticar voce conseguirá ser uma execelente desenhista.

Boa sorte.

Leida Nogueira disse...

é o mesmo processo de um castanho, só tem que deixar bem escuro onde for escuro e suavizar ou mesmo deixar no tom do papel onde receber o reflexo da luz. Eu pretendo dar continuidade aos exemplos de sombreamento dos cabelos, mas estou sem tempo para me dedicar aos tutorias.

porém assim que for possivel , publicarei novos turorias sobre cabelos pretos e cacheados para voces. :)

um grande abraço

Leida Nogueira disse...

que maravilha, fico muito feliz que o blog atendeu suas expectativas.
seja sempre bem-vindo. :)

Leida Nogueira disse...

então, estou muito atarefada como novas obras e por isso ainda não pude me dedicar aos novos tutorias, mas assim que for possivel, atenderei o seu pedido, Por favor tenha um pouco de paciencia. :)

Obrigada por visitar o blog.

Leida Nogueira disse...

muito obrigada.
seja sempre bem-vindo ao blog.

Leida Nogueira disse...

fico muito feliz em saber que o blog atendeu suas expectativas. :)

seja bem-vindo

Barbara disse...

Oi Leida, sou uma fã de seus trabalhos, acho super bacana de sua parte compartilhar informações para aqueles que sejam novo ou não em desenho! Bom, eu sou nova, estou levando o desenho a serio faz em media uns 6 meses... pouco tempo, mas ando estudando bastante e seu blog é excelente em dicas! Minha meta é fazer desenhos de fotos o mas realista possível, e estou somente em uma parte da minha meta. Eu cheguei a tentar de foto para desenho, esta em meu blog ( http://gonzagabarbara.wordpress.com/2012/10/28/desenho-figura-humana/) se você pudesse me dar umas dicas, ou ate mesmo me indicar fontes.. e falar também sobre os meus desenhos la ficaria feliz! É isso, fico muito feliz de ter pessoas como você para compartilhar informações em uma área tão maravilhosa quanto esta!! Bjs

Leida Nogueira disse...

que egal Barbara... é isso mesmo, tem que ser dedicado para aprender hiperrealismo como vc quer, não é fácil mas também não é impossivel se estudar epraticar diariamente. Mas o mais importante para um desenhista realista é aprender observar tudo ao seus redor em sua forma tridimencional, não perder nenhum detalhe e ilustrar isso no papel. :)

visitarei o seu blog sim e lhe ajudarei na medida do possivel. :)

um abraço e boa sorte

josé disse...

Oi Leida adorei seu blog, achei muito interessante os tutoriais aqui apresentado e estão sendo de grande ajuda para mim. Estou começando agora a desenhar com realismo, pois já praticava desenhos antes mas nunca dei tanta importância a este tipo. Só estou com um pouco de problema a encontrar bons materiais em minha cidade. Abraços espero ver mais tutoriais aqui :)

Anônimo disse...

Oi Leida , eu to começando a desenhar com realismo tenho apenas 13 anos , vi seu blog agora e to aprendendo mais e mais , vlw !

Carolina disse...

Oi...eu estou maravilhada com seus desenhos...sempre gostei de desenhar e estou começando aos poucos...estava mesmo precisando de uma luz de alguém que pudesse dar alguns passo-a-passo para tornar não só um, mas todos os desenhos mais reais...eu sou Carolina B., tenho 16 anos e moro no interior de Minas...adoraria te conhecer e conversar um pouco...agradecer a ajuda e tal...tenho orgulho de me dedicar a isso e de ver tanta gente interessada...muito obrigada Leida...ou hiper fã sua ^.^

Leida Nogueira disse...

Olá Carolina, voce pode me adicionar no facebook, poderemos conversar por lá com mais frequencia e talvez assim eu poderei lhe ajudar. ok? :)

Seja bem-vinda. ^_^

Massa disse...

Poxa, só agora eu conheci seus tutoriais. São excelentes, parabéns. Ganhou um fã!!!

Ana Paula W. disse...

EU AMEI SEU BLOG T-T de verdade! Tenho uma matéria na faculdade q é desenho da figura humana e os seus tutoriais ajudaram bastante :}

Gêisa Teixeira disse...

Impressionante seu trabalho. Parabéns!

Anônimo disse...

Apesar de ser muito novo eu faço desenhos e sempre saiem bonitos menos o cabelo, obrigado Leida :)

Anônimo disse...

Caara, Muito boom seu trabalho, o meu ponto fraco é exatamente o Cabelo e a Boca!.... me add No Facebook, quero flar com vc! > kelwin_280498@hotmail.com <

Toshio disse...

Oi, Leda, em qual loja, onde vc compra os lápis mencionados ( Staetdler, Derwent e Koh-I-Nor)?
Aqui no interior é difícil...

Leida Nogueira disse...

Toshio

Eu compro no fruto de arte http://frutodearte.com.br

Anônimo disse...

gostei mesmo muito dos teus retratos são fantasticos...estou a me formar em arquitectura... tambem quero ser um artista realista ...mas tenho dificuldade em criar sombras e efeitos...brilhos realistas...podes me ajudar? Sou o fernando ...nacionalidade angolana

lucas disse...

Mt bom seus posts mas queria aprender mais sobre luz e sombra . Vc da video aulas no youtube ...

JULIANA Oliveira disse...

Olá, Leida, parabéns pelo seu trabalho. Está me ajudando muito mesmo, pois sou amadora, consigo fazer desenhos realistas, mas nunca fiz cursos então tudo para mim em relação aos materiais é novidade. Suas dicas tem sido de imensa valia. Minha maior dificuldade neste momento é encontrar os melhores materiais. Você poderia me indicar algum site bacana onde posso comprar os lápis? Outra dúvida, dá para misturar lápis de carvão vegetal com grafite para um efeito mais realista?

Anônimo disse...

Ótimo blog, tutoriais perfeitos, parabéns pelo seu trabalho.. Pena que não tenho talento nenhum para desenho kkk

Gleicy Kelly disse...

muito lindo seu desenho, parabéns esta fazendo um ótimo trabalho,continue assim.
de uma olhada no meu blog

http://gleicykelly1993.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

eu tenho 13 anos faço desenho desde 8,ate os 12 fazia desenhos no estilo manga depois comecei a fazer esses desenhos,mais só que o cabelo nunca que fica legal.Com esse tutorial me ajudou bastante...
Acho que o uso só de um instrumento também não ajudava rsrs'
MUITO OBRIGADO!

Edu' disse...

Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento artistico conosco, depois de amar muito desenhar eu parei por vários anos, vasculhando a net encontrei seu blog, estou novamente animado para fazer minha arte, compartilhei com alguns amigos para que seu blog faça cada vez mais susseso, você merece, parabéns.

Anônimo disse...

bem realistas seus desenhos,,,parabéns,,vc e uma ótima desenhista...

Diego Kamal disse...

Não mostrou como fazer passo a passo, só "tirou onda" e escondeu a melhor parte. O segredo de todo desenho é o esboço, e desenhar é mais fácil do que o pessoal dos comentários imaginam!

Quando se utiliza todas as técnicas, QUALQUER PESSOA pode desenhar com a mesma perfeição. A prática também é muito importante, mas o segredo estrutural do desenho (esboço) facilita em até 80% o artista. Os outros 20% é a habilidade, e isto se conquista facilmente pela prática.


Eu sou desenhista autodidata, raramente desenho (às vezes, fico anos sem ao menos fazer um esboço), e sempre consigo ótimos resultados simplesmente por conhecer as técnicas.

A blogueira é uma grande artista, realmente desenha muito bem, mas os visitantes do blog querem aprender PASSO A PASSO. Não seja egoísta, compartilhe seu talento de maneira a fazer outros talentosos desenhistas!

(Seria ótimo que publicasse minha crítica de desenhista para desenhista.)

QUE SEUS DESENHOS SE TORNEM CADA VEZ MAIS PERFEITOS E QUE VOCÊ SE TORNE UMA ARTISTA RENOMADA!

Abraço

Leida Nogueira disse...

Olá Diego

Obrigada pelo seu comentario, Mas me parece q vc nao leu essa postagem corretamente e só olhou as fotografias. Isso é um tutorial para cabelos e nao sobre esboços. Para aprender a desenhar as estruturas e proporçao da cabeça pode ir na pagina de "cabeça e face". Este tutorial foi cedido para quem ja sabe esboçar mas tem dificuldades em sombreamento. E se vc tivesse realmente prestado atençao nessa postagem, teria visto q esse tutorial foi feito pela minha outro colega desenhista Kanise e seu tutorial nao esta escondendo nada. Nós fazemos esse mesmo processo para dar volumes nos cabelos. Está muito bem feito esse tutorial, porem ainda há muitos iniciantes q nao conseguem fazer tal sombreamento mas isto nao é porque o tutorial nao está como um "passo a passo" e sim porque a maioria ainda nao domina a tecnica de luz e sombra, ainda nao aprenderam a observar e por muitas vezes nao tem paciencia de fazer um sombreamento mais realista ou o seu material nao tem a mesma qualidade que usamos para desenhos realistas. Eu tambem sou autodidata e observar é o principal exercicio para ser um bom desenhista,na minha opiniao,isso é claro depois de estudar todas as tecnicas e de praticar diariamente.

Eu nao sei quanto a vc mas eu nao sei muito, e o pouco q eu sei eu tenho dividido com quem realmente tem a humildade de aprender atraves do meu blog. Infelizmente há muitos desenhistas q se dizem autodidatas porque conseguem desenhar uma coisa ou outra q em geral tem um resultado agradavel aos olhos dos leigos ou de seu super ego, mas todos tem suas limitaçoes. Eu agradeço por desejar que meus desenhos sejam nais realistas e renome.... mas a verdade é q eu nao estou buscando perfeiçao, nao sou um desenhista realista e nem quero ser hiper realista, nao participo de concursos e nem de exposiçao.

Para mim,ser um bom desenhista é saber desenhar tudo, é expressar qualquer emoçao atraves de seus desenhos, é nao depender de um modelo ou uma outra imagem para desenhar, desenhar realmente a mao livre e estar de bem consigo mesmo e com sua propria arte.

Desenhistas vc poderá encontrar em qualquer lugar. Mas bons desenhista nao se encontra e nao se torna um facilmente.

Entao eu estou mais preocupada em aprender mais e ajudar a quem realmente precisa e está interessado do que criticar ou julgar a maneira de como outros colegas querem se destacar atraves de sua arte ou mesmo criticando os trabalhos dos outros.

Anônimo disse...

Perfeito... Parabens

Anônimo disse...

em relação a dreads brancos , oque tu pode me ajudar ?

Jose Roberto quirino disse...

Meus parabens eu realmente tenho muita dificuldade com cabelos principalmente os mais escuros por incrivel que pareça =/ seria pedir d+ porem um video mesmo que curto com vc mostrando a aplicaçao das tecnicas ajudaria muito tambem ;) so uma sugestao e parabens novamente vc desenha muito! eu fazia muito mangás e sou um iniciante no realismo ainda mais a satisfaçao depois que vc conclui o retrato e outro nivel :) isso pra mim imagino pra vc que os retratos saem perfeitos

Monkey D. Alan disse...

eu uso faber castell será que é por isso que fica meio ruin o desenho

Anônimo disse...

oi
eu tenho 15 anos meu nome e danielson eu to com um problema q e desenhar os cabelos eu sei desenhar qualquer coisa eu sei ate fazer calicaturas mas quando chega na hora de fazer os cabelos eu nao consigo por favor me ajuda

Anônimo disse...

Impressionante esse Diego! A inveja é uma coisa triste mesmo. Além de um ego que não cabe na internet, ainda acredita que pode ler a mente dos frequentadores deste blog quando diz "os visitantes do blog querem aprender PASSO A PASSO". Leida, se gostava de seus desenhos e dicas, agora, após sua resposta, gostei também de seu estilo de "pegar leve". Acho que até nem deveria responder esse tipo de comentários. Abraço

Anônimo disse...

amei o seu tutorial quando eu receber vou comprar os materiais.

Andre Nobrega disse...

Leida,
Primeiramente, parabens pelos seus desenhos!! muitos bons um mais bonito q o outro !!,
eu sempre desenhei carros, pois sou apaixonado por carros. tanto desenhar carros eu agora decidir querer aprender desenhar pessoas,pois quero desenhar coisas diferentes e tal . E pelo que percebi, os desenhos de pessoas é um pouquinho complicado do que desenhos de carros em relação na parte de pintar, pois se usa mais variações de tom claro e escuro. pelo menos q notei nessa diferença.
Eu começei a fazer a desenha da foto de uma pessoa q eu mais gosto, fazendo o esboço e tal . Meu Nome é André, tenho 21 anos e eu adorei muito se blog, queria poder conversar mais ter orientaçoes e dicas, ois seria fundamental para mim aprender cada ver mais. Vc tem Skype? se tiver, me adiciona lá andrehaker1, ou no Facebook colocando lá André Nobrega, Mas no Skype é mais confivavel. E Mais uma Vez, parabensmais uma vez pelo seus desenhos, muito bons e realistas, um trabalho q deu um resultado impecavel !! bjs !

Maria Júlia Pontes disse...

fantástico. parabéns, vou usar seu blog muitooo para voltar a desenhar, faz tantos anos que parei que acho que não sei mais nada, nunca estudei sempre fui autodidata. Os esboços aqui me ajudarão muito. abraços.

Silva Pereira disse...

muito bonito seus trabalhos, parabens

Por Trás das Letras disse...

Boa noite,

Estive visitando a sua página e achei incrível... seus trabalhos são maravilhosos... parabéns!

Um abraço

Sueli

Francisco Everton disse...

Ótimas dicas, ótimo tutorial!

Paulo Lima disse...

o tutorial é mto interessante me ajudou mto, mais eu ainda tenho mta duvida em como desenhar e sombrear cabelos cacheados de forma realista, será q alguem ai tem alguma informação q possa me ajudar?

Anônimo disse...

Oi leida por que voce nao faz mais tutorias pq eu ainda so sei fazer bonequinho de palito

Rafaell Cordeiro disse...

OIE leide vc tem videos de como desenhar pessoas passo a passo??? quero ser Fera no desenho igual a vc

kelly sevani disse...

caramba. incrivel seus desenhos. sou desenhista tbem. faço desenhos perfeitos, fora o cabelo.. mas com esse tutorial eu consegui :)

Milene Milene Fogaça disse...

na minha cidade não existe lápis acima de 6b e ninguém sabe o que é uma borracha limpa tipos. que triste

Anônimo disse...

Estou impressionada com tantos desenhos lindos... Mas, mais ainda pela luz e sombra que existe neles...Você transmite a realidade numa folha de papel que nunca vi tão perfeitamente... Com toda certeza você tem investido muito em seu dom e o aprimorado. Gostaria eu de poder desenhar como você. Viver do meu desenho e ser admirada por eles... Desejo-lhe o melhor.
Tenha uma boa tarde.
Iara Chiabai

dayane1147 disse...

o que são aqueles negocinhos do lado e pra que serve os lápis brancos?

deivisson costa disse...

show esse blogger

deivisson costa disse...

esses lapis brancos são esfuminho serve para vc da sombreamento suaves é tipo papel prensado

marcelo silva disse...

Parabéns, você é muito talentosa...

marcelo silva disse...

Parabéns...eu também gosto de desenhar.

Anônimo disse...

não sei direito desenhar olho por favor me ajuda!!

Leida Nogueira disse...

voce pode ir na pagina cabeça e faces http://desenhetudo.blogspot.com.br/p/cabeca-e-face.html

Leida Nogueira disse...

Obrigada por responder a nossa colega Dayane. :)