quinta-feira, 21 de julho de 2011

Como pintar retrato com lápis de cor







Tutorial simples





Pintura à Lápis de cor sobre papel preto.





Assista o vídeo também, demonstração da pintura a cima.






Para aprender mais sobre essa técnica, visite a página: Pintura à Lápis de Cor

59 comentários:

  1. Hi, you are amazing! who is he? He is so cute!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre seu trabalho encanta e nos faz pensar como parece fácil, mas não é.(*****)

    ResponderExcluir
  3. obrigada Stenio. de fato não é fácil, mas também não é impossivel de aprender, mesmo para quem não possui o dom. Tudo depende da força de vontade de cada um.:D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS LEIDA E OBRIGADA , NOS ENSINAR EU AMO PINTAR MAS CONFESSO NAO RISCAR MUITO BEM, MEU ANJO ME FALE QUAL MATERIAL Q VC USA PARA FAZER SOMBRAS? QUAL LAPIS VC USA? OBRIGADA E O DIVINO TE ABENÇOE SEMPRE!
      BJSS- LUCIA VAZ

      Excluir
    2. Lúcia Vaz


      voce está se referindo a fazewr sombreamento com lápis de cor ou grafite?

      Para lapis de cor, vai depender do tom de pele e para grafite também depente do tom de pele, nos grafite sempre será um lápis de gramatura mas macia do que a usada na base, por exemplo, se usou 4B para esfumar do rosto, o 6B será usado paneas na partes mais escuras.

      preciso saber em detalhes sua duvidas para poder lhe ajudar.

      abraço

      Excluir
  4. Leida eu odeio pintar porque fica um horró será q da pra dar uma dica


    obrg!

    ResponderExcluir
  5. olá Willam

    Eu também odiava pintar porque eu não sabia como fazer sem estragar os meus desenhos. De fato, pintar é mais dificil do que desenhar, por incrível que pareça.
    há muitas técnicas para vc pintar: lápis de cor, tintas, giz... e cada uma dessas técnicas tem um nível de dificuldades e que cada artísta escolhe aquela que melhor se identifica.
    O que voce pode fazer para aperfeiçoar sua pintura é dominar a pintura em preto e branco primeiro, ou seja tem que dominar as tecnicas de luz e sombra e só se consegue isso com muita pratica. Depois de ficar bom na pintura preto e branco, o ideal é voce escolher a pintura com tintas de preferencia a tinta óleo e e tela, pois essa tinta demora a secar o que te ajudará aprender a misturar cores, nuances de tons... :)
    Não perca o animo, continue tentando, envie pra mim alguns desenhos ou pinturas que já tenha feito, talvez eu possa te ajudar. :)

    ResponderExcluir
  6. Mas a tinta óleo são tintas guaches?
    e qual o melhor lápis pra pintar?

    ResponderExcluir
  7. como saber exatamente onde colocar a sombra?

    ResponderExcluir
  8. Olá Filipe

    Tinta óleo não é o mesmo que guache.
    Tinta óleo precisam de diluentes para aguá-las de for necessário como aguarás ou outro diluente sem cheiro que vendem em lojas de materiais artíticos e a tintas óleos demoram a secar o que ajudar a misturas cores na propria base que voce está pintando. A tinta guache precisa somente de agua e seca quase que instantanea.
    Para pintar comlápis de cor, o ideal é escolher marcas boas em que o grafite seja mais macio, eu uso marcas como faber castel, Kor-I-Nor, Staedtler e outras marcas profissionais e não aquareláveis.

    ResponderExcluir
  9. William

    tudo é observação, a imagem que voce reproduzir voce tem que prestar a tenção de onde vem a luz, para saber para onde haverá projeção de sombra. comece treinadno sua pintura observando objetos simples, como um dado, uma bola, uma garrafa, direcione a luz para esse objetos e observe como a sombra é projetada e sua direção também. :)

    ResponderExcluir
  10. Será que da pra me dar alguns desenhos de exemplo

    Vlw!

    ResponderExcluir
  11. aqueles lápis (grafite duro, médio etc...) eles servem para os tipos de sombra?

    ResponderExcluir
  12. William,

    Os lápis de grafite duro ou medio serve para as sombras suaves.
    e Os lápis de grafite mole serve para as sombras mais escuras, aquelas que não recebe nada ou quase nada de luz. normalmente são projetas como base do objeto.

    ResponderExcluir
  13. bem desde pequeno gostei de desenhar, meus primeiros desenhos foram do "Bob Esponja", e o "Pica Pau", mais nunca fui de ser tão prático no desenho. Não tenho lápis de desenhar, e n sei como fazer um retrato preto e branco. Até tentei, mais ficou todo riscado kkkk. Vou deixar essa arte pra quem ja tem o dom, como vc Leida

    ResponderExcluir
  14. Leida para pintar um retrato preto e branco tem que pegar um lápis cinza?? e dps passar o dedo no lugar escolhido?

    ResponderExcluir
  15. n daaaaa pra parar eu amo desenhaar msm copias mau feitas k

    ResponderExcluir
  16. Olá Willem,

    São muitas duvidas, mas vc tentar de ajudar por parte, certo?

    A tecnica mais correta realmente é vc iniciar sua pinturas primeiro em preto e branco.... vc precisa dominar luz e sombra para mas tarde conseguir pintar em colocrido... eu sei que parece complicado visualizar isso no momento, mas não se preocupe, esqueça por enquanto o colorido e te concentra no preto e branco. E para fazer desenho e preto e branco, não use lápis de cor, use lápis para desenho ou carvão.

    Assim vc pode apagar e aprender a ultilizar a escala de tons de cinza.
    Faça o exercício que está aqui http://desenhetudo.blogspot.com/p/desenho-para-iniciantes.html sobre Escala de Tons. Para exercicio não vale usar borracha, certo... a idéia é vc não repiti os tons, vc tem que conseguir completar os 9 quadrados sem repetir a tonalidade de cinza.E voce pode usar os lápis para desenho de acordo com o tipo de grafite, por exemplo os grafite mais duros vc pintar os quadrados de rtons mais claros e os mais moles os mais escuros. ou pode usar apenas um lápis como o 6B por exemplo e pintar todos os quadrados sem repetir os tons de cinza, o que te exigirá um controle no peso da sua mão ao aperta ou não o lápis no papel.

    Quando vc perceber que ficou de acordo com a escala de tons, então poderá repetir esse exercício com os lápis de cor, use apenas uma cor ou lápis da mesma cor mas com tonalidades diferentes como verde claros até o verde escuro.

    Quando eu tiver online no facebook, poderemos falar mais sobre isso, ok? Boa sorte nos seus exercícios.

    ResponderExcluir
  17. vc desenha muito bem fez algum curso ou ja nasceu com esse exelente dom? demoro muito para que vc aprendece a pinta tão bem com lapis de cor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo,


      Eu acho que já nasci assim, haha :D

      Sinceramente nunca fiz curso, eu aprendi observando outros desenhistas que ficavam em feiras ou praças e depois treinava em casa, na escola onde surgisse inspiração. :) Li muitos livros sobre desenho artísticos também.

      Aprendi a observar os traços dos grandes mestres como Da Vince, Bouguereau entre outros, bem como nas pinturas mas complexas como impressionismo de Monet e os efeitos de luz e sombra do Van Gogh... e assim por diante.

      A vantagem de tudo isso não é por que tenho o dom, mas porque desenhar ou pintar foi a melhor forma que encontrei de me comunicar com as pessoas, de expressar meus sentimentos, porque não sou muito boa com as palavras, rsrs :) E isso é uma necessidade infinita pra mim... se deixar de desenhar, de criar eu fico doente, :/

      Eu ainda não sei muito, e muito menos considero-me profissional... estou sempre me aperfeiçoando, observando, treinando.

      Aprender a pintar com lápis de cor ou tinta, não foi difícil... o dificil foi aprender a dar realismo nos desenhos em preto e branco... enquanto voce não dominar luz e sombra, aprender a fazer um degradê de cinzas com apenas um tipo de grafite, por exemplo, com o lápis 6B, voce fará uma escala de tons do 1 a 9 sem repetir tonalidades de cinza, iniciando do branco (representando luz total) até o tom mais escuro que o 6B possa promover (representando a sombra mais intensa).
      A partir do momento que voce conquistar esse nivel, então voce aprenderá a usar as cores sem dificuldade, a pintar a pele humana com todas as cores que é refletido nela.

      Brevemente eu postarei uma nova página de passo-a-passo de pintura a lápis de cor, para que voce possa visualizar melhor como isso acontece.
      Mas o ideal é dominar primeiro a pintura no preto e branco.

      Obrigada por apreciar minha arte e meu blog
      Seja bem-vindo :)

      Excluir
  18. Pow adorei esse trabalho de lapis de cor , Uma ves fui tentar faser um desses me atapalhei todo , ater mesmo por nao saber exatamente as cores entre outros , Vim aqui pedir teus conselhos , sobre qual marca de lapis de cor , quais cores devo usar entre outros , Me ajude ppor favooor !

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Para ter bons resultados na pintura a lápis de cor, dê preferência para as melhores marcas, como faber castell, Carandache ou Kor-I-Noor, aquarelável ou não, tanto faz. Essas são as marcas que eu uso.

    O problema não está exatamente nas cores e sim na maneira como pintar a lápis de cor. Se for pintar um rosto voce deve usar cor de pele primeiro, pintar somente em uma direção e suavemente. Depois pinte por cima com uma cor mais escura , isso vai variar se vc está pintando um negro, um branco, um asiático e assim por diante, também depende da iluminação externa que a pele está recebendo, se está no ambiente escuro ou claro... tudo isso faz diferença e é importantíssimo que seja observado, por mais que voce mantenha o fundo da sua pintura sem colorido.

    O ideal é vc treinar antes, fazendo pequenos testes; faça quadrados e pinte varias cores uma por cima da outra em direções diferentes, ou seja, a primeira camada de lápis de cor, deve ser a mais clara, e faça em diagonal, depois escolha uma cor mais escura, que pode ser laranja, ocre, marron, vermelho e pinte também em diagonal, mas em direção oposta a que você fez, depois acrescente uma teceira cor, essa terceira cor normalmente não atinge toda a área, provavelmente será a mais escura e só será usada nos pontos de maior concentração de sombra, outros cores como azul, rosa e o cinza, pode ser acrescentadas em algumas partes do rosto, mas volto a dizer, depende da iluminação, normalmente os rostos masculinos recebem tons cinzas ou azuis e até mesmo verde, na região do maxilar e buço, por causa da barba, isso dá um efeito de barba raspada ou quando está crescendo.

    Onde houver maior concentração de luz, ou seja que é possivel perceber o tom "branco", ou voce não pinta essa região, no caso de pele muito clara, ou voce deixa somente o primeiro tom que deverá ser escurecido com o mesmo tom de acordo com as outras cores na medida que forem acrescentadas.

    Normalmente não se deve urar borracha, se usar só até a segunda a camada de cor, porque senão além de dar uma aparencia borrada, pode danificar seu papel. Ah, e existe borrachas proprias para lápis de cor.

    Após ter acrescentado todas as cores necessárias e considerar o trabalho concluído, se quiser dar um efeito de pintura lisa e brilhante, voce usa o lápis de cor branco pintando todo área. O branco unirá melhor as cores, e cobrindo alguns pontos que pode não estar completamente pintado.

    Bom, basicamente é isso.
    Espero que tenho ajudado.
    Não esquece, treine bastante antes. Ah! e escolha papeis bons também, que tenha acima de 200 gr. (gramtura). ok?! :)

    Bom sorte.

    ResponderExcluir
  20. eu adoro o seu trabalho e fantastico adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por apreciar minha arte. Seja bem-vindo sempre. :)

      Excluir
  21. Leida, seu trabalho é um abra viva, puxa vida, vc tem uma perfeição tamanha que produz uma vida em tempo real. Acho que nós principiantes, temos que entender isto de uma forma mais pasciente, ja que somente o tempo nos fará um exima pintor do seu nível.Bjs e felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. E de fato, é necessario paciencia, perseverança, muito estudo e observaçao, treinar desenhos todos os dias. :-)

      Excluir
  22. Leida, gostaria de saber qual é a melhor 'coleção colorida' para um ilustrador, ... preciso comprar esse presente mas não faço ideia do tipo certo de lápis. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, há varias coleções coloridas, podem ser canetas marcadores, lapis aquarelaveis, giz pastel, isso depende de que tipo de ilustrador a pessoa é. Vc pode visitar esse site que voce encontrará otimas opções para presentes. http://frutodearte.com.br

      Boa sorte.

      Excluir
  23. olá queria saber qual são os materiais pra artes visuais.

    ResponderExcluir
  24. Olá Andrew, infelizmente eu não sei quais os materias exatos que o curso artes visuais usa, infelizmente eu não posso te ajudar sobre isso, até porque , o curso de arte visuais não ensina só desenho, outro tipos de artes como escultura, videos, fotografia tambem sao estudados no curso.

    ResponderExcluir
  25. Como faço para esfumaçar um desenho pintado com lápis de cor existe um esfuminho próprio para lápis de cor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Não se esfuma lápis de cor, é maneira como voce pinta e o tipo de lápis de cor que voce usa é que pode dar uma textura mas uniforme. Os lápis de cor aquareláveis são mais macios e se voce pintar na segunda camada de cor em círculos pequeno, o cor vai se uniformizando e misturando com a cor de base. O papel também não deve ser muito poroso, deve ser com gramatura de 140 a 180g/m². As marcas que aconselho para lápis de cor disponiveis no Brasil são Faber castel e Kor-I-Noor.

      Existe alguns acessorios de lápis de cor que desmancha, vamos dizer assim,
      a pigmentação do lápis de cor no papel,mas infelizmente esse produto não vende no Brasil é da marca Prismacolor, até mesmo o lápis de cor não está disponivel para o Brazil. Por isso não posso indicá-lo para você.

      A outra dica para voce ter uma pintura lisa e uniforme é após você terminar sua pintura, você pinta todo o desenho ou nas partes que voce quer deixar lisa com o lápis de cor branco em círculos pequeno e não precionando no papel. faça com suavidade. OK! :-)

      Agora é só colocar em pratica que voce verá a diferença.

      Boa sorte!

      Excluir
  26. Belissimo seu trabalho leida!
    Gosto de desenhar mais não sei pintar acho tão lindo um desenho bem pintado da uma vida ao desenho gostaria de saber que material vc ultilizou nesses desenho os lapis que tipo o papel ?
    Obrigao faz muito tempo que eu não desnho mais mais seu trabalho me inspirou estou impresionado com seu trabalho. Parabens!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Titu

      Muito obrigda por apreciar minha arte. Seja bem-vindo ao blog.
      Bom, eu uso os lápis de cores aquareláveis ou não das marcas faber-castell, Kor-I-Noor e Stadtler. euuso papel canson de 140g/m² até 200g/m².

      Excluir
  27. Oiee meu nome é Victor Salles,parabéns pelo seu trabalho, é lindo!!! Eu também sou artista, amo desenhar, fiz curso de desenho e tela em Goiás durante 4 anos, hoje percebo que Deus tem um propósito para mim, estou me especializando em croquis de moda(quero ser um grande estilista) mas continuo fazendo rostos, que definitivamente morrerei fazendo, pois amo infinitamente, no entanto ñ sou tão bom. Quero muito um contato, existe a possibilidade de enviar um desenho de croqui que fiz para você avaliar, se possível gostaria de fazer um curso com você. Você me inspira, me fez acreditar que um dia consiguirei ser mestre assim como você, fiquei muito impressionado com o realismo dos desenhos, olha que ja vi muito desenho bonito, o seu é unanime, ñ há nada igual. Desde já agradeço sua atenção. Um grande abraço e que o papai do céu possa sempre iluminar, e derramar bençãos na sua vida, sucesso viu!!!

    ResponderExcluir
  28. Ola Leida, Adorei os seus trabalhos e adoro o facto de vc ajudar os outros com a mesma paixao.

    Eu faco retratos em grafite nao os acho nada de especial, como os seus que sao incriveis. Mesmo assim gostaria de ter uma opiniao sua, e que tenho dificuldades no cabelo.
    se poder enviar para vc diga entao para onde ou entao poderiamos adicionar no facebook ja que os tenho la postados era mais facil vc ver e falavamos diretamente :)

    Gostaria tambem de comecar a lapis de cor mas nunca vi tons como esses.

    ResponderExcluir
  29. Ola Leida. a alguns anos faço retrato usando grafite, no entanto, não tenho muita abilidade com lapís de cor. No desenho com grafite se usa o esfominho ou algodão para esfomaçar, com o lapís de cor pode se usar os mesmos ou este processo é feito com o próprio lapís?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá wanatta


      Esse efeito é feito com o róprio lápis de cor.

      Excluir
  30. Demais, desenho desde pequeno, mas estava meio desanimado, mas agora, me encantei!

    Bora desenhar!

    ResponderExcluir
  31. Legal. Em quanto tempo em média você demora para fazer um desses?

    ResponderExcluir
  32. Muito bom seus desenhos e pinturas, meus parabéns minha linda, sabe desenho e pinto muito pouco, quase nada, mais olhando seus desenhos ja bate a quela vontade de desenhar, será que você poderia olhar os meus desenhos e dizer se estou no caminho certo? Desde ja te agradeço linda, hoje você ganhou mais um fâ e sabe tenho um sonho de fazer desenhos iguais ao seus,e isso, mais uma vez parabéns pelos desenhos e obrigado por comparrilhar sua arte com nosco. Um abraço.
    Zaqueu de Brito.

    ResponderExcluir
  33. Ola ! parabéns pelo seu trabalho , eu gostaria de saber qual marca de lapis de cor voce usa... eu adorei sua arte , abraço Wadson

    ResponderExcluir
  34. nossa!!!! muito lindo seus desenhos, meus parabéns.
    Gostaria de saber se você pode me indicar ou conhece
    livros e etc para pintar com lápis de cor.
    email: pinky.camila@hotmail.com

    Desde já agradeço.

    Att.
    Camila D. S. Rodrigues

    ResponderExcluir
  35. Olá Leida, queria parabenizar seu excelente trabalho, estou admirada. Estou estudando pintura com lápis de cor e eu queria perguntar, que borracha para lápis de cor é essa que você falou?
    Obrigada desde já :)
    Abraço

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pelo excelente trabalho Leida Nogueira, magnífico o seu site . Também desenho, mais recentemente no estilo Realista . mas até agora só desenho pessoas de raça branca . Não faço a mínima idéia de como desenhar pessoas de rça negra(retratos). Voçê poderia me indicar algum tutorial em português que ensine como fazé-lo ?? Agradecia imenso pois estoum passando por uns apertos e gostaria de começar a lucrar com essa arte . caso queira ajudar-me ou dizer qualquer coisa, disponibilizo o meu e-mail : nooop123456@yahoo.com.br . Continue nos maravilhando com o seu excelente trabalho, vou visitando o seu site sempre e indicá-lo para outros conhecidos e amantes de arte . Valeu .

    ResponderExcluir
  37. eu tenho uma grande dúvida que acho que muitas pessoas tem, eu sempre fiz desenhos e sempre uso grafite para fazer luz e sombra, mas eu sempre quis pintar com lápis de cor, e eu queria saber como vc olhando uma foto, vc sabe quais cores usar para fazer a foto em um todo, tem alguma técnica? eu sempre soube que se começa pela cor mais cala e vai sobrepondo, mas eu não sei estudar qual cor a ser usada !!

    ResponderExcluir
  38. como comprar este livro.

    ResponderExcluir
  39. Eu desenho otimo mais na hora de pintar sou pesima eu devo começar a pintar forte e rapido ou devagar e suave ?????

    ResponderExcluir
  40. Ela não pode ser humana...não é possível !!!! deve ser algum mutante c/ super poder de desenhar ....rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  41. Leida consegui fazer meu primeiro desenho a lápis grafite graças a sua ajuda, a pessoa que me pediu pra fazer o retrato é minha irmã e eu quero presenteá-la, muito obrigada pela sua generosidade, te pedi dicas por inbox na conta do facebook como Magnolia Lima, abraço..

    ResponderExcluir
  42. Respostas
    1. estou adicionando novo conteudo no livro, então semana que vem ele estará novamente pronto para baixar.

      Excluir
  43. Antes de pintar o rosto com o lápis de cor, você fez o esboço com grafite normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas quando o esboço estiver ok para iniciar a pintura com lápis de cor voce precisa apagar ou retirar o excesso do grafite com a limpo tipo.

      Excluir
    2. Entendido, obrigado, Leida. Eu tinha comprado a algum tempo uma caixa de lápis de cor, mas comecei a usar a pouco tempo. Só tinha utilizado grafite mesmo.

      Excluir
  44. Leida, bom dia!

    Você faz desenho de foto por encomenda?
    Marcus - BSB

    ResponderExcluir
  45. É possível fazer esse mesmo tipo de pintura com as 12 cores da Faber Castell? Pois eu preciso pelo menos fazer uma pintura simples na pele,com apenas 2 cores,com sombreamento e luz

    ResponderExcluir